Hospital de Santo António

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hospital de Santo António
Fachada nascente
Estilo dominante Neoclássico
Arquiteto John Carr
Início da construção 1770
Fim da construção 1824
Proprietário inicial Santa Casa da Misericórdia do Porto
Proprietário atual Estado Português
Função atual Hospital
Património Nacional
Classificação  Monumento Nacional
Data 1910
DGPC 70197
SIPA 5417
Geografia
País Portugal
Cidade Porto
Coordenadas 41° 8' 50" N 8° 37' 5" O
Hospital Geral de Santo António: fachada sul.
Hospital Geral de Santo António: ala mais recente.

O Hospital Geral de Santo António MHM, antigamente Hospital Real de Santo António, localiza-se na freguesia de Miragaia, na cidade e distrito do Porto, em Portugal.

Hospital geral, central e universitário, é responsável pelo ensino do Mestrado Integrado em Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto. Apesar de instalado em um edifício de grande valor histórico e arquitetónico, é um dos mais modernos e equipados hospitais do país, sendo uma referência de qualidade na prestação de cuidados de saúde.

Edifício[editar | editar código-fonte]

Começado a construir em 15 de julho de 1770 em terrenos vagos, na época, nos arrabaldes da cidade, o Hospital de Santo António é o mais palladiano dos edifícios portugueses, projeto do arquiteto inglês John Carr. Desenvolve-se em vários andares, de modo sóbrio, simples e simétrico, mas com volumes bem definidos animando a superfície. Possui arcada e aparelho no piso térreo, formando um embasamento. Corpo central com colunas, simulando um templo clássico, ladeado por vários corpos que avançam e recuam até aos torreões nas esquinas. O primeiro piso é recuado, possuindo varanda e balaustrada, lateralmente ao corpo central, com várias portas coroadas por frontões triangulares e curvos. A decoração é muito resumida, limitando-se a algumas (poucas) esculturas, urnas e elementos arquitetónicos clássicos.

Distinções[editar | editar código-fonte]

  • A 19 de Abril de 1986, o Hospital Geral de Santo António foi feito Membro-Honorário da Ordem do Mérito.[1]

Referências

  1. Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Portuguesas Presidência da República Portuguesa. Página visitada em 2014-05-11. "Resultado da busca de "Hospital de Santo António"."
  2. Hospital de Santo António na base de dados SIPA do IHRU. Acesso 2014-05-11

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Hospital de Santo António
Ícone de esboço Este artigo sobre Património, integrado no Projecto Grande Porto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.