Campo Magro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Campo Magro
  Município do Brasil  
Prefeitura municipal
Prefeitura municipal
Prefeitura municipal
Símbolos
Bandeira de Campo Magro
Bandeira
Hino
Gentílico campomagrense
Localização
Localização de Campo Magro no Paraná
Localização de Campo Magro no Paraná
Localização de Campo Magro no Paraná
Campo Magro está localizado em: Brasil
Campo Magro
Localização de Campo Magro no Brasil
Mapa
Mapa de Campo Magro
Coordenadas 25° 22' 08" S 49° 27' 03" O
País Brasil
Unidade federativa Paraná
Região metropolitana Curitiba
Municípios limítrofes Curitiba, Campo Largo, Itaperuçu e Almirante Tamandaré
Distância até a capital 21 km
História
Fundação 11 de dezembro de 1995
Administração
Prefeito(a) José Antônio Pase (PMN)
Características geográficas
Área total [1] 275,466 km²
População total (Censo IBGE/2010[2]) 24 836 hab.
Densidade 90,2 hab./km²
Clima subtropical (Cfb)
Altitude 990,3 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [3]) 0,74 alto
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 160 143,619 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 6 864,87

Campo Magro é um município brasileiro do estado do Paraná. Sua população em 2010 é de 24 836 habitantes.

Etimologia

Campo origina-se do latim campus designando região de grande extensão de terra, que tem ou não árvores esparsas. Magro vem do latim macru, referindo-se a escasso, parco.

História

A história do município de Campo Magro remonta ao período histórico das explorações auríferas no sertão de Curitiba. A primeira povoação no território que constitui o atual município de Campo Magro foi iniciada há mais de três séculos.

Com o fim do período da exploração do ouro, que pouco ou quase nada representou, veio o do tropeirismo. Este sim marcou a história da localidade, inclusive no nome. A denominação Campo Magro se deve ao fato de que na ocasião em que os tropeiros demandavam pela região, na época do inverno, o gado emagrecia e sobrava pouco pasto verde para as reses. Mais parecia um campo minguado, um campo magro. E assim foi que a localidade ficou conhecida ao longo dos séculos, Campo Magro.

Segundo o pesquisador José Carlos Veiga Lopes, "na lista de ordenanças da vila de Curitiba", referente ao ano de 1791, aparece o bairro de Campo Magro com 8 casas. Pela lei nº 970, de 9 de abril de 1910, foi criado o distrito de Campo Magro, no município de Tamandaré, com a denominação de Nossa Senhora da Conceição, mudada pela lei de 4 de abril de 1924.

A história da gente de Campo Magro está invariavelmente ligada à de Almirante Tamandaré, acompanhando a vida política deste município em seus altos e baixos, mesmo quando, em 14 de julho de 1932, o município de Tamandaré foi suprimido. Ou mesmo quando Tamandaré passou a chamar-se Timoneira. Um escracho político.

O distrito judiciário de Campo Magro foi criado pelo decreto-lei estadual 199, de 30 de dezembro de 1943, com território do distrito de Santa Felicidade e transferido para o município de Colombo. O município de Tamandaré foi extinto em 1938 e não em 1932.

O município de Campo Magro foi criado através da lei estadual n.º 11.221, de 11 de dezembro de 1995, na sede do antigo distrito de Campo Magro, com território desmembrado do município de Almirante Tamandaré. A instalação deu-se em 1º de janeiro de 1997.

Política

No dia 28 de dezembro de 1995, às 15:35h, no gabinete do Presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, o Deputado Aníbal Khury, promulgou a Lei n° 11.221 com a seguinte súmula: cria o Município de Campo Magro, desmembrado do Município de Almirante Tamandaré.

Lista de prefeitos

Turismo

É também conhecido pela Linha Verde, que se compõe de uma série de pontos turísticos espalhados por uma gigantesca área verde da qual é composta o município.


A Usina de reciclagem de lixo da Prefeitura de Curitiba nos transporta a mais alta tecnologia no tratamento dos recicláveis.

Igreja Matriz de Campo Magro: Construida no início do século XX em louvor à Imaculada Conceição de Maria. Todos os anos se celebram as festas de Santo Antônio, no mês de junho, e a Festa da Padroeira da Paróquia e do Município, Nossa Senhora da Conceição, no mês de Dezembro. Atualmente seu pároco é o padre João Carlos Jareke. A Paróquia conta com mais quinze capelas em todo o município.

Cultura

Devido a grande área verde e pouca poluição foi instituída em Campo Magro o observatório astronômico do Paraná em substituição ao Planetário do Colégio Estadual do Paraná.

Geografia

Montanhas e árvores constituem um belo cenário em Campo Magro.

Hidrografia

Devido o rico potencial hídrico, Campo Magro possui em seu território parte de duas unidades de conservação, a APA (Área de Proteção Ambiental) do Rio Passaúna e a UTP (Unidade Territorial de Planejamento) do Rio Verde, que determinam uma grande preocupação em conservar o Meio Ambiente em um remanescente da natureza nas proximidades de Curitiba, a capital do Estado. Dessa abundância de matas surgiu a denominação "Verde Que Te Quero Verde". Mais de 90 % da área do município é formada por área de mananciais, sendo que os Royalties de preservação são a principal fonte de renda do município.

Bairros

O bairro Jardim Boa Vista é o mais populoso, também se destacam os bairros Jardim Cecília, Passaúna, Jardim Bom Pator,Pioneiro, além da Sede.

A colônia Dom Pedro II situada a 10 km de Curitiba atualmente pertencente ao Município de Campo Magro, foi fundada em 1876 pelos imigrantes Poloneses, sendo dividida em 28 lotes, abrangendo uma área total de duzentos e vinte e seis hectares. Em 1908 fundou-se a primeira escola da região, a qual era particular, com o objetivo de dar instrução aos filhos dos colonos, porém somente 30 anos depois foi reconhecida e registrada na Secretaria da Educação e da Cultura.

Área rural

A região de Conceição, localizada na área rural de Campo Magro, possui uma grande gama de histórias e lendas. A primeira povoação no território ocorreu por volta de 1801, com a chegada de Gaspar Correia Leite e sua esposa Esmenia Ferreira, que acompanhados de seus escravos, saíram de suas terras buscando novas riquezas. Depararam-se com inúmeras dificuldades, pois a região era desabitada, com matas virgens, mas com muitas riquezas minerais. Devoto de Nossa Senhora, Gaspar chamou a região de Nossa Senhora da Conceição, e logo construiu uma capela de pedra para colocar as duas imagens que trouxe consigo: Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora da Luz, realizando assim novenas e adorações. Gaspar adquiriu as terras para a extração do ouro, trabalho realizado por escravos e alguns índios. Para facilitar a extração do ouro mais fino, foram construídos paredões de pedra em torno do leito e das margens, além da mudança no curso do rio, que teve seu leito dividido em dois. Com o decorrer do tempo a comunidade fundada por Gaspar aumentou, fazendo com que a localidade de Nossa Senhora da Conceição passasse a se chamar Conceição dos Correias. Através do trabalho escravo, Gaspar abriu estradas para carros de boi, ligando a região a Bateias, local onde o ouro era conduzido para ser beneficiado. Após alguns anos, Gaspar partiu para Curitiba, deixando em seu lugar o filho Antonio Correia. Gaspar faleceu em 18 de junho de 1819, aos 72 anos, deixando para trás uma experiência de luta que gerou frutos significantes para a história do município de Campo Magro.

.

Referências

  1. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  2. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 


Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Paraná é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


[1]

  1. CALADO, Sérgio Roberto. Campo Magro: um município para ser conhecido e amado.