Casa do Beco dos Redemoinhos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Camera-photo.svg
Ajude a melhorar este artigo sobre Arquitetura ilustrando-o com uma imagem. Consulte Política de imagens e Como usar imagens.

A Casa do Beco dos Redemoinhos é uma casa histórica gótico-flamenga localizada na freguesia da , na cidade do Porto, em Portugal.

É mais uma construção da primeira metade do século XIV, de aspecto flamengo, devido à colocação da chaminé ao cimo da fachada e bem no meio desta. O estreito e sinuoso Beco dos Redemoinhos, sem saída, fica nas traseiras da Sé do Porto e foi reduzido aquando da ampliação da capela-mor da sé.

Apesar de algumas alterações que a deformaram, a Casa do Beco dos Redemoinhos continua a dar testemunho do tempo em que os mercadores do Porto mantinham estreitas relações comerciais com a Flandres, a França e a Inglaterra. Trata-se, com efeito, de uma casa que foi, com toda a certeza, a residência de algum rico e viajado mercador, que trouxe o modelo de algumas das suas viagens de negócios do Norte da Europa.[1]

Referências

  1. A cidade dos mercadores Revista Visão. Visitado em 26 de abril de 2009.


Ícone de esboço Este artigo sobre Património, integrado no Projecto Grande Porto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.