Daniela Luján

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Daniela Luján
Informação geral
Nome completo Daniela Barríos Rodríguez
Também conhecido(a) como Danny [1] ,Princesa do Cúmbia Angelito Latino , Princesinha do Pop Mexicano.
Nascimento 5 de abril de 1988 (28 anos)
Origem Cidade do México, D.F
País  México
Gênero(s) Pop
Ocupação(ões) 1993 (atriz) presente
1997 (cantora) presente
2002 (apresentadora) presente
Instrumento(s) Vocal.
Gravadora(s) WEA Internacional (1999-2001)
Fonarte Latino (2008 - presente)
Afiliação(ões) Anahí
Eiza González
Martín Ricca
Sherlyn
Thalía
Influência(s) Shakira
Selena
Maná
Ricky Martin
Página oficial Site Oficial

Daniela Barríos Rodríguez, mais conhecida como Daniela Luján, (Cidade do México, 5 de abril de 1988) é uma atriz, cantora e apresentadora mexicana. Alguns críticos a denominam como Princesa do Cúmbia.

Biografia[editar | editar código-fonte]

1988 — 95: Primeiros anos e início da carreira[editar | editar código-fonte]

Filha de Miguel Barríos Luján e Amalia Rodríguez Gómez , desde criança já mostrava que tinha dom para atuar. Com 5 anos de idade Daniela, faz teste para participar do programa infantil do méxico Plaza Sésamo, e graças ao seu trabalho, conseguiu ser um dos destaques do programa. Em 1995, fez uma participação especial na telenovela La dueña produzida por Florinda Meza, onde Daniela interpreta Regina Villareal quando criança, no Brasil adaptada como Amor e Ódio. No mesmo ano faz uma pequena participação no filme "Entre Pancho Villa y Una Mujer Desnuda".

1996 — 99: Luz Clarita, Meu Pequeno Anjo e O Diário de Daniela[editar | editar código-fonte]

MaPat López de Zatarain, produtora de telenovelas da Televisa, a escolhe para protagonizar a telenovela Luz Clarita, junto com o ator cubano César Évora. no Brasil, a novela foi exibida em 1999. Com o grande sucesso se lança como cantora e interpreta os temas da novela na trilha sonora "La Luz Más Clarita".

Em 1998, protagoniza o filme porto-riquenho Meu pequeno Anjo, interpretando a menina anjo Maria e novamente emprestando a sua voz para a trilha sonora do filme, compartilhando créditos com Leticia Calderón e Carlos Bonavides. Em 1998, realizou uma pequena participação no último episódio da telenovela Gotinha de Amor, no qual interpretou Daniela, amiga da protagonista Andrea Lagunes.

Em 1999, seu trabalho seguinte foi O Diário de Daniela como a personagem principal e irmã de Anahí na história, a novela com sucesso a nível internacional e com o lançamento de um disco da trilha sonora em português. Daniela foi a primeira cantora latina a se apresentar na rádio City Music Hall em Nova York. Após conquistar a maior casa de shows dos Estados Unidos, se apresentou em Washington, D.C., Chicago, Maryland, Los Angeles, Porto Rico e Filipinas, que contou com mais de 20 mil pessoas. No mesmo ano, lança o seu primeiro disco como solista, intitulado "Por Un Mundo Mejor", com três singles "Por Un Mundo Mejor", "Salto, Salto" e "Yo Soy Latina".

2000 — 02: Primer Amor... A Mil Por Hora, Corazón.com e Cómplices Al Rescate[editar | editar código-fonte]

