Milton Guedes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Milton Guedes
Informação geral
Nome completo Milton Carlos Muniz Guedes
Origem Rio de Janeiro, RJ
País  Brasil
Gênero(s) B-Rock
Pop
MPB
Funk
Instrumento(s) Saxofone,Flauta e Harmonica
Página oficial http://www.facebook.com/miltonguedesax

Milton Guedes, nome artístico de Milton Carlos Muniz Guedes (Rio de Janeiro, 4 de junho) é um saxofonista, flautista, gaitista, compositor e cantor brasileiro.

== Biografia ==         

Milton Guedes é músico, cantor e compositor e já gravou com grande parte das nossas estrelas da música. São quase dois mil solos catalogados (Sax, Gaita, Flauta e Assovio), além de participações em Cd’s, Dvd’s e shows de artistas como Lulu Santos, Roberto Carlos, Rita Lee, Oswaldo Montenegro, Sandy e Junior , Fabio Junior, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa, Maria Betânia, Nana Caymmi, Alcione, Sandra de Sá, Tim Maia, Roupa Nova, Elba Ramalho, Fagner, Chitãozinho e Chororó, Ivete Sangalo, Cláudia Leitte, entre tantos outros.

          Fez trilhas para cinema e TV, como o seriado As Brasileiras de Daniel Filho,  inúmeras novelas e criação do Sound Branding (identidade Sonora) e vinhetas da rádio MPB-FM.

          Foi o primeiro músico a gravar mais de 3 solos num mesmo álbum do rei Roberto Carlos, como disse o próprio Rei.           Milton possui 4 CDs gravados: Milton Guedes 1992, Outra Pessoa 1997 e os instrumentais Cinema 2002 e Certas Coisas 2004. 

SHOW 

          MILTON GUEDES MASHUP é o primeiro show de Mashups Ao Vivo do Brasil. Mashups e misturas incríveis, e um repertório de sucessos escolhidos pra você viajar na noite mais alegre e dançante que você já viu.

          Sucessos nacionais e internacionais de Tim Maia, Djavan, Michael Jackson, Stevie Wonder e Mashups (misturas) contagiantes de Roberto e Erasmo Carlos e Black Eyed Peas (É Preciso Saber Viver Vs Where Is The Love), Beyoncé e Fábio Junior (Eu Me Rendo Vs Crazy), Titãs e Jack Johnson (Go Back Vs Good People), Caetano Veloso e Amy Winehouse (Você Não Entende Nada Vs Rehab), além de composições próprias como Sonho de Uma Noite de Verão, sucesso na novela Zazá, Jeito Sexy, gravada pela Fat Family e muito mais. 

          Com várias canções em novelas, seu último sucesso  “Mulheres-O Rock” foi tema das aventuras dos atores Edson Celulari, Glória Pires e Luana Piovani na novela GUERRA DOS SEXOS da Rede Globo.

          A canção “Você Vai Lembrar de Mim” foi tema dos personagens Marcela e Renato na novela TI TI TI, vividos por Isis Valverde e Guilherme Winter e somam mais de meio milhão de views na internet, além de seus videos com mais de um milhão de acessos.

Em 1987, participou do festival “O Som das Águas”, da Rede Manchete, com a canção “Até Mais – Viva a Alegria” de Oswaldo Montenegro.

Em 1988, conheceu Lulu Santos que o convidou para ingressar em sua banda. Milton entrou na banda de Lulu Santos e acompanhou o Lulu em seus shows por quase dez anos. Tocaram juntos até no Festival de Montreaux, na Suíça.

Em 1993, Milton participou do álbum Tigres de Bengala do cantor e compositor Ritchie - este projeto também contava com a figura de Claudio Zoli.

Em 1997, Milton saiu da banda de Lulu Santos para se dedicar a sua carreira solo e seu segundo CD com o qual emplacou nas rádios de todo o país a música “Sonho de Uma Noite de Verão”.

Em 2002, ingressou na banda da dupla Sandy & Junior.

Em 2003, começou a acompanhar também o cantor Claudio Zoli.

Em 2004, paralelo ao trabalho que faz com Sandy & Junior e com o Claudio Zoli, Milton também participou da gravação do primeiro DVD do grupo carioca Roupa Nova, o RoupAcústico. Também estreou com a banda SoulFunk, na qual é o vocalista. A banda encerrou suas atividades em 2007, pois a maioria de seus músicos também faz parte da banda de Sandy & Junior, e precisou dar prioridade à turnê de despedida da dupla.

Em 2005, participa da gravação do DVD do cantor e compositor FAGNER, "Fagner e Amigos" com grandes nomes da música brasileira.

Em 2006, ainda continuou a tocar com a banda Roupa Nova em seu segundo DVD, o RoupAcústico 2, DVD que ganhou disco de ouro. Nesse DVD, ele tocou acompanhado de Daniel Musy, atual saxofonista da banda.

Em 2007, lança seu mais novo CD, o "Certas Coisas". O repertório revela as influências do artista em releituras cuidadosas de grandes sucessos nacionais e internacionais. Destaca-se a versão de Roxanne, sucesso do grupo The Police, em que o solo é feito pelo impressionante assovio de Milton. Este mesmo assovio é acompanhado pelo excepcional bandolinista Hamilton de Holanda na versão de O Diamante Cor de Rosa de Roberto e Erasmo Carlos. Junior Lima participa de duas faixas tocando bateria, Rise e Maria Fumaça, esta, uma homenagem à banda Black Rio prestada pela banda SoulFunk, da qual Milton e Junior fazem parte. Celso Fonseca traz brasilidade à versão de Isn´t she lovely, com seu violão sofisticado.

Certas Coisas, canção tantas vezes executada por Guedes nos shows de Lulu Santos, dá nome ao cd e ganha versão especial na gaita.

Também fazem parte deste novo trabalho os sucessos: Careless Whisper, Just the way you are, Don´t know why, Smooth Operator, Eu sei (Na Mira), Eu me rendo e Ain´t no sunshine. Sacha Amback, diretor musical do cd, e Milton assinam a composição Azuis, na qual celebram a parceria musical de tantos anos.
Certas Coisas é um trabalho bonito e despretensioso, feito pelo prazer de tocar para o prazer de ouvir.

Em 2008 Milton Guedes fez parte da banda de Lulu Santos que foi uma das atrações do Brazilian Day em Nova Iorque, junto com Jorge Ben Jor e Banda Eva.

Em 2010 Milton Guedes emplacou mais um sucesso ao regravar a música Você vai lembrar de mim, da Banda gaúcha Nenhum de Nós, fazendo parte da trilha sonora da novela Ti Ti Ti, da Rede Globo.

É casado com a cantora Adriana Maciel

Parceiros[editar | editar código-fonte]

Em 2009 Milton Guedes foi convidado pelo produtor Everton Bottoni para produzir a música tema do Dia de Fazer a Diferença da Rede Record em parceria com o Instituto Ressoar. Grandes nomes da MPB fizeram a diferença:. Elza Soares, Jair Rodrigues, Negra Li, Leci Brandão, Pepeu Gomes, Amanda Acosta, Fat Family, Rodrigo Faro, Wanessa Camargo,Paula Lima, Luciana Mello, Pedro & Thiago, Leo Maia, Sergio Reis, Dudu Braga e Wilson Simoninha.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Músicas em Novelas da Globo[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]