Apocalipse 5

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Apocalipse 5

Trecho do Apocalipse no Papiro 18.
Livro Apocalipse
Categoria Apocalíptico
Parte da Bíblia Novo Testamento
Precedido por: Apocalipse 4
Sucedido por: Apocalipse 6
Capítulos do Apocalipse

Apocalipse 5 é o quinto capítulo do Livro do Apocalipse (também chamado de "Apocalipse de João") no Novo Testamento da Bíblia cristã.[1][2] O livro todo é tradicionalmente atribuído a João de Patmos, uma figura geralmente identificada como sendo o apóstolo João.[3]

Texto[editar | editar código-fonte]

O texto original está escrito em grego koiné e contém 14 versículos. Alguns dos mais antigos manuscritos contendo porções deste capítulo são:

Estrutura[editar | editar código-fonte]

Este curto capítulo pode ser dividido em duas seções distintas:

  • "O Livro dos Sete Selos" (versículos 1-7)
  • "O Cordeiro é Digno" (versículos 8-14)

Conteúdo[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Sete selos

Na primeira parte do capítulo é apresentado o livro "escrito por dentro e por fora e fechado com sete selos" que será aberto pelo "Leão que é da tribo de Judá, a Raiz de David" (Apocalipse 5:1–2). Na segunda, aparece no trono apresentado em Apocalipse 4, entre os anciãos e as criaturas viventes, "um Cordeiro em pé, como se tivesse sido morto, tendo sete chifres e sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus, enviados por toda a terra". Ele é considerado digno de abrir o livro e de romper os sete selos por todos os que estão à volta:

«Ouvi toda a criatura que há no céu e sobre a terra e debaixo da terra e no mar, e tudo o que neles há, dizer: Àquele que está sentado sobre o trono, e ao Cordeiro, seja a bênção, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos.» (Apocalipse 5:13)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Halley, Henry H. Halley's Bible Handbook: an abbreviated Bible commentary. 23rd edition. Zondervan Publishing House. 1962.
  2. Holman Illustrated Bible Handbook. Holman Bible Publishers, Nashville, Tennessee. 2012.
  3. Evans, Craig A (2005). Craig A Evans, ed. Bible Knowledge Background Commentary: John, Hebrews-Revelation. Colorado Springs, Colo.: Victor. ISBN 0781442281 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]