Paul Hindemith

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Paul Hindemith
Paul Hindemith
Паул Хиндемит през 1923 г.
Nascimento 16 de novembro de 1895
Hanau
Morte 28 de dezembro de 1963 (68 anos)
Frankfurt am Main
Cidadania Alemanha, Alemanha Ocidental, Estados Unidos
Cônjuge Johanna Gertrud Hindemith
Alma mater
  • Conservatório Hoch
Ocupação compositor de música clássica, maestro, professor de composição musical, musicólogo, professor de música, teórico musical, violista de amor, professor universitário, spalla, violinista, violista, libretista, professor, compositor
Prêmios
  • Ordem do Mérito para as Artes e Ciência
  • Prêmio Bach da cidade livre e hanseática de Hamburgo (1951)
  • Prêmio Balzan (1962)
  • Prêmio Wihuri Sibelius (1955)
  • Placa Goethe da Cidade de Frankfurt am Main (1955)
  • Prêmio de arte de Berlim (1963)
  • Doutor honoris causa da Universidade Livre de Berlim (1950)
  • honorary doctorate of the Johann Wolfgang Goethe University Frankfurt (1948)
  • Doutor Honoris Causa da Universidade de Oxford (1954)
  • Pour le Mérite
Empregador(a) Universidade Harvard, Universidade das Artes de Berlim, Quarteto Amar, Universidade Yale, Conservatório Estatal da Universidade Hacettepe em Ancara, Universidade de Zurique
Obras destacadas String Quartet No. 2, Symphony in B-flat for Band, Mathis der Maler, Konzertmusik, Op. 41
Instrumento órgão, viola, violino
Religião luteranismo
Causa da morte pancreatite aguda
Página oficial
https://www.hindemith.info

Paul Hindemith (Hanau, Hesse, 16 de novembro de 1895Frankfurt am Main, 28 de dezembro de 1963) foi um compositor, violinista, violista, maestro e professor alemão.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Depois de já ter aprendido violino enquanto criança, Hindemith estudou composição com Arnold Mendelssohn e Bernhard Sekles no Conservatório Hoch em Frankfurt am Main (1909-1917). Após servir o exército, continuou sua carreira de violinista como integrante do quarteto de cordas de Adolf Rebner e na Orquestra da Ópera de Frankfurt. Em 1921 foi um dos fundadores do Amar Quartet, onde tocava viola, é considerado um nome importante na história deste instrumento por ter contribuído imensamente com a composição de obras para viola solista.

As estreias de suas primeiras obras teatrais em Estugarda, Mörder e Das Nusch Nuschi renderam-lhe notoriedade.[1] Em 1920, porém, com a primeira audição do Quarteto de Cordas Op. 16 no Festival de Donaueschingen, Paul Hindemith reiterou sua competência enquanto violinista, e, ao mesmo tempo, conquistou a fama de compositor mais significativo da vanguarda alemã.[2] Posteriormente colaborou com vários compositores, incluindo Anton Webern e Arnold Schoenberg, tendo sido solista em várias digressões (turnês, em português do Brasil), pelos Estados Unidos da América no final da década de 1930.

Apesar dos protestos do maestro Wilhelm Furtwängler, a sua música foi definida como "degenerada" pelos nazis e, em 1940, Paul Hindemith emigrou para os Estados Unidos da América, onde leccionou na Universidade de Yale, tendo alunos como Lukas Foss, Norman Dello Joio, Harold Shapero e Ruth Schonthal. Adquiriu a cidadania norte-americana em 1946, mas regressou à Europa em 1953, vivendo em Zurique e lecionando na universidade local.

No final da sua vida começou a dirigir mais. Ganhou o Prémio Balzan em 1962 tendo falecido no ano seguinte, de pancreatite aguda.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Griffiths, Paul (1995). Enciclopédia da Música do Século XX. [S.l.]: Martins Fontes 
  2. «Fundação Hindemith». Donaueschingen 1921. Consultado em 21 de junho de 2016