Circuito de La Sarthe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Circuito de la Sarthe
Circuit de la Sarthe track map.svg
Local Le Mans, Pays de la Loire,  França
Principais eventos 24 Horas de Le Mans
Comprimento
do circuito
13,629 km (8,469 mi)
Curvas 38
Pole 3:14.791 (Kamui Kobayashi, Toyota Gazoo Racing - TS 050 Hybrid, 2017)
Volta mais rápida
na prova
3:17.475 (Andre Lottere, Audi R16, 2017)

O Circuito de la Sarthe, também conhecido como Circuito de Le Mans, é um circuito semi-permanente que abriga desde 1923 a corrida de resistência 24 Horas de Le Mans, nos arredores da cidade de Le Mans, França.[1] É denominado como o "circuito de Le Mans" ou "circuito das 24 horas (no francês Circuit des 24 Heures du Mans)", o traçado permanente é chamado de "Circuito Bugatti".

A Tragédia de Le Mans em 1955 foi um gravíssimo acidente resultou em 83 mortes de espectadores e do piloto francês Pierre Levegh fez a equipe Mercedes retirar-se das competições e a Suíça proibir corridas em seu território.[2]

Traçado[editar | editar código-fonte]

Vista do Circuito de La Sarthe durante as 24 Horas de Le Mans de 2008.

O traçado original era semelhante a um triângulo aproveitando as estradas que ligavam as cidades de Le Mans, Mulsanne e Arnage, a partir de 1921 deixou de se ligar a Arnage passando a adotar um traçado semelhante nos anos seguintes com algumas modificações.

Em 1968 foi adicionada a chicane Ford, antes da área de pit stops, em 1971 a área de pit stops foi separada da reta principal, em 1987 foi adicionada uma chicane após a curva Dunlop.

É formado por uma reta de 6 km, a Reta Mulsanne ou Ligne Droite des Hunaudières, em que os competidores atingiam até 400 km/h, mas atualmente é interrompida com chicanes desde 1990.

Circuito Bugatti[editar | editar código-fonte]

Traçado do Bugatti Circuit.

O Circuito Bugatti, autódromo permanente dentro do Circuit de la Sarthe que leva o nome em homanagem a Ettore Bugatti, foi construído em 1965, recebeu uma corrida do Grande Prêmio da França de Fórmula 1 em 1967, ao longo dos anos passou por reformas que alteraram levemente o seu traçado, é nesse circuito que é realizado anualmente as 24 Horas de Le Mans de Motociclismo. Atualmente o circuito recebe o Grande Prêmio da França de Motovelocidade da Moto GP,[3] também já recebeu corridas do Campeonato Mundial de Superbike.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Circuito de La Sarthe