Zooey Deschanel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Zooey Deschanel
Deschanel no festival de música Virgin,em 2008
Nome completo Zooey Claire Deschanel
Nascimento 17 de janeiro de 1980 (34 anos)
Los Angeles, Califórnia
 Estados Unidos
Ocupação Atriz
Cantora
Cônjuge Ben Gibbard (2009 - 2011)
IMDb: (inglês)

Zooey Claire Deschanel (Los Angeles, Califórnia, 17 de janeiro de 1980) é uma atriz, musicista e compositora norte-americana, indicada três vezes ao Globo de Ouro e uma vez ao Emmy. Deschanel fez sua estreia no cinema em 1999, no filme Mumford, e logo se tornou conhecida por seus papéis em filmes como Almost Famous, Elf e The Hitchhiker's Guide to the Galaxy.

Desde então ela, estrelou os filmes Yes Man e (500) Days of Summer. Toca teclado, percussão, banjo e ukelele. Ela já cantou em vários de seus filmes, e seu primeiro álbum Volume One (gravado com M. Ward sob o nome She & Him) foi lançado em 18 de março de 2008. Atualmente, Zooey é a protagonista da série New Girl, onde interpreta Jessica Day.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Zooey nasceu em Los Angeles, Califórnia, filha do cineasta e diretor Caleb Deschanel e Mary Jo Deschanel. É descendente de irlandeses e franceses[1] . O nome "Zooey" (IPA: ['zo.i]) foi inspirado pelo personagem de mesmo nome, "Zooey Glass", do livro Franny and Zooey, de J. D. Salinger[2] . Sua irmã mais velha, Emily Deschanel também é atriz e é a estrela principal da série de televisão Bones. Sua irmã revelou em uma entrevista à imprensa francesa, que elas quando crianças, passaram muitos verões em Lyon, na França.

Deschanel vive em Los Angeles, mas passou grande parte de sua infância viajando por conta do trabalho do seu pai, ela disse mais tarde que "odiava todas as viagens [...] Estou muito feliz agora por ter tido essa experiência, mas ficava tão triste por ter que deixar meus amigos, em Los Angeles e ir para lugares onde não tinha nenhuma comida que eu gostasse ou coisas as quais eu estava acostumada[3] "

Ela frequentou a Crossroads School, uma escola particular em Santa Mônica, Califórnia, onde fez amizade com as futuras estrelas Jake Gyllenhaal e Kate Hudson[2] . Ela também esteve no French Woods Festival of the Performing Arts durante o acampamento de verão e cantou durante todo o ensino médio, pois pretendia seguir uma carreira no teatro musical[1] . Durante sete meses ela cursou a Northwestern University, depois de sua saída ela foi trabalhar como atriz[3] . Amiga de infância do ator Jason Schwartzman, ela o namorou por muitos anos antes de romperem em 2005. Também namorou o ator britânico Martin Freeman, o dramaturgo Jeff Smeenge e Hunter Burgan, (baixista do AFI).

Deschanel ficou noiva de Ben Gibbard, da banda Death Cab for Cutie em 28 de dezembro de 2008[4] [5] [6] [7] . Casaram-se em setembro de 2009[8] . A 1 de Novembro de 2011, anunciaram a sua separação e o divórcio ficou concluído no ano seguinte.

Deschanel, que é alérgica a ovos, leite, trigo e glúten[9] , come comida vegana[10] o que foi apresentado no oitavo episódio da primeira temporada da série Top Chef Masters, onde os chefes Art Smith, Anita Lo, Hubert Keller, Michael Chiarello e Rick Bayless tiveram que preparar um almoço vegano para sua família e amigos levando em conta tais restrições alimentares.[11] . Zooey foi eleita, em 2012, a mulher mais desejável do mundo através de uma pesquisa feita na internet pelo site britânico AskMen.[12]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Deschanel e M. Ward / She & Him no Newport Folk Festival (agosto de 2008)

Ela fez seu primeiro filme, a comédia Mumford de Lawrence Kasdan. Deschanel então apareceu como a irmã mais velha rebelde de Patrick Fugit na semi-autobiografia de Cameron Crowe, Almost Famous. Seu papel seguinte foi ao lado de Joseph Gordon-Levitt, no filme Manic, um pequeno filme independente, em que Deschanel interpreta um paciente mental. Depois ela atuou em Big Trouble, de Tim Allen. Depois ela co-estrelou o filme Abandon com Katie Holmes interpretando sua melhor amiga. Então representou a insatisfeita balconista de Drogaria no The Good Girl de Jennifer Aniston.

