RBS TV Santa Maria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
RBS TV Santa Maria
Televisão Imembuí S.A.
Sede da RBS TV Santa Maria

RBS TV Santa Maria
Av. Maurício Sirotsky Sobrinho, 25
Patronato
29° 41′ S 53° 49′ W
Tipo Emissora de televisão comercial
Cidade de concessão Santa Maria, RS
Canais
12 analógico
33 digital
Slogan A TV nos liga
Rede Rede Globo
Proprietário Eduardo Sirotsky Melzer
Fundação 13 de dezembro de 1969 (45 anos)
Prefixo ZYB 611
Cobertura Cobertura da RBS TV Santa Maria.
Nome(s) anteriore(s) TV Imembuí (1969-1979)
Potência 1,85 kW
Página oficial www.rbstv.com.br/santamaria

A RBS TV Santa Maria é uma emissora de televisão brasileira com sede no bairro Patronato, em Santa Maria, RS. Retransmite a programação da Rede Globo e gera programas locais de boa audiência como o Jornal do Almoço apresentado por Michele Dias e o RBS Notícias apresentado por Juliana Motta. Opera nos canais 12 VHF analógico e 33 UHF digital. É uma das redes de transmissão regionais da RBS TV no Rio Grande do Sul, que tem a central localizada em Porto Alegre.

História[editar | editar código-fonte]

Câmera da TV Imembuí na exposição No Ar 50 Anos de Vida.

A TV Imembuí, canal 12 de Santa Maria, foi fundada em 13 de dezembro de 1969 pelo grupo que também mantinha a Rádio Imembuí no município com o apoio da TV Gaúcha, de Porto Alegre, e de José Mariano da Rocha Filho, reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A emissora é uma das pioneiras no interior gaúcho, juntamente com a TV Caxias, canal 8 de Caxias do Sul.

Em seus primeiros anos, a TV Imembuí, instalada nos fundos das dependências da Rádio Imembuí, foi marcada pelo amadorismo e pelo caráter artesanal. A emissora estava equipada com duas câmeras Maxwell, uma mesa de controle de som, uma mesa de corte e telecine. Era transmitida do alto do Morro da Caturrita, em Santa Maria, através de um transmissor de micro-ondas. Além dos programas locais produzidos em Santa Maria, a TV Imembuí também transmitia a programação da TV Gaúcha no período da tarde.

Devido à falta de recursos publicitários para prosseguir com as produções locais da emissora, que preenchiam a maior parte da grade da TV Imembuí, em 1973, o controle acionário do canal 12 de Santa Maria passou a ser da TV Gaúcha, de Maurício Sirotsky Sobrinho, o que marcou o início de uma nova fase na emissora. Em 9 de setembro de 1973 a TV Imembuí passou a integrar o Grupo RBS. Ao se juntar à RBS, também passou a ser afiliada à Rede Globo, transmitindo a programação local da TV Gaúcha, produzida em Porto Alegre, e a programação da TV Globo, produzida no Rio de Janeiro.

A RBS TV Santa Maria cobre grande parte da região centro-oeste do Rio Grande do Sul e produz os blocos locais do Jornal do Almoço e do RBS Notícias para a sua região de cobertura. O jornal Zero Hora, do grupo RBS, anunciou na edição de 10 de novembro de 2011 que a emissora passaria a transmitir o seu sinal digital, pelo Canal 33, até o final do ano, sendo a primeira retransmissora nesse sistema no interior do Estado, porém o lançamento da transmissão digital ocorreu dia 18 de Abril de 2013.

Slogans[editar | editar código-fonte]

Avenida Maurício Sirotski Sobrinho, Patronato, onde está situada a sede da RBS TV Santa Maria.
  • A imagem do coração do Rio Grande - 1969
  • Uma emissora a serviço da comunidade - 1991
  • Aqui o Rio Grande se vê - 1991
  • Cada vez mais perto de você - 1994
  • Tudo por você - 1996
  • Sempre o melhor pra você - 2001
  • A gente mostra, você vê - 2002
  • Sua vida na TV - 2003
  • A gente faz pra você - 2008
  • A gente faz com você - 2012
  • A TV nos liga - 2014

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre RBS TV Santa Maria
Portal
A Wikipédia possui o
Portal Santa Maria
da Boca do Monte

Leitor, participe do projeto
"Vamos todos wikificar Santa Maria."