Saltar para o conteúdo

The Flintstones: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertidas edições por 187.48.182.108 para a última versão por Coelhoscoelho
Linha 158: Linha 158:
* {{Link|pt|2=http://www.hannabarbera.com.br/flintst/flintsto.htm |3=Hanna-Barbera}}
* {{Link|pt|2=http://www.hannabarbera.com.br/flintst/flintsto.htm |3=Hanna-Barbera}}
* {{Link|en|2=http://www.topthat.net/webrock/ |3=Webrock}}
* {{Link|en|2=http://www.topthat.net/webrock/ |3=Webrock}}
* http://www.epocadeouro80.com

{{Os Flintstones}}
{{Os Flintstones}}
{{Hanna-Barbera}}
{{Hanna-Barbera}}

Revisão das 03h49min de 24 de março de 2011

 Nota: Se procura o filme com John Goodman, veja The Flintstones (filme).
The Flintstones
Os Flintstones (PT/BR)


Da esq.: Fred, Dino, Wilma, Pedrita, Bambam, Betty e Barney.
Informação geral
Formato série de desenho animado
Duração aprox. 30 minutos
Elenco Alan Reed
Jean Vander Pyl
Mel Blanc
Bea Benaderet
Gerry Johnson
País de origem  Estados Unidos
Idioma original inglês
Temporadas 6
Episódios 166
Produção
Tema de abertura Meet the Flintstones de Hoyt Curtin
Exibição
Emissora original Estados Unidos ABC
Transmissão original 1960-1966

Os Flintstones (em inglês: The Flintstones) foi uma famosa série de televisão animada produzida pela Hanna-Barbera de 1960 a 1966. O desenho retrata o cotidiano de uma família de classe média da Idade da Pedra. Calcula-se que já foi assistido por 300 milhões de espectadores em 80 países, sendo dublado em 22 idiomas.

No desenho animado, a família Flintstone vive na cidade pré-histórica de Bedrock, trabalha numa pedreira e dirige um carro com rodas de pedra, movido pelos pés. Eles têm uma família de amigos, o casal Rubble, e animais de estimação: um dinossauro e um tigre dente de sabre. Com o tempo, surgiram a filha Pedrita, dos Flintstones, em 1962, e o filho adotivo Bambam, dos Rubbles, em 1963.[1]

Exibida pela primeira vez em 30 de setembro de 1960, Os Flintstones foi a primeira e a mais duradoura série animada de comédia de todos os tempos. Ela foi a primeira animação a exibir uma história contínua num episódio de meia hora, ao contrário dos desenhos animados até então, bem mais curtos. Ela foi também a primeira série de animação exibida em horário nobre e tornou seus criadores, a empresa Hanna-Barbera Productions, um dos maiores estúdios de Hollywood.[1]

História

Anúncio publicitário dos cigarros Winston, nos créditos finais de Os Flintstones, de 1960.

Os Flintstones foi uma criação dos estúdios Hanna-Barbera inspirada na sitcom The Honeymooners e na animação Stone Age Cartoons. Várias piadas de Stone Age são retomadas em Flintstones, como os jornais de pedra e o uso de animais como eletrodomésticos.

A série é construída como uma versão fantástica do passado remoto, com o uso da tração animal e outras tecnologias anteriores à era industrial, e materiais como peles, madeira e pedra, embora os humanos tenham hábitos semelhantes aos de uma família moderna do século XX. Nesse cenário anacrônico, o homem convive com dinossauros e mamutes.

Os Flintstones era, originalmente, uma série direcionada ao público adulto. Nos dois primeiros anos de produção, o desenho era fortemente ligado à marca de cigarros Winston, e as personagens apareciam fumando em anúncios publicitários. A série mudou seu público-alvo para os jovens e crianças a partir da terceira temporada, quando nasceu a personagem Pedrita, o principal patrocinador passou a ser a fabricante de sucos de uva Welsh's, e os episódios adquiriram uma orientação mais familiar.

