Ending Battle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

(Redirecionado de Superman: Ending Battle)
Ending Battle
A Batalha Final (BR)
Editora DC Comics
Personagens Superman
Lois Lane
Manchester Black
ver mais
Publicação
Publicado em {{{origem}}}
Formato de publicação Arco de histórias
Publicação original Setembro de 2002[1]
– Outubro de 2002 [1]
Publicação original {{{publicação}}}
Qte. de edições 8
Equipe criativa
Argumento por
Roteirista(s) Geoff Johns
Joe Casey
Mark Schultz
Joe Kelly
Arte
Desenhista(s) Pascual Ferry
Derec Aucoin
Brandon Badeaux
Duncan Rouleau
Arte-final Cam Smith
Mark Morales
ver mais
Colorista(s)
[{{{website}}} Página oficial]

Ending Battle (traduzido no Brasil como A Batalha Final) é um arco de histórias em oito partes publicado originalmente em Setemrbo e Outubro de 2002[1] nos quatro títulos mensais estrelados por Superman na época: The Adventures of Superman #608-609, Action Comics #795-796, Superman, vol.2 #186-187, Superman: The Man of Steel #130-131. A história aborda uma série de ataques à todos os entes queridos de Superman, que, no decorrer de 24 horas, enfrenta mais de uma dúzia de super-vilões, enquanto busca o responsável por tudo: Manchester Black, que buscava vingança contra a humilhação sofrida meses antes, na história What's so funny about Truth, Justice & the American Way?.

Índice

[editar] Origens

O escritor Jeph Loeb discursando em uma convenção em San Diego

Os fundamentos para a trama de Ending Battle iniciaram-se em What's so funny about Truth, Justice & the American Way, história publicada em Janeiro de 2001, na 775a edição do título Action Comics. Foi a primeira de muitas análises firmadas pela equipe criativa liderada por Jeph Loeb e Joe Kelly nos quatro títulos do personagem[2].

Com Our Worlds at War, evento capitaneado por Loeb, novamente o personagem foi questionado. Em entrevista sobre a história, o editor responsável, Eddie Berganza, questionou se "os ideais de Superman podem resistir à brutalidade de uma guerra?"[3]. A conclusão da história perturbou excessivamente o herói, que começou a usar um fundo negro na elipse em seu peito, como forma de demonstrar seu luto pelas baixas no conflito. Our Worlds at War revisitou não só os temas abordados por Kelly, como também os personagens: Manchester Black, antagonista de Superman na história original, é exibido como um dos membros do Esquadrão Suicida criado para o conflito. Buscando levar o personagem à novas situações, em Superman #178, Loeb escreveu uma controversa história, aonde Lex Luthor tomava conhecimento a identidade secreta de Superman[2]. Essa era mais uma das histórias planejadas pela equipe criativa para revitalizar os títulos mensais do herói, que vinham passando por baixas vendas. Ao assumir o título em 2000, várias decisões foram tomadas nesse sentido: o surgimento do vilão Imperiex, que serviria de base para Our Worlds at War, a eleição de Lex Luthor para Presidente dos Estados Unidos da América, o retorno de Krypto, o Super-Cão.

Ending Battle parte do princípio da fragilidade que a descoberta da identidade traz à Superman e dá continuidade à abordagem dos limites do herói frente grandes provações[4] - similarmente ao que já havia sido feito em Our Worlds at War. As primeiras declarações sobre a trama levavam à crer que era Lex Luthor quem estaria por trás dos ataques[4], após ter descoberto a identidade secreta do herói.

[editar] Caracterizações

Clark Kent é caracterizado como tendo sido um astro do futebol durante a adolescência, conforme a origem estabelecida por John Byrne na década de 1980.

A história reúne grande parte do elenco de apoio de Superman, em específico aqueles relacionados à Clark Kent de alguma forma. Superboy é mostrado vivendo no Kansas com os pais de Superman.

