Usuário(a):Editorvm/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Votorantim Metais.
Editorvm/Testes
Razão social Votorantim Metais S.A.
Capital fechado.
Slogan "Nossa essência é transformar."
Atividade Mineração e Metalurgia.
Gênero Sociedade Anônima.
Fundação 1996.
Sede Av. Eusébio Matoso, 1.375 – Butantã – São Paulo (SP).
Área(s) servida(s) Global.
Pessoas-chave Tito Martins (diretor-presidente).
Empregados 12.000 empregados.
Produtos Metais não-ferrosos, Minérios, Alumínio, Zinco, Níquel, Cobre, Chumbo, Prata, Cobalto e Químicos
Website oficial www.vmetais.com

A Votorantim Metais S.A. é uma empresa de mineração e metalurgia de metais não-ferrosos[nota 1] com sede no Brasil e capital fechado. A Companhia faz parte do portfólio de negócios industriais da Votorantim, um dos maiores conglomerados [1] da América Latina, que reúne outras empresas com ênfase em setores de base da economia, tais como: cimento e materiais de construção, siderurgia, energia, celulose e agronegócio (suco de laranja).

Além do Brasil, a Votorantim Metais está presente no Peru, nos Estados Unidos e na China. As 22 unidades produtivas da empresa a colocam como segunda maior[2] fabricante de alumínio primário[nota 2] do país, líder[3] na produção de níquel eletrolítico[nota 3] na América Latina e entre as cinco maiores[4] produtoras de zinco do mundo – ocupa a liderança[5] mundial na produção de óxido de zinco e a vice-liderança[6] em pó de zinco[nota 4]. A empresa também é líder brasileira na reciclagem de sucata de alumínio de processos e de clientes.

Até agosto de 2015, a empresa mantinha 8 projetos de pesquisa mineral[7], sendo 4 no Brasil, 2 no Peru e 1 na Namíbia.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1996, a partir de uma reorganização no modelo de gestão, os negócios industriais da Votorantim passaram a ser agrupados conforme as linhas de atuação no mercado. Desta forma, criou-se a Votorantim Metais, que passou a gerir todo o controle estratégico das frentes de Aço, Níquel, Zinco e, posteriormente, Alumínio. No entanto, muito antes da fundação da empresa, essas frentes já operavam de forma autônoma.

Cronologia[editar | editar código-fonte]

Década de 1950[editar | editar código-fonte]

1955 – Inaugurada, no município de Alumínio (SP), a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), a primeira indústria integrada desse metal no Brasil.

1956 – Iniciam-se as pesquisas das jazidas de zinco em Vazante (MG), que forneceria o primeiro embarque do minério para a recém inaugurada unidade metalúrgica de Três Marias (MG).

1957 – A Votorantim assume o controle da unidade de mineração de Niquelândia (GO). A década de 60 foi marcada pelo início da extração de níquel em minas localizadas na cidade.

Década de 1960[editar | editar código-fonte]

1969 – Início da lavra a céu aberto de minério silicatado de zinco em Vazante (MG) e da produção de zinco eletrolítico pela unidade de metalurgia em Três Marias (MG).

Década de 1970[editar | editar código-fonte]

1973 – A CBA torna-se a maior fabricante de alumínio do país, respondendo por 30% do volume total produzido, e empregando cerca de 5 mil pessoas.

Década de 1980[editar | editar código-fonte]

1980 – A CBA adquire uma jazida de bauxita em Itamarati de Minas (MG) e, após oito anos de análises, o seu enorme potencial para a extração é identificado.

1981 – A Votorantim produz o primeiro lote de níquel eletrolítico no Brasil, na unidade metalúrgica de São Miguel Paulista, na cidade de São Paulo (SP).

1982 – Início da operação da lavra subterrânea de Vazante (MG) para a extração de minério silicatado de zinco.

1984 – A Votorantim torna-se acionária da Mineradora Morro Agudo S.A., localizada em Paracatu (MG), produtora de concentrado sulfetado de zinco, junto com as empresas Ingá (Masa) e Paraibuna de Metais.

1986 – A CBA torna-se, pouco mais de 30 anos após sua inauguração, uma das maiores fábricas integradas de alumínio do mundo, produzindo 170 mil toneladas por ano.

