A Banca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde outubro de 2016). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
A Banca
Informação geral
Origem Santos, SP
País  Brasil
Gênero(s) Rock
Período em atividade Abril - Setembro de 2013
Gravadora(s) Independente
Afiliação(ões) Charlie Brown Jr., Chorão, O Rappa, Marcelo Falcão, Dinho Ouro Preto, Di Ferrero, NX Zero, Marcelo D2, Raimundos, Negra Li .
Integrantes Champignon

Thiago Castanho
Marcão
Helena Papini
Bruno Graveto

Página oficial www.abancarock.com.br

A Banca foi uma banda brasileira de rock criada em 2013. Após 21 anos de Charlie Brown Junior, visando a preservar a formação original da banda, os músicos Champignon, Bruno Graveto, Marcão Britto e Thiago Castanho, criaram "A Banca" após a morte de Chorão, líder da extinta banda Charlie Brown Jr.. O nome é inspirado em uma expressão bem conhecida na periferia, onde simboliza uma turma, uma galera, no caso “A Banca do Charlie Brown Jr”, o nome reforça a ideia dos integrantes de manter viva a essência e ideologia do grupo.

História[editar | editar código-fonte]

No dia 11 de abril de 2013, em entrevista à revista Rolling Stone Brasil, o músico Champignon confirma que a banda Charlie Brown Jr. não tem como continuar sem Chorão, mas os integrantes, Marcão, Graveto e Thiago Castanho ao lado de Champignon formaram uma nova banda chamada A Banca[1](uma gíria de rua, que significa um movimento de uma gangue, a gangue do Charlie Brown Jr.), onde o baixista assumira os vocais e a banda terá uma nova baixista chamada Lena Papini. Sobre o nome da nova banda, Champignon explicou:

Já sobre sua ida aos vocais, Champignon comentou que também é uma homenagem a Chorão, já que Chorão havia sinalizado que ele poderia assumir os vocais da banda durante suas férias.

A primeira apresentação da banda foi no programa Altas Horas, TV Globo, gravado no dia 11 de abril de 2013.[3]

Turnê Chorão Eterno[editar | editar código-fonte]

Após esta apresentação, a banda saiu em uma turnê nacional em homenagem ao músico Chorão chamada "Chorão Eterno", no qual eles tocam canções de toda a carreira do Charlie Brown Jr..[4] A turnê estreou oficialmente no dia 4 de maio de 2013.[5] Durante a apresentação da banda, imagens inéditas de Chorão com os músicos eram exibidos num telão.[6]

A renda de alguns shows estavam sendo destinadas ao Chorão Skate Park, que, após a morte do Chorão, ficou com a situação financeira complicada, pois era ele quem cobria a maior parte das despesas.[8] Em comunicado, a banda informou que esta turnê se encerraria no dia 3 de outubro, com um show no Espaço das Américas, em São Paulo.[9] No dia 16 de Abril, a banda foi confirmada como uma das atrações do festival João Rock 2013.[10] Foram confirmados também como uma das atrações do Circuito Banco do Brasil[11] (show, que não chegou a acontecer devido a morte do Champignon).

Lançamento Nacional do 1o Single[editar | editar código-fonte]

No dia 24 de Agosto a banda fez o lançamento nacional, na rádio Jovem Pan!, de seu primeiro single, intitulado "O Novo Passo".[12] No dia 07 de setembro de 2013, o líder da banda, Champignon, revelou que o grupo estava em fase de composição das músicas de seu primeiro disco.[9]

Morte de Champignon[editar | editar código-fonte]

No dia 9 de setembro de 2013, o líder da banda, Champignon, foi encontrado morto em seu "estúdio" na sua residência em São Paulo, após ter efetuado dois tiros, um para teste em direção ao chão acertando em um de seus instrumento musicais e outro na cabeça, resultando em seu falecimento, câmeras de seguranças flagraram Champignon realizando dois gestos o primeiro de "paz e amor" em direção ao chão e o segundo realizando o gesto de "degola" com dois dedos sendo uma prévia de seu suicídio, sua mulher grávida de cinco meses estava na residência e foi levada em estado de choque ao hospital. O futuro da banda segue indefinido.

Pós-Morte de Champignon[editar | editar código-fonte]

Após a morte do líder da banca, os integrantes remanescentes da então formação do Charlie Brown Jr. têm investido na carreira solo e em projetos paralelos na música como forma de seguir em frente após um turbulento ano de 2013.[14]

Em Janeiro de 2014, Bruno Graveto revelou ao site G1 que os integrantes do grupo poderiam se reunir em um novo projeto, para formar uma banda de rock clássico. Este projeto conta, além de Graveto, com Lena Papini, o vocalista Ivan Sader e Marcão.[15]

Em Fevereiro de 2014, o novo projeto musical foi oficialmente lançado. Chamado D'Chapas, o grupo conta com Ivan Sader nos vocais, e 3 integrantes d`A Banca. Thiago Castanho foi o único a não integrar o D'Chapas.[16]

Em abril de 2014, os remanescentes d`A Banca fizeram a base do show "CBJR e Convidados" que tocaram no “festival Tâmo Aí Na Atividade”.[17]

Em novembro de 2014, Thiago Castanho anuncia sua nova banda, intitulada de "O Legado", com duas músicas já lançadas, "Mais um dia sem você" e "Paraíso de Ilusão".

