Terminator

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Entretenimento.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição.

Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Terminator (Exterminador do Futuro, no Brasil, e Exterminador Implacável, em Portugal) é o título de uma franquia cinematográfica e de livros de ficção científica criada em 1984 por James Cameron e que rendeu quatro filmes recordistas de bilheteria:

Filme Direção Data de lançamento
I. The Terminator James Cameron 26 de outubro de 1984
II. Terminator 2: Judgement Day James Cameron 3 de julho de 1991
III. Terminator 3: Rise of the Machines Jonathan Mostow 2 de julho de 2003
IV. Terminator Salvation McG 21 de maio de 2009
V. Terminator: Genesis Alan Taylor

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Todos os quatro filmes da série narram a guerra ideológica e bélica entre os robôs da central de inteligência artificial, Skynet, e a Resistência humana liderada por John Connor, o principal personagem da série. Nos três primeiros filmes o Exterminador foi enterpretado por Arnold Schwarzenegger, conhecido como um dos atores mais bem pagos de Hollywood.

Filmes[editar | editar código-fonte]

O Exterminador do Futuro[editar | editar código-fonte]

Foi lançado em 1984 pela Orion Pictures sob a direção de James Cameron e estrelou Arnold Schwarzenegger, Linda Hamilton e Michael Biehn. Neste filme, a central de inteligência artificial, Skynet, envia um Exterminador para aniquilar Sarah Connor e impedir que John Connor assuma a liderança da Resistência, fazendo-a prosperar. Em contrapartida, a Resistência envia de volta na década de 1980 um humano chamado Kyle Reese para proteger a mãe e a criança.

Dia do Julgamento[editar | editar código-fonte]

Foi lançado como sequência do Exterminador do Futuro em 1991 pela TriStar Pictures. Foi também dirigido por James Cameron e estrelou Schwarzenegger, Linda Hamilton, Edward Furlong e Robert Patrick. Neste filme, o Extermindor, após falhar na missão anterior, volta em 1995 para tentar novamente aniquilar John Connor enquanto ele é adolescente. Desta vez o Exterminador é uma versão mais moderna: o T-1000 e Arnold Schwarzeneger interpreta um T-101 enviado pela resistência para proteger Sarah e seu filho. Após onze anos de preparação para a futura guerra, Sarah decide destruir os computadores da Skynet para evitar a rebelião dos robôs.

Rebelião das Máquinas[editar | editar código-fonte]

Foi lançado em 2003 pela Warner Bros. e, desta vez, dirigido por Jonathan Mostow e estrelando Arnold Schwarzenegger como T-850, Nick Stahl como John Connor, Claire Danes, and Kristanna Loken.

Com a destruição da Cyberdyne, a ascensão da Skynet foi adiada, porém, não evitada. Em uma última tentativa de aniquilar John Connor e impedir a vitória da Resistência, a Skynet envia uma robô muito desenvolvida, a T-X. A T-X desta vez é uma mulher, provavelmente por causa da falta de outras figuras femininas na série. T-850 é enviado de volta para proteger John Connor e sua futura mulher Kate Brewster.

A Salvação[editar | editar código-fonte]

A Salvação é o quarto filme da série lançado pela Warner Bros. em 21 de maio de 2009. Foi dirigido por McG e contou para o papel de John Connor, a ator Christian Bale famoso por interpretar Bruce Wayne em Batman Begins.

Após a Skynet destruir grande parte da humanidade em um holocausto nuclear, John Connor luta para se tornar o líder, mas, neste futuro, Marcus Wright (Sam Worthington) foi de alguma forma alterado. Os T-800 (Arnold Schwarzenegger e Roland Kickinger) estão se aproximando antes do tempo esperado.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.
Ícone de esboço Este artigo sobre cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.