1988 – A Votorantim assume o controle total da Mineradora Morro Agudo S.A, em Paracatu (MG). Neste mesmo ano, inicia-se o trabalho de construção das instalações das operações para a mineração da Zona da Mata mineira.

Década de 1990[editar | editar código-fonte]

1992 – Com investimento de US$ 500 milhões, a Votorantim conclui a expansão que eleva a capacidade de produção de níquel eletrolítico para 10 mil toneladas por ano na unidade metalúrgica de São Miguel Paulista (SP). No mesmo ano, iniciam-se os trabalhos de lavra e beneficiamento de bauxita em Itamarati de Minas (MG).

1993 – Em Três Marias (MG), a produção de zinco metálico em lingotes passa de 10 mil toneladas por ano para 90 mil toneladas por ano.

1995 – Seguindo um modelo de desenvolvimento sustentável, a Votorantim começa a usar aço reciclado como principal matéria-prima na fabricação de aços longos.

1996 – Depois de uma completa reestruturação no modelo de gestão da Votorantim, surge a Votorantim Metais, que passa a ser responsável pelas frentes de negócio Aço, Níquel e Zinco.

1998 – A capacidade de produção de níquel eletrolítico chega a 17,5 mil toneladas por ano na unidade de metalurgia de São Miguel Paulista (SP).

Década de 2000[editar | editar código-fonte]

2001 – A unidade de Três Marias (MG) dobra sua produção de 90 mil para 180 mil toneladas por ano de cátodo de zinco metálico.

2002 – A Votorantim Metais amplia sua participação no mercado brasileiro de zinco com a aquisição da Companhia Paraibuna de Metais, em Juiz de Fora (MG). A capacidade de produção, com a nova unidade de metalurgia, passa de 180 mil toneladas por ano para 270 mil toneladas por ano.

2003 – Início de uma nova expansão na capacidade produtiva de níquel. Investimentos fazem produção chegar a 20 mil toneladas por ano. A Votorantim Metais adquire a unidade de mineração de Fortaleza de Minas (MG), ampliando sua capacidade de produção de níquel em 50%. A unidade de mineração de Morro Agudo, em Paracatu (MG), também passa por expansão e eleva a produção para 35 mil toneladas de zinco por ano. Além disso, a unidade de mineração de bauxita em Miraí (MG) começa a ser construída.

2004 – A aquisição da unidade de metalurgia de zinco Cajamarquilla, no Peru, dá início à expansão da Votorantim Metais na América Latina. A nova unidade tem capacidade para produzir 160 mil toneladas de zinco por ano.

2005 – A Votorantim Metais amplia sua participação no mercado peruano de zinco, com a aquisição de 24,9% das ações da Milpo, quarta maior mineradora de zinco do Peru. A compra é feita por meio da unidade de Cajamarquilla, subsidiária da Votorantim Metais no Peru.

2007 – A Votorantim Metais adquire a norte-americana U.S. Zinc, empresa, situada nos Estados Unidos, especializada em reciclagem de resíduos industriais de galvanização, produção de zinco metálico e produtos de maior valor agregado, como óxido de zinco e pó de zinco.

2008 – O negócio Aço deixa de fazer parte da Votorantim Metais e passa para a gestão da recém criada Votorantim Siderurgia. Começam as operações da CBA na unidade de mineração de bauxita em Miraí (MG).

2009 – A CBA passa a fazer parte da Votorantim Metais.

2010 – A Votorantim Metais assume o controle majoritário da Milpo, já naquele momento a terceira maior mineradora de zinco do Peru. Neste mesmo ano, a unidade de metalurgia de Cajamarquilla, no Peru, é duplicada, aumentando sua capacidade produtiva de 160 mil para 330 mil toneladas de zinco por ano.

Década de 2010[editar | editar código-fonte]

2010 – A Votorantim Metais adquire a Metalex, unidade de reciclagem de alumínio industrial.

2014 – Uma nova reestruturação muda o modelo de governança. A holding Votorantim assume um papel de orientadora e gestora de portfólio, enquanto as empresas industriais – incluindo a Votorantim Metais – ganham maior autonomia. Entre os principais reflexos da nova governança está a maior responsabilização por parte das diretorias executivas e a criação de Conselhos de Administração para cada empresa.

