Resident Evil: Retribution

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Resident Evil: Retribution
Resident Evil 5: Retaliação (PT)
Resident Evil 5: Retribuição (BR)
Poster Promocional
 Alemanha
 Canadá
 Estados Unidos

2012 • cor • 97 min 
Direção Paul W. S. Anderson
Produção Paul W. S. Anderson
Samuel Hadida
Don Carmody
Jeremy Bolt
Robert Kulzer
Roteiro Paul W. S. Anderson
Elenco Milla Jovovich
Michelle Rodriguez
Kevin Durand
Sienna Guillory
Shawn Roberts
Aryana Engineer
Colin Salmon
Johann Urb
Boris Kodjoe
Li Bingbing
Gênero Terror
Ficção científica
Ação
Idioma inglês
Edição Niven Howie
Lançamento Estados Unidos 14 de setembro de 2012
Brasil 14 de setembro de 2012
Portugal 20 de Setembro de 2012
Orçamento US$ 65 milhões[1]
Receita US$ 240.159.255[1]
Cronologia
Último
Último
Resident Evil 4: Recomeço
(2010)
Próximo
Próximo
Página no IMDb (em inglês)

Resident Evil: Retribution (no Brasil, Resident Evil 5: Retribuição, e em Portugal, Resident Evil 5: Retaliação) é um filme de ficção científica de ação e horror escrito e dirigido por Paul W. S. Anderson e estrelado por Milla Jovovich. É o quinto filme baseado na série de jogos da Capcom, Resident Evil, disponível também em 3D.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Após uma luta em que todos os sobreviventes foram mortos ou capturados, Alice (Milla Jovovich) é capturada pela Umbrella e descobre que a empresa farmacêutica anda implantando memórias em clones seus e de seus amigos para experiências virais, e que todos os dias morrem muitos clones por causa dos testes biológicos. Ela decide combater essa barbaridade e impedir que a raça humana entre em extinção. Mas para sair com vida do local, terá que passar pela chefe de segurança Jill Valentine (Sienna Guillory), que passou por uma lavagem cerebral e que agora trabalha para a Umbrella, e a clone de Rain Ocampo (Michelle Rodriguez), morta no primeiro filme da franquia e cujos clones andam sendo fabricados para experiências, e um destes clones também trabalha para a Umbrella e é uma forte e poderosa inimiga para Alice. Agora cabe a ela lutar pela sobrevivência!

Elenco[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Paul W.S. Anderson retornou como roteirista e diretor, Glen McPherson serve como diretor de fotografia e Kevin Phipps como desenhista de produção. Um elemento existente no quarto jogo de chamado Las Plagas irá desempenhar um papel no filme e permitirá que os mortos-vivos "corram, andem de motos, e dispararem metralhadoras". Uma cena de ação tomada a partir do quinto jogo onde os personagens estão dirigindo um Hummer , enquanto são perseguido por zumbis, no filme o Hummer foi mudado para um Rolls Royce Fantasma.

Milla Jovovich & Paul W. S. Anderson em coletiva de impressa do filme.

Voltando de filmes anterior são: Milla Jovovich como Alice, Boris Kodjoe (Luther West),[6] [7] Shawn Roberts (Albert Wesker).[8] A personagem de Jill Valentine (interpretada por Sienna Guillory) tinha sido excluída deste novo episódio, mas os protestos dos fãs levaram a uma nova versão do roteiro, incluindo Jill.[9] Colin Salmon , que James "One" Shade e Michelle Rodriguez como Rain Ocampo do primeiro filme retornaram.[10] [8] Oded Fehr que atuou como Carlos Olivera no segundo e terceiro filme também retornou.[2]

Os personagens, Ada Wong (interpretada por Li Bingbing ), Leon S. Kennedy (Johann Urb) e Barry Burton (Kevin Durand) aparecem no filme. [11] Ali Larter (Claire Redfield), Wentworth Miller (Chris Redfield) e Spencer Locke (K-Mart) não vão retornar e sua ausência será explicada por seus personagens sendo capturados pela Umbrella Corp..

