Monterey (Califórnia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido de en:Monterey, California. Ajude e colabore com a tradução.
Monterey
Localidade dos Estados Unidos Estados Unidos
MontereyWharf&Harbor.jpg
Monterey está localizado em: Califórnia
Monterey
Localização de Monterey na Califórnia
Monterey está localizado em: Estados Unidos
Monterey
Localização de Monterey nos Estados Unidos
Dados gerais
Incorporado em 14 de junho de 1890 (124 anos)[1]
Localização
36° 36' N 121° 53' 26" O
Condado Monterey
Estado  Califórnia
Tipo de localidade Cidade
Características geográficas
Área 30,46 km²
- terra 21,94 km²
- água 8,55 km²
População (2010[2] ) 27 810 hab. (1 267,71 hab/km²)
Altitude 8 m
Códigos
Sítio web http://www.monterey.org
Monterey County California Incorporated and Unincorporated areas Monterey Highlighted.svg
Localização de Monterey no Condado de Monterey.

Portal Portal Estados Unidos

Monterey é uma cidade localizada no Condado de Monterey e situa-se na parte meridional da Baía de Monterey na costa pacífica da Califórnia Central. Foi incorporada em 14 de junho de 1890[1] . Está a uma altitude de 8 m, numa área total de 30,5 km2. O censo dos Estados Unidos de 2010 registrou 27 810 habitantes.

Monterey foi a capital da Alta Califórnia entre 1777 e 1846 tanto sob administração da Nova Espanha como do México. Era o único porto de entrada de bens taxáveis na Califórnia. Em 1846 a bandeira dos Estados Unidos foi hasteada no edifício da Alfândega, e a Califórnia foi reivindicada pelos Estados Unidos.

A cidade teve o primeiro teatro, edifício público, biblioteca pública, escola pública, editora e jornal da Califórnia. Monterey e a sua área circundante atraíram artistas desde o final do século XIX, sendo muitos, os pintores e escritores famosos que aí viveram. Até à década de 1950, havia abundante indústria de pesca."

Entre as atrações da atual Monterey encontram-se o Monterey Bay Aquarium (Aquário da Baía de Monterey), a Cannery Row, o Fisherman's Wharf e o Festival de Jazz de Monterey que se realiza anualmente.

História[editar | editar código-fonte]

Royal Presidio Chapel, cerca de 1934. O edifício existente data de 1794.

Muito antes da chegada dos exploradores espanhóis, a tribo Ohlone Rumsen, um dos sete grupos linguisticamente distintos Ohlone na Califórnia, habitava a área hoje conhecida como Monterey.[3] Viviam da caça, pesca e coleta de alimentos na área próximo à península de Monterey. Descobriu-se uma série de concheiros na região e, com base nas provas arqueológicas, concluiu-se que a principal fonte de alimentos marinhos dos Ohlone consistia em mexilhão e abalone.[4] Vários concheiros foram descobertos ao longo de 20 km da costa rochosa na península de Monterey entre Fishermans' Wharf em Monterey até Carmel.[5]

Período colonial[editar | editar código-fonte]

Inicialmente uma localidade foi fundada em 1770 pelo padre Junípero Serra e pelo explorador Gaspar de Portolà, que mais tarde seria nomeado governador da Baixa e Alta Califórnia (1767–1770). Monterey serviu como capital da Califórnia de 1777 até 1849, sob o governo da Espanha e do México. Surgiram outras variantes para o nome da cidade, como Monte Rey e Montery.[6] Portolà criou o Presídio de Monterey para defender o porto contra uma possível invasão russa. Em 3 de junho de 1770, Serra fundou a Catedral de San Carlos Borromeo, também conhecida como Capela do Presídio Real. Serra logo entrou em conflito com o governador militar Pedro Fages[necessário esclarecer], que trabalhava no presídio e serviu o governador da Alta Califórnia entre 1770 e 1774.[7] Serra moveu a missão para Carmel-by-the-Sea no ano seguinte para ganhar maior independência de Fages, e os prédios existentes de madeira e adobe se tornaram a Capela de San Hose para o presídio de Monterey.[necessário esclarecer]