Participou da telenovela juvenil Primer amor... a mil por hora, interpretando Sabrina Luna e novamente sendo irmã de Anahí a protagonista da história e compartilhando créditos com Kuno Becker, Valentino Lanus, Ana Layevska e Dulce Maria. No mesmo ano houve o lançamento do seu segundo disco como solista, intitulado "Corazón.com", com quatro singles "Mi Corazón.Com", "Más, Más, Más", "Dame Tu Amor, Amor, Amor" e "Yo Quiero Darte Amor" alguns incluídos na telenovela Primer amor... a mil por hora, com o grande sucesso, houve o lançamento da edição brasileira "Coração.com" com várias canções em português, incluindo os singles "Coração.com" e "O Amor é Real" gravada especialmente para ser tema de abertura da telenovela Gotinha de Amor no Brasil. Logo após reaparece na segunda fase da telenovela Cómplices al Rescate, com as personagens protagonistas, Silvana e Mariana. No Brasil houve o lançamento da boneca "Mariana", após sua entrada na trama. Compartilhou créditos com Laura Flores, Cecilia Gabriela e Francisco Gattorno. No mesmo ano apresenta os programas "Alebrije Kids" e "Generacion del Milenio".

2003 — 06: Ritmo y Sabor, Kids4TV e Vaselina[editar | editar código-fonte]

Em 2003, participa da obra teatral ¿En dónde está el mago de Oz? interpretando Doroty, retorna a Porto Rico para uma participação especial na famosa série "Minga y Petraca" da Telemundo, retornando ao México, participa de alguns episódios da série Mujer, casos de la vida real e logo após viaja para os Estados Unidos para apresentar o programa musical Ritmo y sabor, da Telemundo, onde tem a oportunidade de entrevistar a atriz e cantora Thalía. Em 2004, voltando ao México, participa da obra teatral Ariel, una tierna historia de mar, junto a José Joel e realiza uma participação especial em um episódio da série "La Jaula", interpretando uma debutante. Em 2005, participa da peça musical "Centella, Tierra de Magia y Estrellas", onde interpreta a protagonista "Princesa Catite", interpretando músicas de um terceiro disco como solista que seria lançado intitulado "Cielo Nuevo", porém foi cancelado, em razões de falta de apoio da gravadora, ao decorrer de uma apresentação, sofre um gravíssimo acidente nas piscinas que eram uma das locações da peça, quebrando o nariz, com a impossibilidade de respirar acaba desmaiando, é levada as pressas para o hospital para a realização de uma cirurgia e urgência para a reconstrução de seu nariz. Em 2006, logo após o acidente e a sua recuperação, apresenta o programa "KIDS4TV", destinado ao público juvenil, juntamente com Miguel Martinez, no mesmo ano integra-se na peça musical "Vaselina" (versão mexicana de "Grease"), interpretando Licha e Sonia, compartilhando créditos com Sherlyn González e Aarón Díaz.

2007 — 10: Una Familia de Diez, Sortilégio e Tanta Mujer[editar | editar código-fonte]

Em 2007, faz participação na série Una Familia de Diez, sendo uma das protagonistas, interpretando Gabriela "Gaby" del Valle de López e compartilhando créditos com Andrea Torre, Ricardo Margaleff e Mariana Botas. No mesmo ano lançaria o seu terceiro disco como solista, intitulado "Una Chica Como Yo", um amadurecimento musical em sua carreira, porém novamente foi cancelado, em razões de falta de apoio da gravadora. Em 2008, se dedica a peças teatrais e musicais como: "Radio Patito", "La Sirenita, el Musical" e "La Cenicienta". No mesmo ano faz uma participação especial na série La rosa de Guadalupe, interpretando Angélica. Em 2009, faz outra participação especial na série La rosa de Guadalupe, interpretando Carolina e logo após lança seu terceiro disco como solista, intitulado Tanta Mujer com três singles "Tanta Mujer", "Quién Eres Tú" e "Mentiroso", onde se tornou um sucesso, sendo a faixa Tanta Mujer a mais pedida nas rádios mexicanas, peruanas e porto-riquenhas. No mesmo ano compartilha créditos com William Levy e Jacqueline Bracamontes na telenovela Sortilégio, onde interpreta a vilã Lisette Albarrán, irmã da personagem de Ana Brenda Contreras que ao decorrer da trama, seu personagem descobre que tem leucemia, comovendo o público e sendo muito elogiada por sua atuação, no mesmo ano participa de peças teatrais como: Camisa de Fuerza e Abracadabra. Em 2010, continua promocionando seu terceiro disco como solista e participando de peças teatrais como: Wicked, interpretando Nessarose e El Juego, interpretando Danny.

