Parelhas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Parelhas
  Município do Brasil  
Pôr do sol na entrada da cidade de Parelhas/RN, vista para o portal dos 150 anos da cidade, um pouco a frente dele um monumento mostrando cavaleiros em "parelhas" de cavalos, o que deu origem ao nome da cidade.
Pôr do sol na entrada da cidade de Parelhas/RN, vista para o portal dos 150 anos da cidade, um pouco a frente dele um monumento mostrando cavaleiros em "parelhas" de cavalos, o que deu origem ao nome da cidade.
Pôr do sol na entrada da cidade de Parelhas/RN, vista para o portal dos 150 anos da cidade, um pouco a frente dele um monumento mostrando cavaleiros em "parelhas" de cavalos, o que deu origem ao nome da cidade.
Símbolos
Bandeira de Parelhas
Bandeira
Hino
Gentílico parelhense
Localização
Localização de Parelhas no Rio Grande do Norte
Localização de Parelhas no Rio Grande do Norte
Localização de Parelhas no Rio Grande do Norte
Parelhas está localizado em: Brasil
Parelhas
Localização de Parelhas no Brasil
Mapa
Mapa de Parelhas
Coordenadas 6° 41' 16" S 36° 39' 28" O
País Brasil
Unidade federativa Rio Grande do Norte
Municípios limítrofes Norte: Carnaúba dos Dantas e Jardim do Seridó
Sul: Equador
Leste: Estado da Paraíba
Oeste: Jardim do Seridó e Santana do Seridó.
Distância até a capital 232 km[1]
História
Fundação 1926
Administração
Prefeito(a) Francisco Assis de Medeiros (PT)
Características geográficas
Área total [2] 513,052 km²
População total (estimativa IBGE/2011[3]) 20 347 hab.
 • Posição RN: 27º
Densidade 39,7 hab./km²
Clima semiárido (BSh)
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000[4]) 0,704 alto
 • Posição RN: 14°
PIB (IBGE/2008[5]) R$ 96 142,739 mil
PIB per capita (IBGE/2008[5]) R$ 4 674,84

Parelhas é um município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil), localizado na região do Seridó. De acordo com o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano 2000, sua população é de 19.319 habitantes. Área territorial de 523 km².

História

O topônimo deste município teve origem numa competição esportiva conhecida como "parelhas", muito comum na região em meados do Século XIX. Por ter suas várzeas planas e extensas a localidade conhecida como Boqueirão, às margens do Rio Seridó, tornou-se ponto de encontro tradicional de cavaleiros da época, que disputavam corridas montados em seus cavalos, sempre em duplas ou parelhas, numa espécie de jóquei rústico. O evento atraía habitantes de todas as redondezas e chegou a ser atração domingueira para as corridas, com direito a prêmio e festejos. O local passou a ser conhecido como "Boqueirão de Parelhas".

Depois da passagem por aqui do bandeirante Domingos Jorge Velho, em 1688, a primeira ocupação do solo parelhense aconteceu em 1700, com o tenente Francisco Fernandes de Souza que requereu e ganhou uma sesmaria de 3 léguas quadradas, incluindo a localidade denominada Boqueirão. Depois, só em meados do Século XIX, já com um aglomerado de casas construídas às margens do Rio Seridó, é que se tem informação mais concreta do povoamento. Foi quando estabeleceu-se epidemia do cólera morbus, que praticamente matou ou pôs debandada a pequena população local. Poucas famílias sobreviveram a doença e entre estas estavam Cosme Luiz, Sebastião Gomes de Oliveira e Félix Gomes.

Registros históricos

A partir daí os registros históricos são seqüenciados, principalmente a partir de 1856, com a construção da capela de São Sebastião, em agradecimento a uma graça alcançada por Cosme Luiz e Sebastião Gomes (Sebastião "Chocalho") que, segundo a história, pediram o fim da epidemia no local e foram atendidos. Neste ano de 1856 ficou oficialmente convencionado a fundação da Vila de Parelhas. Dos marcos históricos da época apenas três não são conhecidos: a Igreja Matriz de São Sebastião, o Cemitério dos Coléricos do Boqueirão e outro do povoado Juazeiro. O do Boqueirão infelizmente desapareceu em 2003 quando a Prefeitura construiu sobre ele uma praça pública.

Já no Juazeiro o cemitério memorial do coléricos ainda está preservado, com seus muros de pedra e argamassa como também a estrutura do oratório (capela) e que foi restaurado no final de 2005. Este cemitério secular foi construído por Virgínio Vaz de Carvalho, pai do patriarca Bernardino de Sena e Silva. Logo ao terminar a obra Virginio e seu filho Manoel Vaz contraíram o cólera, vindo a falecer, sendo ali mesmo sepultados.

