Terminator

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Entretenimento.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição.

Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde julho de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Terminator (Exterminador do Futuro, no Brasil, e Exterminador Implacável, em Portugal) é o título de uma franquia cinematográfica e de livros de ficção científica criada em 1984 por James Cameron e que rendeu quatro filmes recordistas de bilheteria:

Filme Direção Data de lançamento
I. The Terminator James Cameron 26 de outubro de 1984
II. Terminator 2: Judgement Day James Cameron 3 de julho de 1991
III. Terminator 3: Rise of the Machines Jonathan Mostow 2 de julho de 2003
IV. Terminator Salvation McG 21 de maio de 2009
V. Terminator: Genesis Alan Taylor

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Todos os quatro filmes da série narram a guerra ideológica e bélica entre os robôs da central de inteligência artificial, Skynet, e a Resistência humana liderada por John Connor, o principal personagem da série. Nos três primeiros filmes o Exterminador foi enterpretado por Arnold Schwarzenegger, conhecido como um dos atores mais bem pagos de Hollywood.

Filmes[editar | editar código-fonte]

O Exterminador do Futuro[editar | editar código-fonte]

Foi lançado em 1984 pela Orion Pictures sob a direção de James Cameron e estrelou Arnold Schwarzenegger, Linda Hamilton e Michael Biehn. Neste filme, a central de inteligência artificial, Skynet, envia um Exterminador para aniquilar Sarah Connor e impedir que John Connor assuma a liderança da Resistência, fazendo-a prosperar. Em contrapartida, a Resistência envia de volta na década de 1980 um humano chamado Kyle Reese para proteger a mãe e a criança.

Dia do Julgamento[editar | editar código-fonte]

Foi lançado como sequência do Exterminador do Futuro em 1991 pela TriStar Pictures. Foi também dirigido por James Cameron e estrelou Schwarzenegger, Linda Hamilton, Edward Furlong e Robert Patrick. Neste filme, o Extermindor, após falhar na missão anterior, volta em 1995 para tentar novamente aniquilar John Connor enquanto ele é adolescente. Desta vez o Exterminador é uma versão mais moderna: o T-1000 e Arnold Schwarzeneger interpreta um T-101 enviado pela resistência para proteger Sarah e seu filho. Após onze anos de preparação para a futura guerra, Sarah decide destruir os computadores da Skynet para evitar a rebelião dos robôs.

Rebelião das Máquinas[editar | editar código-fonte]

Foi lançado em 2003 pela Warner Bros. e, desta vez, dirigido por Jonathan Mostow e estrelando Arnold Schwarzenegger como T-850, Nick Stahl como John Connor, Claire Danes, and Kristanna Loken.

Com a destruição da Cyberdyne, a ascensão da Skynet foi adiada, porém, não evitada. Em uma última tentativa de aniquilar John Connor e impedir a vitória da Resistência, a Skynet envia uma robô muito desenvolvida, a T-X. A T-X desta vez é uma mulher, provavelmente por causa da falta de outras figuras femininas na série. T-850 é enviado de volta para proteger John Connor e sua futura mulher Kate Brewster.

A Salvação[editar | editar código-fonte]

A Salvação é o quarto filme da série lançado pela Warner Bros. em 21 de maio de 2009. Foi dirigido por McG e contou para o papel de John Connor, a ator Christian Bale famoso por interpretar Bruce Wayne em Batman Begins.

Após a Skynet destruir grande parte da humanidade em um holocausto nuclear, John Connor luta para se tornar o líder, mas, neste futuro, Marcus Wright (Sam Worthington) foi de alguma forma alterado. Os T-800 (Arnold Schwarzenegger e Roland Kickinger) estão se aproximando antes do tempo esperado.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.
Ícone de esboço Este artigo sobre cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.