Monterey se tornou a capital da província das duas califórnias em 1777, e a capela foi renomeada como Capela Real do Presídio. A igreja original foi destruída por um incêndio em 1789 e no lugar existe uma estrutura de pedra de areia. Ela foi completada em 1794 por mão-de-obra indígena.[8] Em 1840, a capela foi dedicada para a proteção de outro santo, São Carlos Borromeu. A catedral faz parte da mais antiga paróquia ainda em funcionamento e o mais antigo prédio de pedra da Califórnia. É também a mais antiga (e a menor) catedral ainda em uso junto com a Catedral de Saint Louis, em Nova Orleãs, estado de Louisiana. É a única capela de um presídio existente na Califórnia e o único prédio remanescente do Presídio de Monterey.[9]

A cidade era originalmente a única porta de entrada para todos os bens tributáveis ​​na Califórnia. Todos os embarques para a Califórnia por mar foram obrigados a passar pela Alfândega, o mais antigo edifício governamental no Número Um dos Marcos Históricos Californianos[necessário esclarecer].[10] Construído em três fases, os espanhóis começaram a construção da Alfândega, em 1814, o governo mexicano concluiu a seção central em 1827, e o governo dos Estados Unidos terminou a extremidade inferior em 1846.[11]

Período Californiano[editar | editar código-fonte]

Foto da alfândega de Monterey em 1936.

Monterey foi também o local da Batalha de Monterey em 7 de julho de 1846, durante a Guerra Mexicano-Americana. Foi nesta data que John D. Sloat, comodoro na Marinha dos Estados Unidos, levantou a bandeira dos EUA sobre a alfândega de Monterey declarou que a Califórnia agora fazia parte dos Estados Unidos.

Além disso, muitas "estreias" históricas ocorreram em Monterey. Estas incluem o primeiro teatro da Califórnia, casa de tijolo, escola financiada publicamente, edifício público, biblioteca pública e imprensa, que publicou O Californiano, primeiro jornal da Califórnia. Larkin House,[12] um dos Parques Estaduais Históricos de Monterey, construídos no período mexicano por Thomas Oliver Larkin, é um dos primeiros exemplos de arquitetura colonial de Monterey. A velha alfândega,[13] o centro histórico e a Capela Real do Presídio também são marcos históricos nacionais. O Adobe Cooper-Molera é um marco histórico nacional [14] Colton Hall,[15] construído em 1849 por Walter Colton era originalmente a escola pública e um local de encontro do governo. Ele também recebeu a primeira convenção da Califórnia constitucional. Hoje abriga um museu, enquanto edifícios adjacentes servem como a sede do governo local. O correio de Monterey foi inaugurado em 1849.[6] Monterey foi incorporada em 1889.[6] [necessário esclarecer]

Monterey havia ficado famoso em relação à pesca abundante na Baía de Monterey. Isso mudou em 1950, quando o negócio da pesca local entrou em colapso devido à pesca excessiva. Alguns dos camarotes dos pescadores velhos do início do século XX foram preservados em seu estado original ao longo da Cannery Row.

A cidade tem uma história notável como um centro de pintores na Califórnia no final do século XIX e início do século XX. Pintores como Frank Arthur Mathews, Armin Hansen, Martinez Xavier, Meeks Rowena Abdy e Gray Percy que viveram ou visitaram a cidade buscaram a pintura nos estilos en plein air ou tonalismo.

Além dos pintores, muitos autores conhecidos também viveram e em torno da área de Monterey, incluindo John Steinbeck, Jeffers Robinson, Robert A. Heinlein, Henry Miller, Ed Ricketts, e Robert Louis Stevenson.

Mais recentemente, Monterey ficou reconhecido por seu envolvimento significativo na aprendizagem pós-secundária de outras línguas que não o Inglês e seu papel importante na prestação de serviços de tradução e interpretação em todo o mundo. Em novembro de 1995, o governador da Califórnia Pete Wilson proclamou Monterey como "A Capital Linguística do Mundo".