Depois de ganhar a categoria de município, em 1927, Parelhas teve importante participação na política do estado, com a Revolução de 1930 durante o governo do interventor Mario Câmara que, em 1933, nomeou para prefeito de Parelhas o comerciante e fazendeiro paraibano Ageu de Castro, líder da facção Liberal ou "pelabucho", que entrou em confronto armado com os militantes do Partido Popular, conhecidos no Rio Grande do Norte como "Perrepistas". Os Perrepistas eram liderados em Parelhas pelo fazendeiro Florêncio Luciano com o apoio de toda a elite de coronéis da região.

As escaramuças partidárias culminaram com o famoso "tiroteio de 13 de agosto de 1934", durante um comício realizado na cidade pelos perrepistas. Este episódio foi noticiado na imprensa de quase todo o país.

Os efeitos da expansão urbana desordenada e a falta de políticas públicas voltadas para a área de História e Cultura e ainda a influência da ditadura militar, a partir dos anos 1960, fizeram desaparecer praticamente todo o referencial histórico e cultural de Parelhas, entre monumentos e documentários, dificultando sobremaneira o resgate e aprofundamento do Memorial do município.

O tiroteio entre Perrepistas e Pelabuchos

A revolução de 1934, que levou ao poder, o presidente Vargas, mesmo perdendo as eleições daquele ano, foi marcada por grandes acomodações políticas em todos os recantos do Brasil. No Rio Grande do Norte, a indicação para o governo do estado, do interventor Mário Câmara, polarizou o poderoso domínio político dos coronéis e da igreja. No interior do estado, as acirradas disputas pelos "currais eleitorais" ganharam requintes de guerrilha urbana como o aparecimento de jagunços e bandos armados, com fins puramente políticos, nada tendo a ver com cangaceiros de Lampião, Antonio Silva, etc.

Em Parelhas, a nomeação de Ageu de Castro para prefeito municipal, em 1934, pôs em alvoroço a política local, dominada por toda a elite de coronéis, liderada pelo ex-prefeito Florêncio Luciano, apoiado por Antão Elisiário, Laurentino Bezerra, Manoel Virgílio, Graciliano Lordão e outros, tendo como aliado da igreja o padre Vicente de Freitas.

A luta política entre Ageu de Castro e a oposição de coronéis parelhenses descambou para o confronto armado que culminou com o famoso "Tiroteio de 13 de Agosto" daquele ano.

Com certeza esta foi à quadra mais importante da história política de Parelhas, que, infelizmente nunca foi resgatada, até porque, 70 anos após existem vestígios partidários da época. Os "Perrepistas", que usavam bandeiras verdes e os "Pelabuchos" que adotavam a cor vermelha, deram origem a UND e PSP, depois ARENA e MDB.

Geografia

Parelhas está assentada sobre o planalto da borborema.Na cidade passa o Rio Seridó. O centro histórico da cidade, a área central, está localizado no centro da cidade.

A grande maioria dos 513,052 km ² da área terrestre de Parelhas é plana, além de algumas serras no canto sudoeste, com uma altitude média de 300 m. O ponto mais alto é de 500 m e está nas serras. A cidade possui muitos rios, canais, córregos e lagos e é conhecida por sua riqueza de recursos minerais.

Sensibilização ecológica pública está a crescer, e a cidade está investindo em uma série de projetos de proteção ambiental.Poluição em Parelhas é baixo em comparação com outras cidades seridoenses, como Currais Novos, mas o rápido desenvolvimento nas últimas décadas, significa que ainda é alta em padrões mundiais, comparável a Caicó.

Parelhas tem um clima semiárido BSh e com quatro estações distintas. No inverno, os ventos frios do sul podem causar temperaturas durante a noite a cair abaixo de 15°, embora a maioria dos anos, há apenas um ou dois dias de muito frio. O verão em Parelhas é muito quente e úmido, com chuvas ocasionais e trovoadas fracas. A cidade também é suscetível a trufões, nenhum dos quais nos últimos anos tem causado danos consideráveis. As estações mais agradáveis são a primavera, embora mutável, e outono, que é geralmente ensolarado e seco. Parelhas possui, em média, 1.878 horas de sol por ano, com a temperatura mais alta já registrada em 40°C, e a menor em 12°C. O número médio de dias chuvosos é de 112 por ano, e o mês mais chuvoso é junho.

Turismo

  • Cicloturismo no Sítio Cidade de Pedras

Passeio de bicicleta pela região do Sítio Cidade de Pedras, com suas inusitadas formações rochosas, conhecidas como serrotes. A paisagem é bastante diferenciada e convida o turista a exercitar sua imaginação. Além das formações, podem ser visitadas casas de moradores do lugar e observação de plantas e aves típicas da caatinga.

  • Oficina de artesanato em pedra-sabão

Pequena oficina comunitária na qual um grupo de artesãos fabrica peças utilizando pedra-sabão trazida de cidades próximas. Produzem porta-retratos, pequenas esculturas, réplicas de instrumentos musicais em miniatura, porta-guardanapos, porta-lápis, dentre outros. O turista pode participar de uma pequena oficina de artesanato em pedra-sabão.