A caracterização de Clark segue alguns dos preceitos estabelecidos por John Byrne na década de 1980, quando da reformulação do personagem na minissérie The Man of Steel, como sua participação no time de futebol do colégio Smallville, ao lado de Pete Ross. A história remete à outros elementos criados por Byrne, como Kenny Braverman, o vilão Conduíte. Kenny fora colega de Clark em Smallville, e seu rival nos esportes. De posse da identidade secreta do herói, ele se tornou o vilão Conduíte e, numa trama similar, ameaçou à Superman e seus entes queridos.

Assim como os coadjuvantes do personagem, grande parte dos vilões que antagonizaram o personagem são apresentados na trama. Alguns, como a Banshee Prateada, não apareciam em histórias do personagem à um longo período[4]. Outros, como Armadilha e Nêutron, foram apresentados em versões novas. Nêutron só seria usado novamente anos depois, também por Geoff Johns, quando este assumiu os roteiros de Action Comics, em 2006, na trama Up, Up and Away! - que também conta com uma participação da vilã Quebra-Cabeça, introduzida em Ending Battle.

Johns também revisitaria a idéia de um Bizarro mais inteligente em Last Son. Ao contrário de Ending Battle, aonde Bizarro é levado à raciocinar normalmente, em Last Son ele só passa a ter um intelecto menos infantil. Joe Kelly, outro dos escritores da história, também utilizaria alguns de seus personagens posteriormente. O "legado" de Manchester Black é abordado na minissérie Justice League Elite, que tratava de heróis que se permitiam "ir um passo além", atuando de forma pró-ativa, sem, entretanto, cruzar a linha e assassinar os super-vilões.

Em menor grau que Kelly, o escritor Joe Casey também abordou o impacto que os super-heróis como Superman trazem à população em geral. Casey mostra Calvin Kale, fictício senador indicado para presidir um comitê sobre a atividade meta-humana, atendendo à uma série de entrevistas, e expondo uma opinião muito negativa sobre os prejuízos que "super-heróis" e "super-vilões" causam. Quando a cidade é tomada por Armadilha e os diversos vilões que estavam presos na nave da Elite atacam Superman, Cale demonstra sua indignação, chegando à dizer que "Superman não luta por ninguém. O Superman luta, ponto final", indicando que ele traria enorme prejuízos e atraia a atividade super-criminosa[5] [6].

[editar] Enredo

O evento começou a ser publicado em Superman #186, numa história intitulada "Penumbra da Manhã", aonde Clark Kent e Pete Ross, então vice-presidente dos Estados Unidos da América, estão indo à Casa Branca, aonde Pete teria uma reunião de emergência às cinco da manhã[7]. Uma vez no prédio, Pete e sua esposa, Lana Lang, são atacados por dois vilões, Armadilha e Nêutron. Durante a batalha, Armadilha revela estar atrás não do vice-presidente, mas dos amigos de Superman. Apesar de conseguir derrotar os atacantes, Superman permanece sem esclarecimentos. A trama de Adventures of Superman #608 começa poucos minutos depois, quando uma série de super-vilões começa a atacar, de forma sistemática, qualquer um que tenha uma mínima ligação à Clark Kent, desde seus pais à seu contador. Superman passa a manhã inteira enfrentando vilões que representam pouca ameaça, mas percebe que os ataques estão sendo coordenados por alguém. Alguém que está lhe mandando uma mensagem: Ele não está mais seguro[5]. Após salvar Jimmy Olsen de um ataque, Superman, através de sua super-audição, toma conhecimento de mais um ataque, no Planeta Diário, aonde sua esposa, Lois Lane, está.