Geografia[editar | editar código-fonte]

De acordo com o United States Census Bureau, a cidade tem uma área de 30,5 km², onde 21,9 km² estão cobertos por terra e 8,5 km² por água[2] .

Localidades na vizinhança[editar | editar código-fonte]

O diagrama seguinte representa as localidades num raio de 8 km ao redor de Monterey.

Localidades na vizinhança
MontereyMonterey
Localidade com 4081 habitantes (2000). Carmel-by-the-Sea (6 km)
Localidade com 4531 habitantes (2000). Del Monte Forest (5 km)
Localidade com 1650 habitantes (2000). Del Rey Oaks (5 km)
Localidade com 15522 habitantes (2000). Pacific Grove (3 km)
Localidade com 261 habitantes (2000). Sand City (4 km)
Localidade com 31696 habitantes (2000). Seaside (5 km)


Demografia[editar | editar código-fonte]

Crescimento populacional
Censo Pop.
2000 29 674
2010 27 810 -6,3%
Fonte: US Census[2] [16]

Segundo o censo nacional de 2010[2] , a sua população é de 27 810 habitantes e sua densidade populacional é de 1 267,71 hab/km². Possui 13 584 residências, que resulta em uma densidade de 619,22 residências/km².

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

De extraordinária influência na Cultura do Século XX, Monterey sediou dois acontecimentos importantes: Cenário do primeiro filme estrelado por James Dean, East of Eden (br: Vidas amargas — pt: À leste do paraíso), de Elia Kazan, fato esse que marcou de tal modo o imaginário da juventude rebelde que, em Junho de 1967, realizou-se no mesmo local, o primeiro Festival de Rock da história, O "Festival de Música Pop Internacional de Monterey".

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b California Cities by Incorporation Date (Word) California Association of Local Agency Formation Commissions. Visitado em 29 de setembro de 2012.
  2. a b c d GCT-PH1 - Population, Housing Units, Area, and Density: 2010 - State -- Place and (in selected states) County Subdivision (em inglês) United States Census Bureau. Visitado em 21 de setembro de 2011.
  3. Henson, Paul; Donald J. Usner. The Natural History of Big Sur. illus. by Valerie A. Kells. ed. Berkeley: University of California Press, 1996. p. 265. ISBN 0-520-20510-3.
  4. Breschini, Gary S.; Trudy Haversat (1986). Archaeological Investigations at CA-MNT-149, In the Del Monte Forest, Monterey County, California. Visitado em 22-6-2012.
  5. Breschini, Gary S.; Trudy Haversat. (Winter 2002). "Radiocarbon Dating and Cultural Models on the Monterey Peninsula, California". Pacific Coast Archaeological Society Quarterly 38.
  6. a b c Predefinição:California's Geographic Names
  7. Paddison, Joshua (ed.). A World Transformed: Firsthand Accounts of California Before the Gold Rush. [S.l.]: Heyday Books, Berkeley, CA, 1999. p. 23. ISBN 1-890771-13-9.
  8. Early History of the California Coast Travel Itinerary: Royal Presidio Chapel National Park Service. Visitado em January 17, 2012.
  9. NHL Summary Royal Presidio Chapel. Visitado em June 22, 2012.
  10. California State Parks: Custom House. Visitado em June 22, 2012.
  11. Custom House, Monterey. Visitado em June 22, 2012.
  12. Larkin House. Visitado em 2008-03-14.
  13. Custom House. Visitado em 2008-03-14.
  14. Cooper-Molera Adobe. Visitado em 2008-03-14.
  15. Colton Hall. Visitado em 2008-03-14.
  16. GCT-PH1-R - Population, Housing Units, Area, and Density (geographies ranked by total population): 2000 - Geography: State -- County - State -- Place and (in selected states) County Subdivision (em inglês) United States Census Bureau. Visitado em 21 de setembro de 2011.
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Monterey (Califórnia)
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Monterey (Califórnia)
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.