Filmagens[editar | editar código-fonte]

As filmagens começaram em 10 de outubro e duraram até 23 de dezembro de 2011 exatos 55 dias, as locações incluíram Toronto, nas instalações da Cinespace de estúdio Kipling, Times Square em Nova York, Tóquio, e a Praça Vermelha em Moscou[12] . Resident Evil: Retribution é o segundo filme da série a ser filmado em 3D, sendo o primeiro Resident Evil: Afterlife[13] o sistema de câmera Red Epic foi usado, o que o produtor Jeremy Bolt disse é 50% menor do que a Sony F35 que foi usada para Resident Evil: Afterlife.[14] Em 11 de outubro, uma plataforma entrou em colapso durante o segundo dia de filmagens e feriu 16 pessoas no set. De acordo com a polícia de Toronto, dez pessoas foram levadas para o hospital para tratamento de emergência. Lesões incluído hematomas e ossos quebrados. Equipes de emergência levaram muito tempo para determinar quais lesões foram reais já que as pessoas estavam vestidas com trajes de zumbi com sangue falso.[15]

As ruas da Praça Vermelha foram fechadas por um dia e as filmagens de fundo foram feitas no metrô da Rússia depois que este foi fechado por cinco horas. A maioria das ruas foram construídas em conjuntos.[16] Uma cena de ação inspirada no quinto jogo onde os personagens estão dirigindo um Hummer enquanto são perseguidos por zumbis é destaque, mas para o filme o Hummer foi mudado para um Rolls-Royce Phantom.[17] A cena foi filmada no final de novembro em Moscou.[18]

Durand e Roberts terminaram as filmagens na primeira semana de dezembro e Li envolto em 14 de dezembro de 2011. A cena de luta entre Jill e Alice, que envolveu mais de 200 movimentos começou a ser filmada de 14 de dezembro até o final da produção.[19]

Marketing[editar | editar código-fonte]

O primeiro trailer do filme foi lançado em janeiro de 2012, com a colocação em produtos da Sony, como o telefone Xperia, o PlayStation Vita e o Tablet S.[20] Um site viral foi lançado chamado umbrellacorporation.net. O site supostamente informa as pessoas que a Umbrella está em uma turnê de recrutamento em todo o mundo em busca de "grandes mentes para ajudá-los a avançar". Em várias ocasiões, um vídeo de Alice (Milla Jovovich) mostra-se, dizendo-lhe para não confiar em Umbrella. Um segundo trailer estreou em 14 de junho, na sequência de um Q&A ao vivo, com Milla Jovovich, em Limoeiro Pernambuco. O mesmo trailer estreou em 15 de junho, juntamente com That's My Boy.[21]

Vazamento do trailer na internet[editar | editar código-fonte]