Visão e Valores[editar | editar código-fonte]

Visão[8]

Assegurar crescimento e perenidade como um grupo familiar de grande porte, respeitado e reconhecido na comunidade em que atua, com foco na criação de valor econômico, ambiental e social, por meio de:

- Valores éticos que orientam uma conduta empresarial responsável;

- Negócios altamente competitivos;

- Busca de soluções criativas e inovadoras para seu portfólio;

- Pessoas motivadas para o alto desempenho.

Valores[9]

Os Valores permeiam todas as ações, decisões e relacionamentos da Votorantim com seus públicos e formam a sigla SEREU:

Solidez: buscar crescimento sustentável com geração de valor;

Ética: atuar de forma responsável e transparente;

Respeito: respeito às pessoas e disposição para aprender;

Empreendedorismo: crescer com coragem para fazer, inovar e investir;

União: o todo é mais forte.

Diretores da Companhia[editar | editar código-fonte]

Quadro diretor[editar | editar código-fonte]

Tito Botelho Martins

Diretor-presidente da Votorantim Metais desde 2012

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e com especializações em Administração de Empresas nas instituições: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Kellog School of Management da Northwestern University e INSEAD[10]. Tito Martins integrou conselhos de grandes organizações e atuou por 27 anos na mineradora Vale S.A..

Alexandre Gonzaga de Magalhães Gomes

Diretor de Tecnologia e Engenharia da Votorantim Metais desde 2011

Graduado em Engenharia Metalurgista na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Alexandre atuou em cargos de liderança em diversas empresas do setor de mineração, como Alcan e Anglo American.

Arlene Vasconcelos Heiderich Domingues

Diretora de Desenvolvimento Humano Organizacional e Comunicação da Votorantim Metais desde 2013

Graduada em Administração de Empresas, Arlene dedicou vinte e dois anos de sua carreira à gestão de Recursos Humanos, vinte deles na multinacional alemã Bosch.

Felipe Baldassari Guardiano

Diretor de Gestão e Sustentabilidade da Votorantim Metais desde 2012

Graduado em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), além de diversas especializações no exterior, ocupou o cargo de diretor de Gestão das plantas de minério de ferro e de pelotas na mineradora Vale S.A durante seis anos.

Jones Belther

Diretor de Pesquisa Mineral da Votorantim Metais desde 2004

Graduado em Geologia na Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), Jones possui vasta experiência em pesquisa mineral e já trabalhou em diversas empresas do setor de mineração, como Rio Tinto Brasil, Golden Star Resources e Vale S.A.

Luis Jorge Nunes

Diretor de Operações do Negócio Alumínio da Votorantim Metais desde 2012

Graduado em Engenharia Metalurgista pelo Instituto de Tecnologia de Governador Valadares[11], Luis atuou anteriormente como CEO no conglomerado norueguês Norsk Hydro e diretor industrial na mineradora Vale S.A.

Mario Antônio Bertoncini

Diretor Financeiro da Votorantim Metais desde 2014

Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Mário trabalhava anteriormente como Diretor de Tesouraria da holding Votorantim Industrial, e já teve passagens em cargos de alta liderança do Itaú Unibanco S.A.

Ricardo Rodrigues de Carvalho

Diretor do Negócio Alumínio da Votorantim Metais desde 2014

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Ricardo atuou como diretor das operações de metais base da Ásia e África na mineradora Vale S.A por mais de três anos.

Ricardo Moraes Galvão Porto

Diretor de Suprimentos e Logística da Votorantim Metais desde 2013

Graduado em Engenharia Química na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de diversas especializações internacionais, atuou por seis anos na área de Suprimentos da mineradora Vale S.A.

Valdecir Aparecido Botassini

Diretor de Operações do Negócio Polimetálicos da Votorantim Metais

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Mackenzie, com especialização em Engenharia de Processos Químicos na Universidade de São Paulo (USP), Valdecir atua na Votorantim Metais desde 1984 e passou por diversos cargos até chegar na diretoria.

Victor Breguncci

Diretor Comercial do Negócio Alumínio da Votorantim Metais desde 2011

Graduado em Engenharia Metalurgista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Victor possui vasta experiência na área comercial. Antes de virar diretor, atuou como head de Marketing do negócio Zinco.