Em 2011, se apresentou no programa Don Francisco Presenta de Don Francisco nos Estados Unidos e realizou participação especial no reality peruano Amigos y Rivales, onde saiu vencedora. Competiu com mais de 20 casais de atores.[2]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Filmes
Ano Filmes Personagem
1998 Meu pequeno Anjo Maria
1995 Entre Pancho Villa y Una Mujer Desnuda Participação Especial
Telenovelas e Séries
Ano Título Personagem
1993 Plaza Sésamo Maria
1995 La dueña Regina Villareal (criança)
1996 Luz Clarita Luz Clarita
1998 Gotita de amor Daniela
1998 O Diário de Daniela Daniela Monroy
2000 Primero amor... a mil por hora Sabrina Luna Guerra
2001 Primero amor... Três anos depois Sabrina Luna Guerra
2002 Cómplices al rescate Silvana Del Valle/ Mariana Cantú (Protagonista; capítulos 92–132)
2003 Minga y Petraca (Participação especial)
2003 Mujer, casos de la vida real Episódio: La custodia
2004 La Jaula Debutante
2007 Una Familia de Diez Gabriela "Gaby" del Valle de López
2008 La rosa de Guadalupe Episódio: La niña de mis ojos - (Angelica)
2009 La rosa de Guadalupe Carolina
2009 Sortilégio Lisette Albarran
2011 Como Dice el Dicho Cláudia
2013 De que te quiero, te quiero Karina Montiel

Reality Shows[editar | editar código-fonte]

  • 2012 - Un Día Con ... Ela mesma
  • 2012 - Desafío sin fronteras ... Ela mesma
  • 2011 - Amigos y Rivales ... Ela mesma

Apresentadora[editar | editar código-fonte]

  • 2012 - TV de noche... desde la tarde ... Apresentadora
  • 2006 - Kids 4TV ... Apresentadora
  • 2003 - Ritmo y Sabor ... Apresentadora
  • 2002 - Generacion del Milenio ... Apresentadora
  • 2002 - Alebrije Kids ... Apresentadora

Teatro[editar | editar código-fonte]

  • 2016 - Carrie El Musical ... Carrietta N. "Carrie" White
  • 2016 - El Juego Que Todos Jugamos ... Julieta Pérez
  • 2014-2016 - La Familia de Diez ... Gabriela "Gaby" del Valle de López
  • 2013 - Los Efectos de los Rayos Gamma
  • 2011-2012 - 12 Princesas en Pugna
  • 2011 - Cuentos para un día de Sol ... Trapitos
  • 2011 - Reflekta
  • 2010 - Wicked ... Nessarose
  • 2010 - El Juego ... Danny
  • 2009 - Abracadabra
  • 2009 - Camisa de Fuerza
  • 2008 - Radio Patito
  • 2008 - La Sirenita, el Musical
  • 2008 - La Cenicienta
  • 2006 - Vaselina ... Licha/Sonia
  • 2005 - Centella, Tierra de Magia y Estrellas ... Princesa Catite
  • 2004 - Ariel, una tierna historia de mar
  • 2003 - ¿En dónde está el mago de Oz? ... Doroty
  • 1998 - Caperucita Roja
  • 1997 - El Sueño de una Flor
  • 1996 - Luz Clarita en el País de la Fantasía ... Luz Clarita

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Discografia de Daniela Luján
Ano Detalhes do Álbum Singles
1999 Por un Mundo Mejor
  1. "Por Un Mundo Mejor"
  2. "Salto, Salto"
  3. "Yo Soy Latina"
2001 Corazón.com
  1. "Mi Corazón.Com"
  2. "Dame Tu Amor, Amor, Amor"
  3. "Yo Quiero Darte Amor"
2010 Tanta Mujer
  1. "Tanta Mujer"
  2. "Quién Eres Tú"
  3. "Mentiroso"

Referências

  1. «Biography for Daniela Luján». IMDB. Consultado em 1 de Outubro de 2010. 
  2. «Daniela Luján y Dayiro se coronaron campeones de "Amigos y rivales"». El comercio. 1 de novembro de 2011. Consultado em 21 de abril de 2015. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]