Seu papel seguinte foi em All The Real Girls, como uma curiosa sexual virgem de 18 anos, com quem tinha um romance com um homem desorientado de 22 anos (Paul Schneider). Pelo Papel, Deschanel foi eleita melhor atriz no Festival de Cinema de Mar del Plata, e também indicada para o Independent Spirit Award em 2004.

Deschanel interpretou um elfo de armazém com Will Ferrell na comédia Elf e o papel principal no filme Eulogy. Depois desse ano, Deschanel trabalhou novamente com Ferrell, no escuro drama Winter Passing, estrelado por Ed Harris que também conta com sua mãe no elenco. Ela também encarnou a personagem Trillian na adaptação do livro de ficção-científica de humor O Guia do Mochileiro das Galáxias (da série de ficção científica The Hitchhiker's Guide to the Galaxy) de Douglas Adams em 2005.

Recentemente, apareceu no Failure to Launch como a neurótica amiga de quarto de Sarah Jessica Parker. Ela também apareceu como a senhorita Edmunds em Bridge to Terabithia em 2007. Deschanel também dublou a penquim Lani Aliikai no recente Surf's Up. Mais recentemente, ela entrou no filme de M. Night Shyamalan, The Happening, estrelado por Mark Wahlberg. Em 2009, Zooey interpretou Allison no filme Yes Man atuando ao lado de Jim Carrey e Bradley Cooper. Também em 2009, Zooey fez o papel de Summer no filme de grande sucesso 500 Days of Summer atuando novamente ao lado de Joseph Gordon-Levitt. Gospel According to Janis, um filme biográfico, estrelado por Zooey, como Janis Joplin, havia sido programado para estrear no início de 2007, mas foi adiado indefinidamente.

Deschanel apareceu como atriz de televisão nos programas Veronica's Closet e Frasier, e em vários videoclipes de músicas, incluindo a canção da banda The Offspring, "She's Got Issues". Ela também apareceu num comercial de TV para a Gap modas Down on Khaki Street" em 2002. Ela esteve mais recentemente na série de TV norte-americana Weeds, como a ex-namorada de Andy Botwins, Kat. Interpretou DG, Dorothy Gale, a líder na nova minissérie do Sci-Fi Channel, Tin Man, uma espécie de adaptação de The Wonderful Wizard of Oz de 1939. Atualmente é a protagonita do seriado New Girl interpretando Jessica Day. Por esta série ela recebeu duas indicações ao Globo de Ouro e uma indicação ao Emmy em 2012 e 2013.

Música[editar | editar código-fonte]

Deschanel apareceu como companheira da atriz Samantha Shelton na cena do cabaré, do filme If All the Stars Were Pretty Babies, assim como cantou e tocou em diversos outros filmes, como Bridge to Terabithia, Elf, Once Upon a Mattress, The New Guy, Winter Passing e Yes Man. Deschanel já se apresentou ao vivo com diversos músicos, incluindo M. Ward e The Citizens Band. Sua composição para piano, "Bittersuite", foi utilizada como tema de Winter Passing, no qual ela estrelou. Gravou uma versão da música "Hello Dolly" do musical de mesmo nome. Deschanel recentemente apareceu em uma entrevista numa rádio de Seattle juntamente com M. Ward para promover seu próximo álbum, o qual é uma mistura de country e rock and roll.

Durante a entrevista no talkshow da rádio, Deschanel e Ward apresentaram quatro canções "You Really Got A Hold Of Me, "Change is Hard", "Magic Trick", e "Send it to Me". Em março de 2007, Jason Schwartzman's da Coconut Records gravou um álbum chamado "Nighttiming", o qual teve a participação de Zooey em duas canções: "Slowly" e "Ask Her To Dance".