Unidades e Subsidiárias[editar | editar código-fonte]

Brasil[editar | editar código-fonte]

Centro Corporativo

Localizado na avenida Eusébio Matoso, 1.375, no bairro do Butantã, em São Paulo (SP), é o escritório e a central de vendas da Votorantim Metais.

Unidade São Miguel Paulista

Localizada na zona leste de São Paulo (SP), é a unidade de metalurgia de níquel e cobalto eletrolítico.

Unidade Alumínio

Localizada no município de Alumínio, no interior de São Paulo, a unidade de metalurgia da CBA é a maior fábrica integrada de alumínio do mundo.

Filial Sorocaba

Localizada no município de Sorocaba, no interior de São Paulo (SP), é a oficina de serviços de recuperação e fabricação de peças e componentes para atendimento às demandas operacionais da área de manutenção da Unidade Alumínio.

Metalex

Localizada no município de Araçariguama, no interior de São Paulo, é a maior unidade de reciclagem de sucata industrial de alumínio do país.

Unidade Poços de Caldas

Localizada no município de Poços de Caldas, Sul de Minas Gerais, é uma das unidades de mineração de bauxita da CBA.

Unidade Miraí

Localizada no município de Miraí (MG), na Zona da Mata mineira, é uma das unidades de mineração de bauxita da CBA.

Unidade Itamarati de Minas

Localizada no município de Itamarati de Minas (MG), na Zona da Mata mineira, é uma das unidades de mineração de bauxita da CBA.

Unidade Vazante

Localizada no município de Vazante, Noroeste de Minas Gerais, é uma unidade de mineração de zinco, chumbo e prata.

Unidade Morro Agudo

Localizada no município de Paracatu, Noroeste de Minas Gerais, é uma unidade de mineração de zinco e chumbo, além de ser produtora de pó calcário agrícola.

Unidade Três Marias

Localizada no município de Três Marias, Norte de Minas Gerais, é uma unidade de metalurgia de zinco.

Unidade Juiz de Fora

Localizada no município de Juiz de Fora, Leste de Minas Gerais, é uma unidade de metalurgia de zinco.

Unidade Fortaleza de Minas

Localizada no município de Fortaleza de Minas, Sul de Minas Gerais, era uma das unidades de mineração de matte de níquel até 2013, quando as atividades foram suspensas temporiariamente. Em 2015, obteve licença para retomar a operação da planta de ácido sulfúrico.

Unidade Niquelândia

Localizada no município de Niquelândia, Norte de Goiás, é uma unidade de mineração de níquel e cobalto.

Peru[editar | editar código-fonte]

Unidade Cajamarquilla

Localizada em Lurigancho – Chosica, na província de Lima, é uma unidade de metalurgia de zinco e também o escritório da Votorantim Metais no Peru.

Unidade Atacocha

Localizada na província de Cerro de Pasco, no centro do país, é uma das unidades de mineração de zinco, chumbo e cobre da Milpo.

Unidade Cerro Lindo

Localizada no distrito de Chavín, na província de Chincha, é uma das unidades de mineração de zinco, chumbo e cobre da Milpo.

Unidade El Porvenir

Localizada na província de Cerro de Pasco, no centro do país, é uma das unidades de mineração de zinco, chumbo e cobre da Milpo.

Estados Unidos[editar | editar código-fonte]

Centro Corporativo Houston

Localizado em Houston, no Texas, é o escritório e a central de vendas da U.S. Zinc.

Unidade Houston

Localizada em Houston, no estado do Texas, é uma unidade de metalurgia de zinco.

Unidade Clarksville

Localizada em Clarksville, no estado de Tennesse, é uma unidade produtiva de óxido de zinco.

Unidade Millington

Localizada em Millington, no estado de Tennesse, é uma unidade produtiva de óxido de zinco.

Unidade Coldwater

Localizada em Coldwater, no estado do Michigan, é uma unidade produtiva de óxido de zinco.

China[editar | editar código-fonte]

Unidade Changshu

Localizada na zona franca de Changshu, é uma unidade de metalurgia de zinco.