Os ataques continuam em Man of Steel #130, aonde é mostrado o ataque do vilão Estrela Maligna ao Planeta Diário, enquanto Rochedo e Terraman ataque a Oficina do Aço[8]. F.A.I.X.A., Aço e os policiais da Unidade de Crimes Especiais conseguem derrotá-los enquanto Superman permanece ocupado com Estrela Maligna. Superman pede à Lois para reunir todas as pessoas que eles conhecem e levá-los à Oficina do Aço, aonde estarão seguros. Após garantir a segurança de todos seus amigos, Superman sai atrás daquele que acredita ser o responsável pelos ataques: Lex Luthor. Em Action Comics #795, Superman encontra Luthor em um de seus esconderijos secretos, mas, para sua surpresa, Lex diz não ser o responsável pelos ataques[9]. Durante a conversa, a Elite aparece, visando atacar Lex Luthor. Quando Zoológica, uma das membras da equipe, ia confessar à Superman o plano contra ele, ela é assassinada. Superman então percebe quem estava verdadeiramente por trás dos ataques: Manchester Black. Superman então enfrenta mais um super-vilão enviado contra ele: O Superciborgue.

Superman retorna à Metropólis[10] em Superman #187. Na edição, ele descobre que Armadilha transformou a cidade numa enorme penitenciária. Uma vez em Metropólis, Superman é atacado por diversos vilães, como Bizarro e Galhofeiro, mas consegue derrotá-los. Ao final, entretanto, é capturado por Armadilha. Uma vez capturado, Superman fica à mercê de Metallo, que o ameaça com seu coração de kryptonita. Ao derrotar Metallo, Superman é surpreeendido com os diversos vilões que se encontravam presos na nave da Elite e haviam sido libertados[6] Enquanto Superman se mantêm ocupado enfrentando-os, Lois sai da Oficina do Aço e vai até seu apartamento, aonde é encontrada por Manchester Black. Quando Superman finalmente derrota todos os novos vilões, é surpreendido novamente por Armadilha, que retornou ao lado de Bizarro, Mongul e da Banshee Prateada.

Em Superman: The Man of Steel #131, Superman é atacado por quatro de seus mais fortes inimigos, todos "melhorados" por Manchester, inclusive um Bizarro tornado inteligente e psicopata. Enquanto ele tenta derrotá-los, Lois é abusada psicologicamente por Manchester Black em pessoa, que a tortura fazendo passar por seus maiores medos e relembrar os piores momentos de sua infância[11]. Desesperado, Superman usa sua vilão de calor em Nêutron, que ainda orbitava no espaço terrestre, para onde havia sido mandado por Superman, e o toma como um último recurso contra os vilões: Detonando-o, tal qual uma bomba atômica, na ilha deserta em que enfrentava os quatro inimigos. Com eles derrotados, Superman parte em disparada para Metropólis, aonde percebe que foi derrotado: Manchester Black havia assassinado Lois.

A história chega ao fim em Action Comics #796, aonde Superman finalmente confronta Black pelas suas últimas ações[12]. Durante a primeira metade da edição, Black recapitula seu plano, como manipulou Lex Luthor e todos os vilões contra Superman, e como queria derrotar Superman, "tirá-lo de seu pedestal" e forçá-lo contra seu limite, mostrando que ele, Superman, é tão humano quanto Black. Superman aparentemente perde o controle, e assassina Black, após uma violenta batalha. Na segunda metade da edição, a batalha é revelada como um devaneio de Superman, do que ele poderia fazer, frente tamanha raiva contra uma única pessoa. Superman, então, se recusa a enfrentar Black, que constata que Superman ainda acredita em seus ideais e jamais o mataria. Derrotado, revela que Lois não estava morta.

Black parte, e remove de Lex Luthor qualquer lembrança de que Clark Kent e Superman são a mesma pessoa. E, ao perceber que havia se tornado um genuíno super-vilão, igual àqueles que havia se proposto à combater quando formou a Elite, se suicida. A edição termina com Superman revitalizado após passar por tamanha provação, e voltando ao trabalho.

