Tumbas da Via Latina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Estrada romana através das Tumbas da Via Latina

As Tumbas da Via Latina (em italiano: Tombe di Via Latina) são tumbas da Roma Antiga, principalmente do século II, localizadas ao longo de um trecho curto da Via Latina, uma antiga estrada romana próximo a Roma Itália. São atualmente parte de um parque arqueológico aberto à visitação.

História[editar | editar código-fonte]

As tumbas foram descobertas em 1857–1858 por Lorenzo Fortunati, um professor que se interessou por arqueologia e ganhou dinheiro vendendo alguns dos itens que encontrou.[1] Uma série de escavações suportadas pelo Papa Pio IX subsequentemente descobriram várias tumbas ao longo de um curto trecho da estrada na altura do km 6 ao sudoeste do centro de Roma. A área foi expropriada da família Barberini pelo governo italiano em 1879. Em 1900 escavações adicionais foram iniciadas sob a supervisão de Rodolfo Lanciani.

Tumba dos Valerii

A tumba dos Valerii (em italiano: Sepolcro dei Valeri), da segunda metade do século II, é uma estrutura notável de dois pavimentos.

Referências

  1. «Il Parco archeologico delle tombe romane di via Latina – Roma». Il Pinolo B&B (em italiano). 25 de março de 2009. Consultado em 2 de dezembro de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Media relacionados com Tumbas da Via Latina no Wikimedia Commons