RBS TV Cruz Alta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
RBS TV Cruz Alta
Televisão Cruz Alta Ltda.
Sede da RBS TV Cruz Alta
Sede da RBS TV Cruz Alta.
Rua Jango Vidal, 427 - Bairro São Genaro
Cidade de concessão Cruz Alta, RS
Canais
3 VHF analógico
33 UHF digital
Slogan A TV nos liga
Rede Rede Globo
Proprietário Eduardo Sirotsky Melzer
Fundação 1 de julho de 1979
Prefixo ZYB 623
Cobertura Região de cobertura da RBS TV Cruz Alta.
Nome(s) anteriore(s) TV Cruz Alta
Potência 10 kW
Página oficial www.rbstv.com.br/cruzalta

RBS TV Cruz Alta é uma emissora de televisão brasileira com sede em Cruz Alta, RS. Retransmite a programação da Rede Globo e gera programas locais de boa audiência como: Jornal do Almoço apresentado por Anelise Nicolodi e o RBS Notícias apresentado por Eveline Poncio. É uma das redes de transmissão regionais da RBS TV no Rio Grande do Sul, que tem a central localizada em Porto Alegre.

Possui uma sucursal na cidade de Ijuí, RS, que produz reportagens com notícias da região.

História[editar | editar código-fonte]

A TV Cruz Alta foi fundada em 1º de julho de 1979, com a formação da Rede Brasil Sul após a compra da TV Catarinense pelo Grupo RBS, a emissora passou a se chamar RBS TV Cruz Alta.

Em agosto de 2009, o Ibope divulgou uma pesquisa que confirmou a liderança de audiência da RBS TV Cruz Alta. Segundo a pesquisa, a emissora registrou, em sua cidade-sede, uma média de 71,4% de share, contra 7,1% da segunda colocada no período das 6h às 24h entre abril e junho do mesmo ano.[1]

RBS TV Cruz Alta iniciou testes para ativar o sinal digital na cidade. Após duas semanas de testes, em 12 de março de 2014, os cruz-altenses passaram a ter mais qualidade na sua televisão. O ato inaugural da transmissão da TV digital ocorreu durante o Jornal do Almoço. transmitirá oficialmente o canal 3.1.

Além de Cruz Alta, Ijuí também recebe o sinal em Alta Definição (HD) no canal 12.1.Nesse primeiro momento apenas municípios com mais de 50 mil habitantes recebem o sinal.

O projeto de implantação já tem mais de 1 ano de adequação. Os novos equipamentos chegaram há cerca de dois meses, e substituíram uma estrutura pouco avançada. Antes a programação era montada através de pequenos televisores, sendo alguns antigos com imagem em preto e branco. Agora a sala de edição se apresenta totalmente tecnológica, com equipamentos de geração mais avançada.   

Pelo menos três aparelhos foram substituídos: o principal responsável pela transmissão digital, toda central técnica, e a suíte de exibição.  

Para sintonizar nos canais 3.1 ou 12.1, é necessário uma TV preparada para HDTV, ou uma TV normal com o aparelho chamado SETUP BOX. Então é só acessar o menu do televisor e selecionar a busca automática de canais na antena. Lembrando que o sinal analógico ficará disponível até 2016.

Slogans[editar | editar código-fonte]

  • Uma emissora a serviço da comunidade - 1991
  • Aqui o Rio Grande se vê - 1991
  • Cada vez mais perto de você - 1994
  • Tudo por você - 1996
  • Sempre o melhor pra você - 2001
  • A gente mostra, você vê - 2002
  • Sua vida na TV - 2003
  • A gente faz pra você - 2008
  • A gente faz com você - 2012

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.