[editar] Personagens

Superman, conforme representado na série animada da década de 1940.
  • Superman é o protagonista da história. Sua identidade secreta foi comprometida, e Manchester Black faz uso da informação para atingir aqueles que são queridos ao "Homem de Aço". Uma importante mudança que ocorre com o personagem ao final da série é o retorno do fundo amarelo no símbolo que o herói usa no uniforme. Ao final da saga Our Worlds at War, por luto, Superman havia começado a usar um fundo preto no "S" em seu peito.
  • John Henry Irons, o Aço, participa da história como apoio à Superman, cedendo o edifício da sua empresa, a Oficina do Aço, para manter todos seguros. É, entretanto, atacado por Manchester Black, que lhe causa uma hemorragia, impedindo-o de atuar no lugar de Superman na proteção de Metropólis.
  • Lois Lane, esposa de Clark Kent e alvo do ataque final de Manchester. É a responsável por coordenar a reunião de todos os entes queridos de Clark Kent/Superman em um lugar seguro, após o ataque ao Planeta Diário.

Há ainda participações menores de Lex Luthor, Superboy, Jimmy Olsen e do staff do Planeta Diário - Jimmy é salvo de um ataque impetrado pelo Tubarão-Rei[5], enquanto o Estrela Maligna ataca o prédio do Planeta Diário[8]. Perry White tem um rápido diálogo com Superman, enquanto outros membros da redação, como Ron Troupe, são exibidos num único quadrinho, junto de outros entes queridos de Superman reunidos na Oficina do Aço. No mesmo quadro estão Bibbo Bibbowsky, dono do bar Ace of Clubs, assim como Ellen e Lucy Lane - mãe e irmã mais nova de Lois Lane, respectivamente [8]. Os pais do herói, Jonathan e Martha Kent, aparecem tanto nesse quadro quanto no início da trama, vítimas de um dos primeiros ataques[5], em Adventures of Superman #608.

Entre as pequenas participações, inclui-se a curiosa inclusão de personalidades da vida particular de Clark Kent: Walt Andrews, seu técnico de futebol em Smallville, Prof. Clowes, um dos mestres na faculdade de Jornalismo, Sra. Bolenz, sua bibliotecária, e o Dr. Davis, seu proctologista[5].

[editar] Vilões

A história apresenta grande parte da galeria de vilões do Superman, alguns em novas versões, como Quebra-Cabeça, versão feminina do vilão de mesmo nome.

  • Manchester Black é o antagonista-mor da história. Opõem-se ao Superman de forma conceitual, e desafia-o ao limite na tentativa de provar que ele é tão humano e falível quanto qualquer um. Para tanto, recruta e manipula uma série de vilões:
    • A Elite, super-equipe inspirada na série The Authority, de Warren Ellis, e que havia surgido no título Action Comics anteriormente, ao enfrentar o Superman na história What's so funny about Truth, Justice & the American Way?. Na história, possui papel-chave na revelação do plano de Manchester Black.
    • Armadilha, vilão especializado em trancas e correntes, transforma Metropólis numa grande penitenciária.
    • Banshee Prateada, personagem criada em 1987 por John Byrne, é uma recorrente membra da galeria de vilões de Superman. É citada como uma de suas mais fortes inimigas[11], tendo sido escolhida para tomar parte da investida final contra o herói.
    • Bizarro, um clone falho do Superman, é usado por Black em duas diferentes situações.
    • Hank Henshaw, o Superciborgue. Criado pelo escritor e desenhista Dan Jurgens, Henshaw assumiu a alcunha de "Superciborgue" durante a história A Morte do Superman. Desde então, tem feito parte da galeria de vilões do Superman. Na história, ele aparece como um "vírus", que havia tomado posse da nave da Elite e a usa para enfrentar Superman. É também o responsável pela liberação de dezenas de super-vilões alienígenas, que encontravam-se aprisionados pela Elite.
    • Metallo, o "Homem com o coração de Kryptonita", como ele mesmo se denomina[10], surge para enfraquecer Superman após uma das investidas de Armadilha, mas é rapidamente derrotado.
    • Nêutron
    • Há ainda pequenas participações de vilões menores como Byrnes, Caça-Ratos, Caveira Atômica, Estrela Maligna, Galhofeiro, Hellgrammite, Hi-Tech, Insecto, Mestre Temor, Quebra-Cabeça, Rochedo, Terraman, Tubarão-Rei e Tumulto.

