Estádio Olímpico de Munique

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Olympiastadion München
Estádio Olímpico de Munique


Nome Olympiastadion
Características
Local Munique, Baviera, Alemanha
Capacidade 69.250 espectadores
Inauguração
Data 26 de maio de 1972
Partida inaugural Alemanha Ocidental x União Soviética
Primeiro gol Gerd Müller (4 gols)
Outras informações
Proprietário Governo do Estado da Baviera

O Estádio Olímpico (em alemão Olympiastadion) em Munique, desenhado pelo arquiteto alemão Günter Behnisch e seus sócios, foi construído entre 1966 e 1972 para os Jogos Olímpicos de Verão de 1972.

Inaugurado em 26 de maio de 1972, 80 mil espectadores puderam ver o futebolista alemão Gerd Müller, "Der Bomber" ("O Bombardeiro") marcar quatro gols numa partida contra a União Soviética. Três meses depois, em 26 de agosto, ocorreu a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos.

O estádio também foi importante na Copa do Mundo de 1974, sendo sede de 5 jogos, entre eles a Grande Final entre a Alemanha Ocidental e a Holanda (a "Laranja Mecânica"), vencida pelos alemães por 2 a 1 e a Decisão de 3º Lugar entre o Brasil e a Polônia, vencida pelos poloneses por 1 a 0.

Outra competição importante entre Seleções cuja decisão ocorreu no Olympiastadion foi em 1988, a Eurocopa (Torneio com as principais Seleções européias), vencida pela Holanda por 2 a 0 sobre a União Soviética, com um belo gol do atacante Marco van Basten.

O estádio também foi palco de três decisões da Liga dos Campeões da UEFA: em 1979 o Nottingham Forest FC venceu o Malmö, em 1993 o Olympique de Marselha venceu o AC Milan e em 1997 o Borussia Dortmund venceu a Juventus.

A principal característica do estádio é o teto retrátil, com 75.000 metros quadrados, um marco na Arquitetura esportiva. O campo tem 105 metros de comprimento por 68 metros de largura e um sistema de irrigação e aquecimento sob a terra.

O estádio, que atualmente tem capacidade para 69.250 espectadores, foi casa dos Principais Clubes da Cidade, o Bayern de Munique e o TSV 1860 Munique até 2005, quando foi concluído o Allianz Arena.

Após 15 anos, o estádio recebeu o primeiro jogo oficial de futebol masculino onde, Türkgücü München e Wehen Wiesbaden se enfrentaram pela 3. Liga. A partida ocorreu de portões fechados, devido ao coronavirus.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Estádio Olímpico de Munique

Precedido por
Estadio Azteca
Cidade do México
Copa do Mundo FIFA
Final

1974
Sucedido por
Monumental de Núñez
Buenos Aires