Apocalipse 10

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Apocalipse 10

Trecho do Apocalipse no Papiro 18.
Livro Apocalipse
Categoria Apocalíptico
Parte da Bíblia Novo Testamento
Precedido por: Apocalipse 9
Sucedido por: Apocalipse 11
Capítulos do Apocalipse

Apocalipse 10 é o décimo capítulo do Livro do Apocalipse (também chamado de "Apocalipse de João") no Novo Testamento da Bíblia cristã.[1][2] O livro todo é tradicionalmente atribuído a João de Patmos, uma figura geralmente identificada como sendo o apóstolo João.[3]

Este capítulo continua a narrativa das sete trombetas.

Texto[editar | editar código-fonte]

O texto original está escrito em grego koiné e contém 11 versículos. Alguns dos mais antigos manuscritos contendo porções deste capítulo são:

Estrutura[editar | editar código-fonte]

"João devora o Livrinho"
Gravura de Albrecht Dürer (1497-1498).

Este curto capítulo pode ser dividido em duas seções distintas, continuando a descrição das sete trombetas iniciada em Apocalipse 8:

  • "O Anjo Poderoso e o Livrinho" (versículos 1-7)
  • "João come o Livrinho" (versículos 8-11)

Conteúdo[editar | editar código-fonte]

Ainda no contexto da sexta trombeta no final do capítulo anterior, João relata que um novo anjo desceu do céu com um "livrinho aberto" na mão. Sua voz soou como o rugido de um leão e sete trovões ressoaram o que foi dito, mas "uma voz do céu" impediu que João escrevesse o que ouviu. O anjo elevou sua mão direita para o céu e jurou "pelo que vive pelos séculos dos séculos" e criador de todas as coisas que "nos dias da voz do sétimo anjo, quando este estiver para tocar a trombeta, então se cumprirá o mistério de Deus, segundo ele anunciou aos seus servos, os profetas" (Apocalipse 10:1–7).

A mesma voz do céu falou com João e ordenou que ele fosse até o anjo, lhe pedisse o livrinho e o comesse em seguida. Apesar do "amargor no ventre", sua boca "ficou doce como mel" e a voz lhe disse:

«Cumpre que ainda profetizes a respeito de muitos povos, raças, línguas e reis.» (Apocalipse 10:11)

Referências

  1. Halley, Henry H. Halley's Bible Handbook: an abbreviated Bible commentary. 23rd edition. Zondervan Publishing House. 1962.
  2. Holman Illustrated Bible Handbook. Holman Bible Publishers, Nashville, Tennessee. 2012.
  3. Evans, Craig A (2005). Craig A Evans, ed. Bible Knowledge Background Commentary: John, Hebrews-Revelation. Colorado Springs, Colo.: Victor. ISBN 0781442281 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]