Call of Duty 2: Big Red One

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Call of Duty 2: Big Red One
Desenvolvedora(s) Treyarch[1]
High Voltage Software
Publicadora(s) Activision[1]
Designer(s) Christian Busic, Richard Farrelly, Dan Koppel
Escritor(es) Aaron Ginsburg
Wade McIntyre
Compositor(es) Graeme Revell
Motor Treyarch NGL
Série Call of Duty
Plataforma(s) GameCube, PlayStation 2, Xbox
Lançamento
  • AN 1 de novembro de 2005[1]
  • EU 18 de novembro de 2005
Gênero(s) Tiro em primeira pessoa[1]
Modos de jogo Single player, Multiplayer

Call of Duty 2: Big Red One é um jogo eletrônico de tiro em primeira pessoa desenvolvido pela Treyarch e High Voltage Software e publicado pela Activision em novembro de 2005 para GameCube, PlayStation 2 e Xbox.

O jogo conta com uma história paralela do jogo original Call of Duty 2, que foi lançado para PCXbox 360 no mesmo ano. É o primeiro jogo da franquia a ser desenvolvido pela Treyarch, empresa que passou a desenvolver vários outros títulos posteriores da série.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Call of Duty 2: Big Red One é um jogo de tiro em primeira pessoa que possui um modo de história para um jogador e um modo multijogador. O jogador pode agachar-se e deitar-se e é capaz de escalar paredes baixas e outros obstáculos. Duas armas de fogo podem ser transportadas, as quais podem ser trocadas pelas que foram deixadas por aliados e inimigos no campo de batalha, bem como granadas de fragmentação. A mira de ferro de uma arma pode ser usada para mirar com mais precisão. Uma bússola no heads-up display (HUD) mostra aliados e inimigos, e marcadores de objetivo para indicar locais que o jogador deve alcançar, áreas a defender ou canhões ou tanques inimigos que o jogador deve plantar explosivos para desativar. Armas instaladas como metralhadoras e canhões antiaéreos estão disponíveis em alguns locais para derrotar as forças inimigas. Além disso, algumas missões colocam o jogador no controle de um tanque. Em uma missão, o jogador assume o papel de um tripulante de um B-24 Liberator da Força Aérea dos Estados Unidos, e atua como bombardeiro e artilheiro.

Ao contrário do sistema implementado em Call of Duty 2, em Big Red One não há sistema de regeneração de saúde (que se tratava do personagem se recuperar quando não era mais alvejado ou usando a cobertura), sendo que o sistema de saúde no jogo retorna ao que foi apresentado no primeiro título da série, com o sistema de kits médicos. A saúde do jogador é apresentada por uma barra verde no HUD. Os kits médicos podem ser encontrados espalhados ao longo dos níveis.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Série Call of Duty
(Cronologia Fictícia)

Arco Segunda Guerra

1939–1945Call of Duty
                   – United Offensive
                   – Finest Hour
                   – Call of Duty 2
                   – Big Red One
                   – Call of Duty 3
                   – Roads to Victory


Arco Modern Warfare

2011Modern Warfare (DS)
2015Defiance
2016–2017Modern Warfare 2
                   – Mobilized
                   – Modern Warfare 3


Arco Black Ops

1942–1945World at War (DS)
                   – Final Fronts
1961–1968Black Ops 1986–2025Black Ops II (Declassified)


Arco Zombies

1945Nazi Zombies (World at War: Zombies)
1962–2011Zombies (Black Ops: Zombies)


Em Call of Duty 2: Big Red One, o jogador assume o papel do soldado americano Roland Roger da 1.ª Divisão de Infantaria dos Estados Unidos durante todo o jogo, exceto por um nível em que o jogador assume o papel do irmão de Roger como artilheiro em uma missão de bombardeio.

Big Red One difere de outros jogos anteriores da franquia Call of Duty pelo fato de que se concentra em uma única força Aliada durante a Segunda Guerra Mundial, a 1ª Divisão de Infantaria do Exército dos Estados Unidos, que recebe o apelido de Big Red One devido ao remendo de ombro da Divisão que ostenta um grande numeral vermelho. O jogo cobre o envolvimento da Divisão na Campanha do Norte da África (Operação Tocha), a invasão da Sicília, os desembarques na Normandia, o avanço pela Bélgica, e eventualmente cruzando a linha Siegfried para o interior da Alemanha.

Antes do início e após alguns níveis de uma frente de batalha da história do jogo, vídeos com imagens reais da Segunda Guerra Mundial são exibidos sob a logo do Military Channel, com a narração de Mark Hamill (que apareceu no filme de Samuel Fuller The Big Red One de 1980), imitando um documentário da Segunda Guerra Mundial focado na 1ª Divisão e seu engajamento durante a guerra. O jogo apresenta a dublagem de vários atores da minissérie da HBO Band of Brothers, incluindo Michael Cudlitz, James Madio, Frank John Hughes, Richard Speight, Jr., Ross McCall, Rick Gomez e Rene Morono. A capa do jogo apresenta o ator Stephen Saux. A história e os personagens foram escritos por Aaron Ginsburg e Wade McIntyre.

Recepção[editar | editar código-fonte]

De acordo com o agregador de críticas Metacritic, o jogo recebeu críticas "geralmente favoráveis" dos críticos.[2]
PS2: 77/100[3][3][4]

A versão PlayStation 2 de Big Red One recebeu um prêmio de vendas "Platinum" da Entertainment and Leisure Software Publishers Association (ELSPA),[5] indicando vendas de pelo menos 300.000 cópias no Reino Unido.[6]

Referências

  1. a b c d IGN. «About This Game» (em inglês). Consultado em 31 de dezembro de 2012 
  2. «Call of Duty 2: Big Red One». Metacritic. Consultado em 30 de dezembro de 2016 
  3. a b «Call of Duty 2: Big Red One». Metacritic. Consultado em 30 de dezembro de 2016 
  4. «Call of Duty 2: Big Red One». Metacritic. Consultado em 30 de dezembro de 2016 
  5. «Prêmios ELSPA Sales: Platinum». Entertainment and Leisure Software Publishers Association. Arquivado do original em 15 de maio de 2009 
  6. Caoili, Eric (26 de novembro de 2008). «ELSPA: Wii Fit, Mario Kart alcança status de diamante no Reino Unido». Gamasutra. Arquivado do original em 18 de setembro de 2017 
Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.