RadioBeat

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Beat98)
Ir para: navegação, pesquisa
Rádio Beat
{{{alt}}}
Rádio Globo Eldorado Ltda.
País  Brasil
Canais 973 Oi TV
Sede Rio de Janeiro, RJ
Slogan O seu HIT
Fundação 28 de setembro de 1978 (36 anos)
Pertence a Organizações Globo
Gênero Variado
Idioma Língua portuguesa (pt-BR)
Cobertura  Brasil
Nome(s) anterior(es) Eldorado FM
98 FM
Beat 98
Sítio oficial Site da Emissora

A RadioBeat é uma web rádio brasileira do Rio de Janeiro. É pertencente ao Sistema Globo de Rádio

Inicialmente foi criada com o nome Eldorado FM, depois mudou de nome passando a se chamar 98 FM. Em 2008, passou a se chamar BEAT98. Em 2014 adotou o nome de RadioBeat.

História[editar | editar código-fonte]

A 98 FM foi criada em 1978, no lugar da Eldorado FM, popularmente conhecida como Eldo Pop, que ocupou a mesma frequência desde que foi criada nos anos de 1970. A programação popular foi imposta pelo Dentel que alegava que a rádio tinha "pouca música brasileira".

Em 1981, entrava no ar o Good Times com o radialista Robson Castro (Depois comandado por Fernando Borges) que no começo, tocava flashbacks das décadas de 1970, 1960 e algumas músicas da década de 1950. O programa saiu do ar em Março de 2008.

Em 1984, a emissora alcançou o primeiro lugar em audiência. O fato foi amplamente divulgado numa edição de sábado do Jornal Hoje da Rede Globo de Televisão, com vários locutores sendo entrevistados.

A rádio foi perdendo audiência com a entrada de outras emissoras e em 14 de abril de 2008, às 10h, passou por uma grande reformulação, mudando seu nome para BEAT98, que incorporou sucessos da música pop internacional, aos sucessos populares (como funk, axé e pagode). A emissora realizou recentemente uma serie de mudanças e modificações visando melhorar os seus índices de audiência no Rio e Grande Rio. Essas mudanças já estão surtindo efeito e a emissora vem crescendo na audiência nos últimos meses e segundo a última medição do IBOPE a Beat 98 já aparece na vice-liderança geral das FMs perdendo apenas para a líder FM O Dia.

Em outubro de 2014 surgiram boatos nas redes sociais e na internet sobre a extinção da Beat98 para a entrada da Rádio Globo na frequencia 98,1 FM. Os boatos se tornaram mais fortes com a saída de Tino Junior para a Rede Record e de DJ Tubarão e Alan Oliveira que voltaram para a rádio FM O Dia. O Sistema Globo de Rádio confirmou a extinção da Beat98 em FM, passando a ser uma web radio com o nome de RádioBeat. A frequência da emissora passou, em 18 de novembro, para a Rádio Globo Rio que não renovou o contrato de concessão da frequência atual (89,5 Mhz).[1]

Em 18 de novembro, passa a ser transmitida definitivamente pela internet.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Rádio é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


  1. Redação. Rádio Globo muda de frequência no Rio e Beat 98 chega ao fim no dial Comunique-se. Visitado em 18 de outubro de 2014.