Rua de Cedofeita

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
PORTO
Rua de Cedofeita

Rua de Cedofeita
Freguesia(s): Vitória; Cedofeita
Lugar, bairro: Cedofeita
Início: Praça de Carlos Alberto
Término: Rua da Boavista
Comprimento: 840 m
Abertura: Possível via romana; arruamento atual: 1762
Designação anterior: Rua da Estrada; Rua da Cruz

Rua de Cedofeita
Toponímia do Porto

A Rua de Cedofeita é um arruamento nas freguesias de Vitória e Cedofeita da cidade do Porto, em Portugal.

Origem do nome[editar | editar código-fonte]

A rua vai buscar o nome à Igreja de São Martinho de Cedofeita, cuja fundação se pensa remontar ao século VI, em pleno domínio suevo. Sobre a antiguidade do templo se terá dito que foi cito facta (i.e., cedo feita), derivando em Cedofeita.

História[editar | editar código-fonte]

Afastada do núcleo urbano medieval portuense, delimitado pela Muralha Fernandina, a zona da atual freguesia de Cedofeita, acolheu a igreja de São Martinho, cuja fundação se pensa remontar ao século VI, o que testemunha a vivência desta área em épocas bem remotas.

No entanto, a abertura da Rua de Cedofeita só aconteceu em 1762, integrada num vasto plano de renovação urbanística posto em prática por João de Almada e Melo, através da Junta das Obras Públicas. O novo plano tinha como objetivo relacionar a zona portuária ribeirinha com a alta da cidade, através da "regularização e criação de eixos de escoamento, bem como a sua articulação transversal".[1] Entre as vias mais importantes encontrava-se a então denominada "Rua da Estrada", hoje Rua de Cedofeita.

A urbanização da rua foi rápida. Embora ainda não estivesse concluída no final do século XVIII, a denominada Planta redonda de Balck, publicada em Londres em 1813, mostra a rua já na sua extensão atual — entre a Praça de Carlos Alberto e a Rua da Boavista — e com abundante implantação de edifícios de ambos os lados.

A grande maioria das edificações que hoje constituem a Rua de Cedofeita remontam ao final do século XVIII e inícios do seguinte. São predominantemente estreitos e compridos, com certa homogeneidade arquitetónica, boa parte ostenta varandas de sacada, cantarias na definição dos vãos e pilastras, cimalhas de granito ou com balaústres de pedra e cerâmica, e azulejos na fachada, estes já do século XIX ou XX.

Pontos de interesse[editar | editar código-fonte]

Na Rua de Cedofeita há diversas edificações classificadas como imóvel de interesse público pelo IGESPAR.[2] De entre os atuais imóveis da Rua de Cedofeita merecem destaque os prédios:

Referências

  1. Manuel Luís Real e Rui Tavares, "Bases para a compreensão do desenvolvimento urbanístico do Porto" in Porto a Património Mundial, Porto, 1993, p. 70
  2. Rua de Cedofeita na base de dados Ulysses da Direção-Geral do Património Cultural

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Rua de Cedofeita
Ícone de esboço Este artigo sobre toponímia, integrado no Projecto Grande Porto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.