Rádio Globo Minas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rádio Globo Minas
{{{alt}}}
Rádio Tiradentes Ltda.
País  Brasil
Frequência(s) 1150 kHz AM
Sede Belo Horizonte, MG
Slogan "Bota Amizade Nisso!"
Fundação 21 de abril de 2002 (11 anos)
Fundador Roberto Marinho
Pertence a Organizações Globo
Proprietário José Roberto Marinho
Género Música, Jornalismo, Entretenimento, Esportes.
Afiliações Rádio Globo
Idioma Língua portuguesa
Prefixo ZYL 283
Nome(s) anterior(es) Rádio Tiradentes,CBN
Sítio oficial http://www.radioglobo.com.br

A Rádio Globo Minas é uma estação de rádio brasileira com sede em Belo Horizonte, MG. Pertence às Organizações Globo e transmite a programação da Rádio Globo, além de gerar programas locais. Opera na frequência 1150 kHz AM.

História[editar | editar código-fonte]

A Rádio Globo Minas retomou suas atividades na capital mineira em 21 de abril de 2002, no clássico Atlético e Cruzeiro, quando José Carlos Araujo e Osvaldo Reis o "Pequetito" dividiram a narração do maior clássico Mineiro. emissora própria do Sistema Globo de Rádio, ocupa a frequência de 1150 kHz AM no dial de Belo Horizonte. essa frequência abrigou uma das mais ouvidas rádios de Belo Horizonte, a Rádio Tiradentes. Nos anos 80, mudou seu nome para Rádio Globo e mais tarde nos anos 90, mudou para Rádio CBN e em 21 de abril de 2002, voltou a ser Rádio Globo, tem horários locais e retransmite a Rede Globo Brasil de Rádio.

Possui hoje em seus quadros alguns dos maiores nomes do rádio mineiro e brasileiro e carece de um pouco mais de potência para atingir com som claro e forte toda a região central de Minas. Opera com 50kw, mas às 18:00 é obrigada por lei a diminuir a sua potência a 5kw, quando sofre interferência da Rádio Tupi de São Paulo que opera durante à noite com 100kw e durante o dia com 150kw. Possui uma equipe de esportes, comandada por Marcos Guiotti, duas vezes vencedor do prêmio Ayrton Senna de jornalismo. A emissora retransmite atualmente os programas gerados pela Rádio Globo São Paulo entrando poucas vezes em rede com a matriz do Rio de Janeiro.Desde julho de 2013, vem colocando aos poucos a programação local (visando concorrer com emissoras tradicionais na capital mineira como Inconfidência e Itatiaia), especificamente no que ocorre no Rio(desde o segundo semestre de 2012) e São Paulo(a partir de julho) onde principalmente o Panorama Esportivo, que anteriormente dividia com São Paulo e tendo o Esporte @ Globo e o Globo Esportivo que passou a ter 2h de duração, além de ter outros programas ainda há serem definidos. Estreou recentemente o novo matinal "A Hora é Agora" cuja 1h30 de conteúdo é gerado da capital mineira tendo a apresentação de Sandra Pedrosa e Carlos Antônio.

Equipe de esportes local[editar | editar código-fonte]

Comandada por Marcos Guiotti, que também atua como comentarista. As transmissões são em conjunto com a CBN Belo Horizonte.

  • Osvaldo "Pequetito" Reis, Hercules Santos e Henrique Fernandes, narradores;
  • Vinicius Grissi e Marcos Guiotti, comentaristas;
  • Fábio Pinel (Setorista Atlético-MG), Emerson Pancieri (Setorista Cruzeiro) e Vinicius Grissi (Setorista América), repórteres.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Rádio é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.