Melena

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade(desde novembro de 2017). Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Melena é um termo usado para se referir a fezes pastosas de cor escura brilhante e cheiro fétido, sinal de hemorragia digestiva[1] alta. A cor escura é causada por modificações bioquímicas sofridas pelo sangue no intestino, que é colonizado por bactérias.

Os médicos geralmente usam os termos melena e hematoquesia para se referir a sangue nas fezes. Somente o sangue que se origina de fonte superior (como intestino delgado), ou sangramento de fonte inferior que ocorre lento o suficiente para permitir oxidação, são associados com melena. Por essa razão, melena é frequentemente associada com sangramentos no estômago ou duodeno (trato gastrointestinal superior), por exemplo, causado por uma úlcera péptica. Na melena, o sangue, que parece oculto, é indicado pela cor negra das fezes, enquanto que na hematoquesia pode haver sangue vivo aparente.

Referências

  1. Dr. Cláudio H. Wolff, Dr.Fábio Segal e Dr.Fernando Wolff. «Úcera péptica». ABC da Saúde. Consultado em 25 de novembro de 2017 
Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.