Personagens

Bonecos de Wilma e Fred.
Bonecos de Betty e Barney.

Os Flintstones moram em Bedrock, uma cidade com 2.500 habitantes, no ano 1.040.000 A.C.

Fred Flintstone ganha a vida como operador de dinossauro da Slaterock Gravel Company, é casado com Wilma e pai de Pedrita, sendo exímio jogador de boliche e membro da confraria dos Búfalos d'água. Seu patrão é o Senhor Pedregulho. O prato preferido de Fred é o Brontossaurobúrguer (ou Brontoburguer) com Cactus-Cola e também Costelas de Brontossauro. Nos episódios, Fred sempre entra em confusão. Seu famoso bordão é "yabadabadoo".

Fred é casado com Wilma Flintstone, uma exímia dona-de-casa, mãe de Pedrita. Sua melhor amiga é Betty Rubble. Wilma já pensou em trabalhar fora várias vezes, mas seu marido Fred é contra. Na série animada Wilma é da classe operária assim como Fred; porém, no filme Viva Rock Vegas é de família rica. Pedrita, filha do casal, casa-se com Bambam Rubble quando cresce. A mãe de Wilma, Pearl Slaghoople, visita freqüentemente a família, trazendo aborrecimentos constantes a Fred, dando continuidade ao eterno, universal e engraçadissimo conflito entre sogra e genro. O mascote da família Flintstone é Dino, que sempre lambe seu dono quando ele chega do trabalho.

O melhor amigo de Fred é Barney Rubble, com quem sempre acaba brigando. Barney é casado com Betty e pai adotivo de Bambam. Se Fred faz alguma trapalhada, Barney estará junto, mesmo contra a sua vontade, pois Fred o obriga a fazer coisas que ele não quer fazer. Ainda quando o personagem tem uma boa idéia, Fred a toma para sí. É chamado de nanico por Fred.

Barney é casado com Betty Rubble. O nome de solteira de Betty é Betty McBricker. Esposa de Barney, é mãe adotiva de Bambam. Vizinha de Wilma Flintstone, sua melhor amiga, sempre acabam tirando Fred e Barney das enrascadas e confusões em que se meteram e sempre está com Vilma, mas tem um senso crítico mais apurado que seu ingênuo marido em relação a Fred.

Bambam Rubble é o filho adotivo de Barney e Betty, conforme mostrado em episódio da série. Ele foi deixado à porta da casa dos Rubbles logo após o nascimento de Pedrita. Conhecido por sua força descomunal, ele ama pedrita desde a infância.

Hoppy, um híbrido de canguru e dinossauro, é o mascote dos Rubbles. No primeiro episódio em que apareceu foi confundido com um rato gigante por Fred na garagem dos Rubbles. A confusão de um canguru com um rato de tamanho descomunal também ocorreu em outro desenho famoso de Hanna-Barbera, com o personagem Sylvester (Frajola), um rato e um filhote de canguru.

Dublagem

Vozes originais da primeira série norte-americana

Dublagem brasileira

A Screm Gems, de propriedade da Columbia Pictures, foi a primeira empresa a distribuir e dublar programas para a televisão brasileira. Para este fim, montou-se um estúdio de dublagem no Brasil chamado Gravasom. Mais tarde, o estúdio mudou de nome para Arte Industrial Cinematográfica, a AIC. Os Flintstones foi um dos primeiros desenhos a ser dublado no Brasil.

Episódios

Séries relacionadas

O sucesso de Os Flintstones deu origem a outras séries animadas como Cave Kids e The Flintstone Kids, onde se incluía o super-herói Capitão Caverna e seu filho.

A lista de séries animadas derivadas da original é:

Animação teatral

Especiais de televisão

Filmes

Filmes para televisão

Filmes com atores humanos

Foram feitos dois filmes com atores baseados na série.

Referências

Ligações externas