Em 19 de janeiro de 2012 o trailer vazou na Internet, no começo mostra pessoas em cartões postais do planeta dizendo seus nomes e dizendo a frase: "This is my World" (Isso é meu mundo), então aparece o planeta completamente destruído com Alice dizendo "This is my World", aparecem flashbacks e mostra vários Lickers perseguindo as pessoas, aparece também Ada Wong interpretada por Li Bingbing. No dia 14 de junho de 2012, a Sony Pictures divulga o mais novo trailer de Resident Evil 5: Retribuição. Tendo como destaque o tão esperado confronto entre Alice e Jill, além de uma grande participação de Albert Wesker e Carlos, o clipe exibe diversas cenas do longa, incluindo rápidas aparições de Leon, Ada e Luther. A prévia foi divulgada após uma sessão de perguntas e respostas com Milla Jovovich.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Resident Evil: Retribution (2012) (em inglês). Página visitada em 15 de setembro de 2012.
  2. a b Fleming, Mike (September 27, 2011). Michelle Rodriguez, Johann Urb Join Milla Jovovich In 'Resident Evil 5'. Deadline.com. PMC. Arquivado do original em September 27, 2011. Página visitada em September 27, 2011.
  3. Vejvoda, Jim (September 29, 2011). RE5's Leon Kennedy Revealed. IGN. News Corporation. Arquivado do original em September 29, 2011. Página visitada em September 29, 2011.
  4. Chitwood, Adam (October 11, 2011). Li Bingbing Set as Ada Wong in 'Resident Evil: Retribution'; Stage Collapses On Set Injuring Cast and Crew. Collider.com. Arquivado do original em October 11, 2011. Página visitada em October 11, 2011.
  5. [http://www.webcitation.org/62QHNuzrN Resident Evil: [mason cook] como Billy Addison Retribution Cast List Confirmed]. DailyDead.com (October 12, 2011). Arquivado do [http://dailydead.com/resident-evil-retribution-cast-list- confirmed/ original] em October 14, 2011. Página visitada em October 14, 2011.
  6. Turek, Ryan (September 13, 2011). Luther's Back for More Resident Evil. ShockTilYouDrop. CraveOnline. Arquivado do original em September 18, 2011. Página visitada em September 13, 2011.
  7. Reynolds, Simon. "Sienna Guillory returns for 'Resident Evil 5'", Digital Spy, Hachette Filipacchi Médias, March 22, 2011. Página visitada em March 26, 2011.
  8. a b Miska, Brad (September 22, 2011). Michelle Rodriguez Returning for Some 'Retribution'!. Bloody Disgusting. The Collective. Arquivado do original em September 23, 2011. Página visitada em September 23, 2011.
  9. Curiosidades sobre Resident Evil 5: Retribuição no AdoroCinema. Página visitada em 28-05-2012.
  10. Han, Angie (September 13, 2011). May Take 'The Low Road', Peter Bogdanovich Joins 'Super 8' Star in 'The Healer', Colin Salmon Seeks 'Retribution'. /Film. Arquivado do original em September 18, 2011. Página visitada em September 13, 2011.
  11. Ayres, Tom (September 18, 2011). Milla Jovovich reveals 'Resident Evil: Retribution' details. Digital Spy. Hachette Filipacchi Médias. Arquivado do original em September 18, 2011. Página visitada em September 18, 2011.
  12. Simon Reynolds (13 de outubro de 2011). Exclusive: Milla Jovovich: 'Resident Evil: Retribution will be bigger adventure'. Digital Spy. Página visitada em 6 de novembro de 2012.
  13. Sandy Schaefer (1 de agosto de 2011). Milla Jovovich Reveals ‘Resident Evil 5′ Characters & Plot Details. Screen Rant. Página visitada em 6 de novembro de 2012.
  14. Silas Lesnick (13 de outubro de 2011). Exclusive: Producer Jeremy Bolt on The Three Musketeers. Comingssoon.net. Página visitada em 6 de novembro de 2012.
  15. Zombie movie shoot accident hurts 17 in Toronto. CBC News (11 de outubro de 2011). Página visitada em 6 de novembro de 2012.
  16. Evan Dickson (19 de janeiro de 2012). Returning Heroes And Villains, Submarine Ice Battles, Talk Of Russian Motorcycle Zombies And Prequels On The Set Of ‘Resident Evil: Retribution 3D’. Bloody Disgusting. Página visitada em 6 de novembro de 2012.
  17. Adam Chitwood (2 de outubro de 2011). 10 Things to Know About the Fifth RESIDENT EVIL Film. Collider.com. Página visitada em 6 de novembro de 2012.
  18. Ryan (28 de novembro de 2011). Milla Jovovich Describes Huge Action Scene from Resident Evil: Retribution. Reelz TV About Flms. Página visitada em 6 de novembro de 2012.
  19. Milla Jovovich (14 de dezembro de 2011). What a day! Started at 7am n now it's almost midnight. TwitLonger. Página visitada em 6 de novembro de 2012.
  20. Rob Keyes (9 de janeiro de 2012). Resident Evil: Retribution Trailer is A Big Sony Advertisement. Screen Rant. Página visitada em 6 de novembro de 2012.
  21. < Resident Evil: Retribution. Página visitada em 6 de novembro de 2012.