San Carlo alle Quattro Fontane

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Igreja de São Carlos nas Quatro Fontes
San Carlo alle Quattro Fontane
Local Roma
País  Itália
Coordenadas 41° 54' 6" N 12° 29' 26" E
Religião Católica
Ano de consagração 1646
Arquiteto Francesco Borromini
Estilo arquitetónico Barroco



A Igreja de São Carlos nas Quatro Fontes (em italiano: Chiesa di San Carlo alle Quattro Fontane também chamada San Carlino) é uma Igreja Católica localizada em Roma, Itália. A igreja foi projetada pelo arquiteto Francesco Borromini e foi seu primeiro trabalho independente. É uma obra de arte da arquitetura barroca construída como parte de uma construção monástica no Monte Quirinal para os Trinitários espanhóis, uma ordem dedicada na libertação de escravos Cristãos. Ele recebeu o trabalho em 1634 sobre o patronato do Cardeal Francesco Barberini. Entretanto, o apoio financeiro não durou e, posteriormente, o projeto de construção passou por diversas dificuldades financeiras.[1] Esta é uma das três igrejas de Roma dedicadas a São Carlos, incluindo San Carlo ai Catinari e a Basílica de Santo Ambrósio e São Carlos.

História[editar | editar código-fonte]

As construções monásticas e o claustro foram as primeiras construções finalizadas após a igreja durante o período de 1638-1641 e em 1646 ela foi dedicada ao santo São Carlos Borromeu. Embora a ideia para a fachada serpentina foi concebida com antecedência, por volta da década de 1630, ela foi apenas construída no final da vida de Borromini e a parte superior não foi finalizada até a morte do arquiteto.[2]

O local para a nova igreja e seu monastério ficou no lado sudoeste do Quattro Fontane. A Igreja de Santo André no Quirinal de Bernini foi construída mais tarde ao longo da Strada Pia.

Referências

  1. Blunt, Anthony. Borromini, 1979, Belknap Harvard, p. 53
  2. Blunt, A. 1979, p. 71, 76-80. Blunt considers whether Borromini at San Carlo or Pietro da Cortona with his design for Santi Luca e Martina was the first to plan a curved church facade and decides in favour of Cortona, p. 76

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Blunt, Anthony. Borromini. Cambridge: Harvard University Press, 1979. ISBN 0-674-07926-4.
  • Steinberg, Leo. Borromini's San Carlo Alle Quattro Fontane. New York: Garland Pub, 1977. ISBN 0-8240-2008-1.
  • Portoghesi, Paolo. Storia Di San Carlino Alle Quattro Fontane (em <Língua não reconhecida>). Roma: Newton & Compton, 2001. ISBN 978-88-8289-485-6.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre San Carlo alle Quattro Fontane