Rádio Relógio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde julho de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Emblem-scales.svg
A neutralidade desse artigo (ou seção) foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão. (desde janeiro de 2012)
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.
Rádio Relógio
Rádio Relógio Federal Ltda.
País  Brasil
Frequência(s) 580 kHz AM
Canais Nossa TV: Canal 38
Sede Rio de Janeiro, RJ
Slogan "A Toda Hora Com Você!"
Fundação 1949
Proprietário Igreja Internacional da Graça de Deus
Género Religioso, Música gospel, Jornalismo, Entretenimento.
Idioma Língua portuguesa
Prefixo ZYJ 465
Cobertura Região Metropolitana do Rio de Janeiro
Nome(s) anterior(es) Rádio Relógio (1949-2010)
Nossa Rádio Relógio (2010)
Sítio oficial Página oficial

Rádio Relógio é uma estação de rádio brasileira do Rio de Janeiro. Opera nos 580 kHz. É conhecida por tocar ao fundo de suas transmissões a hora certa vinda do Observatório Nacional. Atualmente pertence a Igreja Internacional da Graça de Deus, do missionário R. R. Soares.

História[editar | editar código-fonte]

Era conhecida pelo nome de Rádio Relógio Federal, com uma programação sem notas jornalísticas, utilidade pública, e veiculando textos enciclopédicos com curiosidades diversas com o bordão Você sabia?

Depois, a rádio passou a pertencer à Igreja de Nova Vida que tinha além da programação tradicional, a mensagem do bispo Robert McAlister que era líder da igreja. Depois da morte de Robert McAlister, a rádio foi vendida a Igreja Internacional da Graça de Deus do Missionário R. R. Soares.

A programação que fez história na rádio foi homenageada na abertura do filme A Hora da Estrela, de Suzana Amaral, lançado em 1985.

No ano de 2000, a rádio foi vendida a Igreja Internacional da Graça de Deus, onde passou por diversas fases. A primeira que durou até 2006, onde a Rádio Relógio adotou uma programação, com música gospel, mensagens do Missionário R.R. Soares, informações jornalísticas e participação de ouvintes.

Em fevereiro de 2007, a emissora adotou uma linha jornalística, no estilo all news, sem música, mas com programas populares, de esportes e religiosos. Esta programação foi mantida até maio de 2009.

A partir desta época, a emissora passou a repetir a programação da Nossa Rádio FM, emissora arrendada pela IIGD e que depois passou para o controle do Sistema Globo de Rádio. Com o término da Nossa Rádio 89,3 FM, em 3 de maio de 2010, a Rádio Relógio sofreu uma pequena mudança de nome e passou a se chamar Nossa Rádio Relógio, com uma programação musical no estilo da antiga FM. Já adotou a programação parecida com a da Nossa Rádio. Já o canal 89,3 FM que era arrendado a IIGD, deu lugar a programação da Rádio Globo AM. O nome Nossa Rádio Relógio não emplacou e a tradicional emissora do Rio de Janeiro voltou usar o nome Rádio Relógio AM.

Em mais de 60 anos de história a Rádio Relógio Federal oscilou nos primeiros lugares entre as emissoras de AM da capital fluminense. A emissora já ocupou entre o terceiro e oitavo lugar. Segundo a pesquisa mais recente do Ibope, a emissora ocupa a quinta colocação, com base em dados de março de 2013. Atualmente, a programação é composta por música, jornalismo, entrevistas, debates e programas religiosos. Com uma programação dinâmica, a Rádio Relógio mantém a tradição de transmitir a hora certa diretamente do Observatório Nacional, e conta atualmente com a participação direta de ouvintes por telefone, e-mail, e redes sociais, tais como Twitter e facebook.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

A Rádio Relógio foi, por décadas, uma das mais interessantes rádios que o Rio já teve.

Sua programação tinha notas jornalísticas, utilidade pública, e o mais interessante: textos gravados por locutores, com inúmeras curiosidades típicas de enciclopédias. Estas gravações traziam o inesquecível bordão: Você sabia?

O nome da rádio se justificava: durante as 24 horas de programação, a rádio estava conectada ao Observatório Nacional, que enviava o áudio da hora certa oficial do Brasil. No fundo das transmissões, ouvia-se o "tique-taque" de um relógio, e nas viradas de minuto a minuto, entrava uma voz feminina falando a hora certa.

Em 1967, a rádio foi comprada pelo bispo canadense Robert McAlister, líder da Igreja de Nova Vida. No entanto, a rádio manteve seu estilo. Veiculava apenas um minúsculo programa evangélico gravado de 5 minutos, de hora em hora, aos 30 minutos, chamado Café Espiritual. O apresentador e produtor era o bispo McAlister.

Mas veio a morte do bispo McAlister, e com ela o racha na igreja, que teve um cisma, da qual nasceu a Igreja Pentecostal de Nova Vida. Com os problemas da Igreja de Nova Vida, a Rádio Relógio foi vendida em 2000, ao missionário RR Soares, líder da Internacional da Graça de Deus.

Programação[editar | editar código-fonte]

Atualmente, a Rádio Relógio conta com uma equipe de profissionais, formada por locutores, jornalistas, técnicos e sonoplastas empenhados a levar a melhor programação para o ouvinte. A emissora tem uma programação firmada em três pilares: Música, informação e fé.

A programação da Rádio Relógio conta com a participação de ouvintes, que interagem também pelas redes sociais. De hora em hora, sempre no minuto 55 é apresentado o "Giro da Rádio Relógio", com notícias do Rio, Brasil e do mundo, além dos destaques dos esportes.

Nos finais de semana a Rádio Relógio transmite os cultos diretamente da IIGD em São Paulo.

Equipe[editar | editar código-fonte]

  • Daniela Feger (Coordenação Artística)
  • Ricardo Bomfim e Alex de Souza (Jornalismo)
  • Vanessa Assis (Produção)
  • Kelly Ribeiro e Willian Botelho (Estagiários)
  • Locutores: Luiz Nascimento, Cléber Ribeiro, Luceni Alves, Flávio Sena, Rodrigues Filho e André Ricardo.
  • Operadores: Josemar Duarte, Bruno carvalho (Servo B), Luiz Cláudio, Eliel Campos e Santana.
  • Atendimento: Rejane Valente e Joice Gomes.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]