Prêmios e Reconhecimentos[editar | editar código-fonte]

Prêmios em 2015[editar | editar código-fonte]

Prêmio Nacional de Inovação[12]

Projeto: Gestão Estratégica de Inovação

Prêmio Empresa do Ano do Setor Mineral[13]

Categoria: Metais não-ferrosos

Prêmio FIESP de Mérito Ambiental[14]

Projeto: Redução da Geração de Resíduos

Prêmio de Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira[15]

Categoria: Manutenção

Prêmios em 2014[editar | editar código-fonte]

Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira[16]

Melhores Tecnologias em Processos

Prêmio Nacional de Inovação[17]

Projeto: Gestão da Inovação Gestão de Inovação

Prêmio FIESP de Conservação e Reuso da Água[18]

Projeto: Reutilização da Água

Prêmios em 2013[editar | editar código-fonte]

Prêmio Hugo Werneck[19]

Categoria: Gestão de Recursos Hídricos

Prêmio 200 Maiores Minas Brasileiras[20]

Projeto: Produção, segurança e investimentos

Guia Exame de Sustentabilidade[21]

Categoria: Sustentabilidade em Mineração

Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira[22]

Categoria: Otimização em Processos

Prêmios em 2012[editar | editar código-fonte]

Guia VOCÊ S/A EXAME - AS MELHORES EMPRESAS PARA SE TRABALHAR[23]

Categoria: "Empresa Revelação do Ano"

V Congresso Internacional do Alumínio[24]

Categoria: Alumínio Primário

Categoria: Processos de Transformação


14° Prêmio de Excelência Minero-Metalúrgica Brasileira[25]

Categoria Processos

Categoria Gestão

Prêmio Mineiro de Gestão Ambiental[26]

Projeto: Resíduo Zero

Projeto: Aumento da produtividade de um processo de sondagem utilizando a ferramenta Seis Sigma

14° Prêmio de Excelência Minero-Metalúrgica Brasileira[27]

Categoria Processos: “Projeto de Redução de Pb/Ag”

Prêmios em 2011[editar | editar código-fonte]

13º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira[28]

Projeto "Redução de consumo de óleo nos Fornos de Redução"

13º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira[29]

Categoria Processos: “A Otimização da Área Vermelha da Refinaria de Alumina da Votorantim Metais/CBA”

13º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira[30]

Categoria Meio Ambiente: “Redução da concentração de manganês no efluente líquido industrial tratado da Votorantim Metais”

13º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira[31]

Categoria Processos: “Projeto de Redução de Pb/Ag”, concedido pela Revista Minérios Minerales.

10º Prêmio Ser Humano[32]

Categoria Gestão de Pessoas: “Equipes de Alta Performance"

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Página Oficial da Votorantim Metais Página Oficial da U.S.Zinc A Hora dos Profissionais - Isto É Dinheiro Associação Brasileira de Alumínio Técnico e Mineração Página oficial do Grupo Votorantim The Business School for the World (INSEAD) Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Governador Valadares Prêmio Nacional de Inovação Instituto Brasileiro de Mineração Votorantim Metais – CBA é reconhecida em Prêmio FIESP de Mérito Ambiental - Gazeta de Votorantim Revista Minérios && Minerales Toyota e Antares Reciclagem vencem 9º Prêmio Fiesp de Conservação e Reúso de Água - FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) IV Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza As empresas premiadas pelo Guia EXAME Sustentabilidade 2013 - Revista Exame Melhores Empresas para Trabalhar reúne 1.300 profissionais - Revista Exame MINING.com ABRH-MG divulga resultado do 10º Prêmio Ser Humano - ABRH-MG


Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Metais nos quais o ferro está ausente.
  2. O alumínio primário é obtido após o processamento da bauxita (a matéria-prima) e da alumina (óxido de alumínio) por meio de uma série de processos químicos.
  3. O níquel eletrolítico é obtido por meio da eletrólise, um processo de revestimento que utiliza corrente elétrica para o depósito de uma liga brilhante e uniforme de níquel (ou outro componente) em uma placa metálica.
  4. Pó, obtido a partir do zinco metálico, aplicado na produção de pilhas alcalinas e tintas para proteção contra corrosão.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. ISTOÉ Dinheiro: A hora dos profissionais (17/01/2014). Visitado em 19 de agosto de 2015.
  2. ABAL: Anuário Estatístico ABAL 2014 (2015). Visitado em 19 de agosto de 2015.
  3. Votorantim Metais: Uma história de sucesso. Visitado em 19 de agosto de 2015.
  4. Votorantim Metais: Uma história de sucesso. Visitado em 19 de agosto de 2015.
  5. U.S. Zinc: About Us. Visitado em 19 de agosto de 2015.
  6. Relatório Integrado Votorantim Industrial 2014: Entre desafios e oportunidades (2015). Visitado em 19 de agosto de 2015.
  7. Técnico e Mineração: O que é a Pesquisa Mineral? (13/09/2013). Visitado em 19 de agosto de 2015.
  8. Votorantim Metais: Visão / Valores / Política. Visitado em 26 de agosto de 2015.
  9. Votorantim Metais: Visão / Valores / Política. Visitado em 26 de agosto de 2015.
  10. INSEAD: The Business School for the World (2015). Visitado em 25 de agosto de 2015.
  11. Instituto Federal de Minas Gerais. Campus Governador Valadares. (2015). Visitado em 25 de agosto de 2015.
  12. Prêmio Nacional de Inovação. Vencedores. (2015). Visitado em 25 de agosto de 2015.
  13. Instituto Brasileiro de Mineração. Votorantim Metais é eleita empresa do ano do setor mineral. (07/05/2015). Visitado em 25 de agosto de 2015.
  14. Gazeta de Votorantim: Votorantim Metais – CBA é reconhecida em Prêmio FIESP de Mérito Ambiental (22/06/2015). Visitado em 25 de agosto de 2015.
  15. Minérios & Minerales: 17º Prêmio de Excelência (05/05/2015). Visitado em 25 de agosto de 2015.
  16. Instituto Brasileiro de Mineração: IBRAM prestigia prêmio de excelência da indústria mínero-metalúrgica brasileira (14/05/2014). Visitado em 26 de agosto de 2015.
  17. Prêmio Nacional de Inovação: Vencedores (2014). Visitado em 26 de agosto de 2015.
  18. FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo: Toyota e Antares Reciclagem vencem 9º Prêmio Fiesp de Conservação e Reúso de Água (18/03/2014). Visitado em 26 de agosto de 2015.
  19. IV Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza: Finalistas (2013). Visitado em 26 de agosto de 2015.
  20. Instituto Brasileiro de Mineração: Premiação 200 Maiores Minas Brasileiras (2013). Visitado em 26 de agosto de 2015.
  21. Revista EXAME: As empresas premiadas pelo Guia EXAME Sustentabilidade 2013 (06/11/2013). Visitado em 26 de agosto de 2015.
  22. Minérios & Minerales: 13º Prêmio de Excelência (2013). Visitado em 26 de agosto de 2015.
  23. Revista EXAME: Melhores Empresas para Trabalhar reúne 1.300 profissionais (01/10/2012). Visitado em 26 de agosto de 2015.
  24. ABAL - Associação Brasileira do Alumínio: Congresso e Seminário de Reciclagem premiam melhores trabalhos do setor (14/05/2012). Visitado em 26 de agosto de 2015.
  25. Minérios & Minerales: 14º Prêmio de Excelência da Insdústria Minero-metalúrgica Brasileira (2012). Visitado em 26 de agosto de 2015.
  26. MINING.com: Votorantim Metais é premiada como referência em Gestão Ambiental (16/05/2012). Visitado em 26 de agosto de 2015.
  27. Minérios & Minerales: 14º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira (2012). Visitado em 26 de agosto de 2015.
  28. Minérios & Minerales: 13º Prêmio de Excelência (2011). Visitado em 26 de agosto de 2015.
  29. Minérios & Minerales: 13º Prêmio de Excelência (2011). Visitado em 26 de agosto de 2015.
  30. Minérios & Minerales: 13º Prêmio de Excelência (2011). Visitado em 26 de agosto de 2015.
  31. Minérios & Minerales: 13º Prêmio de Excelência (2011). Visitado em 26 de agosto de 2015.
  32. ABRH-MG: ABRH-MG divulga resultado do 10º Prêmio Ser Humano (2011). Visitado em 26 de agosto de 2013.