  • Apresentação cultural

Apresentação de dança folclórica dos Espontões, pelos negros da comunidade de Boa Vista. O Grupo Folclórico dos Negros do Rosário é composto por 30 integrantes que mostram a sua cultura. A dança mistura a saudação à Nossa Senhora do Rosário, o conflito entre o Branco e o Negro e a confraternização entre eles. O grupo utiliza instrumentos de batuque como caixa, bumbo, tarol e pífano.

  • O genuíno forró Pé-de-Serra

Sanfona, pandeiro, triângulo. Apresentações de forró Pé-de-Serra, principalmente na Fazenda Rajada.

  • O Sítio Arqueológico Mirador

Durante a visita são abordados aspectos ligados a geografia e história do local. Off road (jeeps) na Serra do Boqueirão.

Pinturas Rupestres

O Sítio Mirador localiza-se a 4 km da sede do município, na encosta leste da Serra das Queimadas (Boqueirão), local onde foram encontrados registros com as datações mais antigas que assinalaram a presença do homem no Rio Grande do Norte há aproximadamente 9.410 anos.

As pinturas rupestres simbolizam, principalmente, a vida cotidiana da pré-história, às vezes trágica e violenta, com figuras possuídas de grande agitação e outras que representam um mundo lúdico e brincalhão, registrados pelo movimento de dança e agilidade das figuras acrobáticas.

Durante a visita, são abordados aspectos ligados à caatinga, à exploração mineral, tipos de rocha e solo, além de informações históricas e geográficas do lugar.

A Cidade

É um município que detém inúmeros recursos minerais, tendo destaque a produção de turmalina, água-marinha, granada, ametista, entre outras pedras semipreciosas. O Planalto da Borborema, um conjunto de serras - das Queimadas, da Coruja, da Areia, do Tibiri, da Maniçoba, das Gargantas, do José Elias e do Maribondo -, revela a beleza virgem do lugar e as diversas oportunidades de passeios: caminhadas, trilhas para jipeiros, cavalgadas e o que a sua imaginação pedir, até sentar-se, calmamente, para se deliciar com o mais belo pôr-do-sol. Imagem que purifica nossa mente e emociona de verdade.

Mais da Cidade

Com mais de 20 mil pessoas.Localizada na costa do seridó oriental, na foz do Rio Seridó, a cidade é administrada como um município Popular do RN com um estatuto do nível de uma província. Originalmente uma vila cuja economia era baseada na pesca e no setor têxtil, Parelhas cresceu de importância no século XXI devido à sua localização favorável e como uma das cidades abertas ao comércio exterior em 1990 pelas aparições em redes de TV, como a Rede Globo e o SBT. A cidade floresceu como um centro de comércio entre o oriente e o ocidente do seridó e tornou-se um hub de negócios no ano de 2010. As reformas econômicas em 1990 resultaram em um intenso desenvolvimento da cidade e, em 2005, Parelhas começou a ser considerada Paris

A cidade é um destino turístico famoso por seus marcos históricos, como as Serras, as pinturas rupestres, o moderno e em constante expansão centro de Parelhas, onde está localizada varias lojas, e por sua nova reputação como um centro cosmopolita da cultura e do design. Hoje, Parelhas é o maior centro comercial e financeiro do seridó oriental e tem sido descrita como o grande exemplo da pujança da economia do Seridó.

Esporte

Nos anos 80 a cidade era bastante conhecida pelos desportistas da região devido a supremacia futebolística do Centenário Esporte Clube, "papão" de títulos no futebol de campo, chegando a conquistar um tricampeonato nos anos de 88-89-90. Esta equipe amadora da cidade foi responsável por revelar grandes jogadores como Didi Ex-jogador do Corinthians, entre outros, e vem exportando jogadores até mesmo para fora da cidade são os casos de Luís Eduardo, jogador do PFC Montana da Bulgária, Geová, goleiro que joga no futebol iraniano e recentemente foi campeão da Azadegan League (liga correspondente a segunda divisão do Irã), jogando pela equipe do Tractor Club, entre vários outros desportistas de qualidade que são revelados por esta cidade.

No segundo simestre do ano de 2010 a equipe do Centenário Esporte Clube filiou-se a Federação Norte-rio-grandense de Futebol, e irá disputar a segunda divisão do campeonato potiguar do mesmo ano.

Referências

  1. FEMURN. «Distâncias dos Municípios do Rio Grande do Norte a Natal-RN». Consultado em 10 de agosto de 2011 
  2. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  3. «Estimativas da população residente nos municípios brasileiros com data de referência em 1º de julho de 2011» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 30 de agosto de 2011. Consultado em 31 de agosto de 2011. Cópia arquivada em 15 de outubro de 2011 
  4. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  5. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 

Ligações externas

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Parelhas

Predefinição:Portal-rn

Predefinição:Mesorregião Central Potiguar

Predefinição:Hierarquia urbana do Brasil