Ampere

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ampère)
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados de Ampere, veja Ampere (desambiguação).

O ampere ou ampère[nota 1] (símbolo: A) é a unidade de medida da corrente elétrica no Sistema Internacional de Unidades.[1] O nome é uma homenagem ao físico francês André-Marie Ampère. Um ampere equivale a um coulomb por segundo:

Definição[editar | editar código-fonte]

Relativo à qualidade, o ampere "é atualmente definido em termos de uma corrente que, se mantida em dois condutores paralelos retilíneos de tamanhos e em posições específicas, irão produzir uma certa quantidade de força magnética entre os condutores".[6] Quantitativamente, um ampere é definido como a intensidade de uma corrente elétrica constante que produz uma força atrativa de 2 × 10−7 newton por metro de comprimento entre dois fios condutores paralelos, retilíneos, de comprimento infinito, de secção circular desprezível colocadas a um metro de distância entre si, no espaço livre[nota 2][1]. A definição é baseada na lei de Ampère[7]

O ampere é uma unidade fundamental do SI, juntamente com o metro, kelvin, segundo, mol, candela e o quilograma: ele é definido sem a referência de quantidade de carga elétrica. É calculado por A=C/s, ou coulomb por segundo.

Esta unidade do Sistema Internacional é nomeada em homenagem a André-Marie Ampère. Assim como todas as unidades do SI cujo nome se derivam de nome próprio de uma pessoa, a primeira letra do símbolo é maiúscula (A). Quando uma unidade do SI é escrita, deve-se sempre empregar letras minúsculas (ampere), exceto nos casos em que qualquer outra palavra seria escrita com maiúsculas, como no começo de uma frase ou em um título.
Basado em The International System of Units, seção 5.2.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas

  1. A acentuação do nome da unidade varia conforme o idioma. Em inglês, grafa-se ampere sem acentuação,[1] enquanto o francês adota ampère.[2] Em português, embora se encontre as duas grafias, deve-se dar preferência a ampere conforme indicado pelo Vocabulário Internacional de Metrologia adotado pelo Inmetro (Brasil) e pelo Instituto Português da Qualidade.[3][4][5]
  2. O Escritório Internacional de Pesos e Medidas não distingue vácuo quântico e espaço livre.

Referências

  1. a b c «Unit of electric current (ampere)» (em inglês). Escritório Internacional de Pesos e Medidas. Consultado em 3 de abril de 2017 
  2. Escritório Internacional de Pesos e Medidas. Brochura SI, Secção 2.1.1.4 (em francês)
  3. Vocabulário Internacional de Metrologia – Conceitos fundamentais e gerais e termos associados, 1ª edição Luso-Brasileira. Rio de Janeiro: Inmetro, 2012.
  4. Sistema Internacional de Unidades, 9ª. Rio de Janeiro: Inmetro, 2012.
  5. Vocabulário Internacional de Metrologia Arquivado em 20 de fevereiro de 2011, no Wayback Machine., 3ª edição. Monte de Caparica: Instituto Português da Qualidade, 2008.
  6. Beyond the Kilogram: Redefining the International System of Units(2006). National Institute of Standards and Technology.
  7. Raymond A Serway & Jewett JW (2006). Serway's principles of physics: a calculus based text Fourth Edition ed. Belmont, CA: Thompson Brooks/Cole. 746 páginas. ISBN 053449143X 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]