Jardim de João Chagas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Jardim da Cordoaria)
Ir para: navegação, pesquisa
Jardim de João Chagas
Jardim da Cordoaria
Cordoaria Porto.jpg
Concelho Porto
Freguesia Miragaia
Inauguração
Área 1,59 ha

O Jardim de João Chagas — popularmente conhecido como Jardim da Cordoaria — localiza-se no Campo dos Mártires da Pátria, cidade do Porto, em Portugal.

O jardim encontra-se nas proximidades da Torre dos Clérigos, do Centro Português de Fotografia e do Hospital Geral de Santo António.

História[editar | editar código-fonte]

O jardim foi fundado pelo Visconde de Vilar d'Allen em 1865. O projecto inicial é da autoria do paisagista alemão Émile David.

Em 1941, um ciclone alterou muito da aparência deste jardim romântico.

Na sequência das obras de remodelação urbana da Capital Europeia da Cultura Porto 2001 o jardim foi alvo de uma intervenção coordenada pelo arquitecto Camilo Cortesão. Esta obra foi muito contestada por algumas personalidades e associações do Porto pois implicou uma grande modificação do espaço em causa.

Património[editar | editar código-fonte]

No espaço do jardim estão as estátuas "Rapto de Ganimedes" (1898) de Fernandes de Sá, "Flora" (1904), de António Teixeira Lopes; "Ramalho Ortigão" (1909), de Leopoldo de Almeida; "António Nobre" (1926), de Tomás Costa; e "Treze a rir uns dos outros" (2001), de Juan Muñoz.


Galeria[editar | editar código-fonte]


Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Espaços Verdes, integrado no Projecto Grande Porto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.