[editar] Publicação

A história foi publicada no Brasil nas edições 15,16 e 17 da revista Superman, entre os meses de fevereiro e abril de 2004.

Após um intervalo de um mês, teve início outro arco de história que se prolongou por todos os títulos de Superman: Corações Vazios, que trata de Clark Kent agindo não como Superman, mas como repórter investigativo, e à procura de Lana Lang. Essa história seria publicada no Brasil em Superman #18 e #19.

[editar] Equipe criativa

O escritor Geoff Johns, um dos responsáveis pela história.
Edição Roteiro Desenhos Arte-final
Superman #186 Geoff Johns Pascual Ferry Cam Smith
The Adv. of Superman #608 Joe Casey Derec Aucoin
The Man of Steel #130 Mark Schultz Brandon Badeaux Mark Morales
Action Comics #795 Joe Kelly Duncan Rouleau Marlo Alquiza
Superman #187 Geoff Johns Pascual Ferry Pascual Ferry
Mark Farmer
The Adv. of Superman #609 Joe Casey Derec Aucoin
The Man of Steel #131 Mark Schultz Brandon Badeaux Mark Morales
Action Comics #796 Joe Kelly Duncan Rouleau Marlo Alquiza

[editar] Ver também

Notas e referências

  1. 1,0 1,1 1,2 Rob Alsetter (25 de Junho de 2002). SUPERMAN's Ending Battle. Página visitada em 23 de Novembro de 2008.
  2. 2,0 2,1 Samir Naliato. Segredo revelado!. Universo HQ. Página visitada em 24 de Novembro de 2008.
  3. Samir Naliato (13 de Março de 2001). Guerra abala o Universo DC no meio do ano. Universo HQ. Página visitada em 24 de Novembro de 2008.
  4. 4,0 4,1 4,2 Vilões descobrem identidade secreta do Super-Homem. Universo HQ (22 de Junho de 2002). Página visitada em 24 de Novembro de 2008.
  5. 5,0 5,1 5,2 5,3 5,4 CASEY, Joe; AUCOIN, Derec. Adventures of Superman #608. Publicada em Setembro de 2002.
  6. 6,0 6,1 CASEY, Joe; AUCOIN, Derec. Adventures of Superman #609. Publicado em Outubro de 2002.
  7. JOHNS, Geoff; FERRY, Pascual; SMITH, Cam. Superman #186. Publicada em Setembro de 2002.
  8. 8,0 8,1 8,2 SCHULTZ, Mark; BADEAUX, Brandon; MORALES, Mark.Superman: The Man of Steel #130. Publicada em Setembro de 2002.
  9. KELLY, Joe; ROULEAU, Duncan; ALQUIZA, Marlo. Action Comics #795. Publicada em Setembro de 2002.
  10. 10,0 10,1 JOHNS, Geoff; FERRY, Pascual; FARMER, Mark. Superman #187. Publicado em Outubro de 2002.
  11. 11,0 11,1 SCHULTZ, Mark; BADEAUX, Brandon; MORALES, Mark. Superman: The Man of Steel #131. Publicado em Outubro de 2002
  12. KELLY, Joe; ROULEAU, Duncan; ALQUIZA, Marlo. Action Comics #796. Publicado em Outubro de 2002.


Este artigo é um esboço sobre banda desenhada. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ferramentas pessoais
Criar um livro