Gheorghe G. Mironescu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation arrow.svg
Este artigo ou secção, resulta, no todo ou em parte, de uma tradução. Do artigo «Gheorghe Mironescu» na Wikipédia em inglês , na versão original. Você pode incluir conceitos culturais lusófonos de fontes em português com referências e inseri-las corretamente no texto ou no rodapé. Também pode continuar traduzindo ou colaborar em outras traduções. Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Gheorghe G. Mironescu, comumente chamado de G. G. Mironescu (Vaslui, 29 de janeiro de 1874Bucareste, 1949), foi um político romeno, membro do Partido Nacional dos Camponeses (PNT), que ocupou o cargo de primeiro-ministro em dois mandatos.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido em Vaslui, ingressou no PNT e tornou-se um dos seus mais reconhecidos líderes, a principal figura da facção adepta do autoritarismo e feroz combatente dos grupos esquerdistas. Após 1928, foi Ministro do Exterior do primeiro gabinete de Iuliu Maniu.

Em 1930, o rei Carol II retornou incógnito à Romênia (com passaporte falso). Na manhã de 7 de junho de 1930, o governo convocou o parlamento com a intenção de cancelar o ato de 4 de janeiro de 1926, no qual Carlo tinha renunciado ao trono. Carol foi então proclamado o novo rei da Romênia, substituindo seu próprio filho Michael I. Maniu renunciou e um novo governo do PNT foi formado, sob a liderança de Gheorghe Mironescu, restitiuindo o trono a Carol II em 8 de junho de 1930.

Precedido por
Iuliu Maniu
Primeiro-ministro da Romênia
19301930
Sucedido por
Iuliu Maniu
Precedido por
Iuliu Maniu
Primeiro-ministro da Romênia
19301931
Sucedido por
Nicolae Iorga
Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.