Cristóvão Colombo – O Enigma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cristóvão Colombo – O Enigma
 Portugal  França
2007 •  cor •  75 min 
Realização Manoel de Oliveira
Argumento Manoel de Oliveira
Elenco Ricardo Trêpa
Manoel de Oliveira
Leonor Baldaque
Maria Isabel de Oliveira
Luís Miguel Cintra
Lourença Baldaque
Norberto Barroca
Jonathan Charles
Sam Masotto
Leonor Silveira
Robert Gordon Spencer
Adelaide Teixeira
Género drama
Idioma português, inglês
Página no IMDb (em inglês)

Cristóvão Colombo – O Enigma é um filme português realizado em 2007 por Manoel de Oliveira. A estreia em Portugal foi a 10 de Janeiro de 2008, em Cuba.

É inspirado no livro "Cristovão Colon era Português", de Manuel Luciano da Silva e Sílvia Jorge da Silva. Não é um filme histórico, biográfico ou científico, mas uma evocação romanesca de um empreendimento dos Descobrimentos, que defende a hipótese de Cristóvão Colombo ser português e de ter nascido em Cuba, no Alentejo, sendo esse o nome que deu à maior ilha do mar das Antilhas, que ele próprio descobriu.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Manuel Luciano, um emigrante nos Estados Unidos, para onde fora na década de 1940, volta a Portugal para retomar os estudos. Regressa à América como licenciado em Medicina, mas, como interessado por investigação histórica desde jovem, é conduzido ao mistério sobre Cristóvão Colombo e o seu local de nascimento. Em Portugal, casa com Sílvia e com ela percorre, em Portugal e nos Estados Unidos, os locais ligados à vida de Colombo. Na ilha de Porto Santo, onde Colombo viveu, encontram pistas que os aproximam da solução.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.