Torre Medieval do Porto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Torre Medieval da cidade do Porto (2).jpg

A Torre Medieval, Torre da Rua de D. Pedro Pitões ou Torre da Cidade é uma casa-torre medieval reconstruída, localizada na zona histórica do Porto, em Portugal.

A casa-torre, actualmente localizada na Rua de Dom Pedro Pitões, permaneceu durante largos séculos oculta entre o casario então existente no local onde actualmente se abre o Terreiro da Sé. Encontrava-se ao lado dos antigos açougues, em frente à fachada principal da Sé do Porto.

Durante a década de 1940, numa tentativa da dar maior dignidade ao edifício da Sé e de higienizar a zona envolvente, procedeu-se à demolição dos antigos quarteirões, pondo a descoberto a torre medieval.

Como se tratava de um exemplar típico das construções medievais que preservava o aspecto de fortaleza, foi decidido preservá-lo, deslocando-o cerca de 15 metros do seu local original. O edifício foi reconstruído sob a orientação do arquitecto Rogério de Azevedo que lhe acrescentou um balcão em pedra de feição gótica.

Até 1960 aí esteve instalado o Gabinete de História da Cidade. Actualmente serve de posto de turismo da Porto Tours.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Património, integrado no Projecto Grande Porto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.