Alem de gravações em trilhas sonora e participações em álbuns de outros artistas Zooey forma, desde 2006, a banda She & Him junto com M. Ward.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Cinema
Ano Título Papel Notas
1999 Mumford Nessa Watkins
2000 Almost Famous Anita Miller
2001 Manic Tracy
2002 The Good Girl Cheryl
Abandon Samantha Harper
Big Trouble Jenny Herk
The New Guy Nora
Sweet Friggin' Daisies Zelda
2003 Whatever We Do Nikki
All the Real Girls Noel Indicada - Independent Spirit Award de melhor actriz
It's Better to Be Wanted for Murder Than Not to Be Wanted at All Garota do posto de gasolina
House Hunting Christy
Elf Jovie
2004 Eulogy Kate Collins
2005 The Hitchhiker's Guide to the Galaxy Trillian
Winter Passing Reese Holden
Once Upon a Mattress Lady Larken Para a TV
2006 Failure to Launch Kit
Live Free or Die Cheryl
2007 The Good Life Frances
The Go-Getter Kate
Bridge to Terabithia Sr. Edmunds
Flakes Miss Pussy Katz
Raving Katie
Surf's Up Lani Aliikai Video game
Surf's Up Lani Aliikai (voz)
The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford Dorothy Evans
2008 The Happening Alma Moore
Gigantic Harriet 'Happy' Lolly
The Secret Attic Antonia, Suzana (voz)
2009 Yes Man Allison
2009 (500) Days of Summer Summer Finn
2010 Your Highness Belladonna
2011 Our Idiot Brother Natalie
Televisão
Ano Título Papel Notas
1998 Veronica's Closet Elena 1 episódio
2002 Frasier Jen 1 episódio
2004 Cracking Up Heidi 1 episódio
2005 American Dad! Candy Striper Stripper 1 episódio
2006 Weeds Kat 4 episódios
2007 Tin Man DG 3 episódios
Drunk History Mary Todd Lincoln Episódio desconhecido
2008 The Simpsons Mary Spuckler 1 episódio (Apocalypse Cow)
2009 Bones Margaret Whitesell 1 episódio
2011 New Girl Jessica Day Protagonista
2012 The Simpsons Mary Spuckler 1 episódio (Moonshine River)

Principais prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Globo de Ouro Golden Globe icon.svg
Ano Categoria Título Resultado
2012 Melhor atriz em série de comédia ou musical New Girl Indicado
2013 Melhor atriz em série de comédia ou musical New Girl Indicado
2014 Melhor atriz em série de comédia ou musical New Girl Indicado
Emmy Awards
Ano Categoria Título Resultado
2012 Melhor atriz em série de comédia New Girl Indicado
Independent Spirit Awards
Ano Categoria Título Resultado
2004 Melhor atriz All the Real Girls Indicado

Referências

  1. a b "A Scene Stealer Steps off the Sidelines: With a calculated move, actress Zooey Deschanel sheds the 'best friend' persona" Los Angeles Times. Página visitada em 1 de dezembro de 2007.
  2. a b De Vries, Hilary. Zooey Deschanel; Now, Life Is a Cabaret" The New York Times. Página visitada em 1 de dezembro de 2007.
  3. a b "From A to Zooey" Boston Globe (23 de fevereiro de 2003). Página visitada em 1 de dezembro de 2007.
  4. Celebrity news and entertainment from In Touch Weekly (29 de dezembro de 2008). Página visitada em 17 de julho de 2009.
  5. Zooey Deschanel Says ‘Yes’ To Marriage Proposal Access Hollywood (29 de dezembro de 2008). Página visitada em 17 de julho de 2009.
  6. News — EXCLUSIVE: Zooey Deschanel Engaged to Death Cab for Cutie Rocker Usmagazine.com (29 de dezembro de 2008). Página visitada em 17 de julho de 2009.
  7. Pitchfork: Zooey Deschanel and Ben Gibbard Engaged! Pitchforkmedia.com. Página visitada em 17 de julho de 2009.
  8. Zooey Deschanel gets married (20 de setembro de 2009). Página visitada em 24 de outubro de 2009.
  9. Zooy Deschanel é alérgica à ovos e leite.
  10. Zooey Deschanel come comida vegana.
  11. Almoço com restrições alimentares.
  12. Zooey Deschanel eleita a mulher mais desejável..

Ligações externas[editar | editar código-fonte]