Também em novembro, Marcão anunciou seu novo trabalho. Ao lado de Lena Papini, e com Pinguim, o trio formou a banda Bula.[18]

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Champignon[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Champignon

Vocalista e Beat-Box. Entrou no Charlie Brown Jr em 1992, mas saiu da banda em 2005, neste período ele gravou 7 discos com a banda, em 2011 Champignon retorna ao Charlie Brown, após Chorão publicar um texto explicando que o contrato de Heitor Gomes tinha rompido, e ambos acharam melhor a separação. Nesse mesmo comunicado ele anuncia que Champignon estaria voltando à banda, depois de quase seis anos. Esteve presente na gravação do CD e DVD Música Popular Caiçara que foi lançado em março de 2012. Permaneceu na banda até o seu final em abril de 2013 devido a morte de seu membro fundador. Posteriormente com a mesma formação da antiga banda, formou a banda A Banca. Passou de baixista para o vocais principal. Ele e Chorão se desentenderam em um show mas, após ver que um fã havia gravado a briga, os dois gravaram um vídeo selando novamente a amizade. Champignon morreu na madrugada do dia 9 de setembro de 2013, após se suicidar em seu apartamento em São Paulo.

Thiago Castanho[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Thiago Castanho

Guitarrista e Backing Vocal. Thiago Castanho entrou no Charlie Brown Jr. em 1992 e, depois de tocar nos três primeiros discos, se desligou da banda em 2001. Antes de voltar e assumir definitivamente as guitarras do Charlie Brown Jr. no ano de 2005, Thiago montou o estúdio Digital Grooves em Santos, SP, cursou administração de empresas durante seis meses e gravou um Acústico MTV com a banda Ira!. Thiago também fez parte da banda Aliados 13. Apesar da volta de Marcão, continua sendo o principal responsável pelos solos de guitarra, assim como era há vários anos, quando ainda existia a dupla na banda. Permaneceu na banda até o seu final em abril de 2013 devido a morte de seu membro fundador. Posteriormente com a mesma formação da antiga banda, integra a banda A Banca, onde assumiu a função de Backing Vocal, podendo ser constatado já no primeiro single "O Novo Passo".

Marcão[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Marcão

Guitarrista, entrou no Charlie Brown Jr. em 1992, foi um dos responsáveis pela chegada do guitarrista Thiago Castanho, que havia sido seu aluno de guitarra. No período de sua primeira passagem na banda ele gravou sete discos, antes de sair em 2005, Marcão retorna para o Charlie Brown Jr. em 2011, durante um show no Viradão Carioca. Esteve presente na gravação do CD e DVD Música Popular Caiçara. Permaneceu na banda até o seu final em abril de 2013 devido a morte de seu membro fundador. Posteriormente com a mesma formação da antiga banda, integra a banda A Banca.

Lena Papini[editar | editar código-fonte]

Baixista Helena Papini é filha de pastores e era figura carimbada nas noites de Santos, já tocou com várias bandas, e por fazer um excelente trabalho e ser conhecida de Champignon e Marcão foi convidada a assumir o baixo da banda santista "A Banca", pois Champignon queria se sentir livre para interagir com o público.

Bruno Graveto[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Bruno Graveto

Baterista, entrou na banda no ano de 2008 e toca desde os doze anos. Antes de entrar no Charlie Brown Jr. tocou em outras bandas, como Pipeline e O Surto. Tocou também com o baixista Heitor Gomes na banda Fusion. Permaneceu na banda até o seu final em abril de 2013 devido a morte de seu membro fundador. Posteriormente com a mesma formação da antiga banda, integra a banda A Banca.

Referências

  1. whiplash.net/ Charlie Brown Jr.: membros anunciam nova banda, A Banca
  2. a b tvg.globo.com/ Filho de Chorão vê ensaio e aprova formação da nova banda A Banca
  3. [1] Integrantes do Charlie Brown Jr. anunciam banda sem Chorão
  4. g1.globo.com/ Último show de 'A Banca' foi uma homenagem para Chorão
  5. ofuxico.com.br/ Banda com músicos do Charlie Brown Jr. lança a turnê Chorão Eterno
  6. acritica.uol.com.br/ Grupo A Banca faz turnê em homenagem a Chorão
  7. g1.globo.com/ Músicos do Charlie Brown Jr levam turnê 'Chorão Eterno' ao RJ pela 1ª vez
  8. g1.globo.com/ Banda A Banca realizará show para ajudar a salvar Chorão Skate Park
  9. a b d24am.com/ Em último post, Champignon disse que A Banca preparava primeiro CD
  10. A Banca no João Rock 2013
  11. riodejaneiro.circuitobancodobrasil.com.br/ A Banca apresenta turnê “Chorão Eterno”
  12. atdigital.com.br/ A Banca disponibiliza ‘O Novo Passo’, primeiro single, para audição
  13. g1.globo.com/ A Banca divulga comunicado sobre a morte de Champignon
  14. musica.uol.com.br/ Um ano sem Chorão: Músicos do Charlie Brown Jr. dedicam-se a novos projetos
  15. a b g1.globo.com/ Baterista revela que integrantes do CBJr podem formar nova banda
  16. caras.uol.com.br/ Integrantes da banda de Champignon lançam novo projeto de rock
  17. rollingstone.uol.com.br/ Ex-integrantes do Charlie Brown Jr. se reúnem em festival em homenagem ao legado da banda
  18. mtv.com.br/ BANDA BULA LANÇA PRIMEIRO CLIPE