Astrofísica de partículas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Física de astropartículas)
Ir para: navegação, pesquisa

Astrofísica de partículas é um campo interdisciplinar que contempla temas comuns à astrofísica e à física de partículas.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Até o final do século XIX, a única fonte de informação usada para o desenvolvimento da astrofísica era a luz proveniente das estrelas e de outros objetos celestes. No início do século XX, porém, esse panorama começou a mudar.

Em 1910, Theodor Wulf mediu a ionização da atmosfera na superfície da Terra, aos pés da Torre Eiffel, e a uma altitude de 324 m acima do solo, no topo da torre. Esses resultados mostraram que a ionização medida no topo da torre não poderia ser atribuída fontes radioativas no solo. Dois anos depois, Victor Franz Hess mediu a ionização atmosférica a bordo de um balão que subiu a uma altitude de 5 km. Em 1914 esse mesmo experimento foi realizado por Werner Kolhörster, que chegou a 9 km acima da superfície terrestre. Esses experimentos mostraram que a ionização ambiente decresce à medida em que a altitude aumenta até chegar a 1,5 km acima do nível do mar. Acima dessa altitude, no entanto, a ionização passa a crescer à medida em que a altitude aumenta, o que demonstra de modo inequívoco que essa ionização é devida a fontes localizadas no espaço. Essa radiação - mais tarde denominada radiação cósmica por Robert Andrews Millikan - foi interpretada como sendo constituída por raios gama de energia bem maior do que a energia da radiação proveniente do decaimento radioativo de minerais existentes na crosta terrestre.

A radiação gama é constituída por fótons, que são partículas elementares cuja carga elétrica e massa são iguais a zero. As primeiras evidências de que os raios cósmicos eram constituídos por partículas com massa e carga elétrica diferentes de zero vieram dos experimentos realizados em 1929 por Werner Kolhörster e Walther Bothe.[1]

Áreas de pesquisa[editar | editar código-fonte]

Área de interesse da astrofísica de partículas: [2]

Instalações experimentais[editar | editar código-fonte]

Instalações, experimentos e laboratórios envolvidos na Astrofísica de partículas incluem:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Longair, Malcom. High Energy Astrophysics (em inglês). 2nd ed. Cambridge: Cambridge University Press, 1992. p. 7-13. vol. 1. ISBN 0-521-38773-6
  2. Astroparticle Physics (em inglês)
  3. A New Astrophysics Facility Rises from the Pampa (em inglês)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Portal A Wikipédia possui o:
Portal de Ciência
Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.