The Murder at the Vicarage

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Murder at the Vicarage
Encontro com um Assassino (1982)
Crime no Vicariato (2001)
 (PT)
Assassinato na Casa do Pastor (BR)
Autor (es) Agatha Christie
Idioma inglês
País Reino Unido
Género romance policial
Editora Collins Crime Club
Lançamento outubro de 1930
Páginas 256 (1ª edição, capa dura)
Edição portuguesa
Tradução Fernanda Pinto Rodrigues (1982)
Carlos Afonso Lobo (2001)
Editora Livros do Brasil (1982)
Edições Asa (2001)
Lançamento 1982
2001
Páginas 435 (1982)
237 (2001)
ISBN 972-41-2637-4 (2001)
Edição brasileira
Tradução Edna Jansen de Mello
Editora Editora Nova Fronteira
ISBN 000.85.209.0585-4
Cronologia
Último
Último
Giant's Bread
The Sittaford Mystery
Próximo
Próximo

The Murder at the Vicarage (Assassinato na casa do pastor, no Brasil[1] / Encontro com um Assassino ou Crime no Vicariato, em Portugal) é um romance policial de Agatha Christie, publicado em 1930. É o primeiro caso de Miss Marple, a simpática velhinha solteirona de St. Mary Mead. Existe em Portugal uma tradução de 1982 deste livro, intitulada Encontro com um Assassino, publicada pela editora Livros do Brasil. O livro não tem participação tão ativa de Miss Marple, até os últimos capítulos onde Marple desvenda o mistério contrariando a opinião da polícia. O livro é narrado em 1ª pessoa pelo Pastor Leonard Clement.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Lucius Protheroe, rigoroso coronel de St. Mary Mead, é assassinado com um tiro na cabeça, no escritório do Pastor Leonard Clement que narra a história em forma de relato. Junto ao corpo foi encontrado um bilhete confuso que dizia apenas: "6h20. Caro Clement, sinto muito não poder esperar mais pois preciso..." O crime se tornou praticamente insolúvel para a polícia da pequena aldeia e Miss Marple, vizinha do pastor, cita haver sete suspeitos para o crime e, a fim de encontrar o assassino, conta com a ajuda do Pr. Clement na investigação desse mistério, que envolve tantos outros inimagináveis mistérios. A solução é sempre a que menos se podia esperar.[2]

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Miss Jane Marple - vizinha de Leonard Clement, considerada fofoqueira e intrometida por alguns vizinhos, Marple está sempre certa, o que irrita alguns vizinhos. Nada escapa aos olhos astutos da simpática velhinha.
  • Pastor Leonard Clement "Len" - pastor da Igreja Anglicana, teve a infelicidade de receber um assassinato em sua casa, e a mesma infelicidade de dias antes ter desejado a morte da vítima. Clement vive em St. Mary Mead com sua esposa Griselda e seu sobrinho Dennis e é também vizinho de Miss Marple.
  • Coronel Lucius Protheroe - rigoroso coronel de polícia que não hesitava um instante ao mandar qualquer bandido à forca. Protheroe tinha um encontro marcado com Clement no dia - e local - que veio a ser o último de sua vida.
  • Lettice Protheroe - filha do primeiro casamento de Lucius Protheroe, é meio atrapalhada, vive perdendo suas coisas, mas também pode ser muito mais esperta e astuta do que deixa transparecer.
  • Anne Protheroe - segunda esposa de Lucius Protheroe, é alguns anos mais nova que este. Está nas rodas de fofoca da aldeia por ter um caso com Lawrence Redding, um artista que vive em St. Mary Mead.
  • Lawrence Redding - pintor, cantor e ator, teve uma longa discussão com Protheroe, por estar fazendo uma pintura de Lettice vestida apenas de maiô. Lawrence tem um caso não tão secreto com Anne Protheroe.
  • Sra. Lestrange - a misteriosa vizinha recém-chegada, assunto de grande interesse das solteironas da aldeia, que desconfiam de uma senhora tão elegante morando num lugar como St. Mary Mead.
  • Hawes - ajudante de Leonard na igreja, ficou muito estranho após a data do crime segundo o pastor.
  • Inspetor Slack - Inspetor de polícia que faz as investigações do crime. Slack faz o máximo possível para mostrar sua eficiência como investigador.
  • Griselda Clement - esposa de Leonard Clement, quase 20 anos mais nova que este. Não é um modelo de esposa para pastores: admite ser péssima dona de casa, porém colabora com seu marido, no que é possível.
  • Dennis Clement - sobrinho de Leonard Clement, vive com seu tio e Griselda.
  • Dr. Stone - arqueólogo que está na aldeia trabalhando em um túmulo situado na propriedade do Cel. Protheroe. Tiveram uma discussão dias antes do assassinato.
  • Srta Cram - jovem secretária do Dr. Stone. De acordo com a opinião das senhoras da aldeia, Srta. Cram vê em seu chefe um potencial marido.

Filme[editar | editar código-fonte]

Em 1986 foi feito um filme pela BBC com Joan Hickson como Miss Marple e Paul Eddington como Pastor Leonard Clement.[3]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.