Porto Novo (Benim)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Porto Novo
  Cidade  
Vista sobre a lagoa de Porto-Novo
Vista sobre a lagoa de Porto-Novo
Vista sobre a lagoa de Porto-Novo
Localização
Porto Novo está localizado em: Benim
Porto Novo
Localização de Porto Novo no Benim
Coordenadas 6° 29' 50" N 2° 36' 18" E
País  Benim
Departamento Oueme
Administração
Distritos Distritos
Prefeito Moukaram Oceni
Características geográficas
Área total 110 km²
População total (Censo 2013) 264 320 hab.
Densidade 2 402,9 hab./km²
Altitude 38 m
Fuso horário UTC (UTC+1)
ISO 3166-2 BJ-OU

Porto Novo[1][2][3] (em francês: Porto-Novo; também conhecida localmente como Hogbonou e Adjacé) é a capital oficial do Benim e um porto no Golfo da Guiné.

A cidade tem uma população de 264 320 habitantes (censos de 2013) e está localizada nas coordenadas 6°28' Norte, 2°36' Este (6.46667, 2.6). Não fica muito longe de Ouidah, onde os portugueses mantiveram até 1961 o Fortaleza de São João Baptista de Ajudá.

É a segunda maior cidade do país, sendo ultrapassada em importância comercial e industrial por Cotonu. Porto Novo fica no centro de uma região agrícola cujo principal produto é o óleo de palma, exportando também algodão e kapok. Situam-se em Porto Novo o Instituto de Estudos Superiores do Benim, o Museu de Etnografia de Porto-Novo e o palácio do Rei Toffa.

História[editar | editar código-fonte]

Porto Novo foi provavelmente fundada nos finais do século XVI pelo povo Gun. O atual nome foi-lhe dado pelos portugueses, que lá construíram uma feitoria no século XVII, com o propósito de exportar escravos africanos para as Américas. O Reino de Porto Novo aceitou a proteção francesa em 1863 como forma de rebater a intrusão britânica. No entanto, a presença francesa não foi bem aceite pelo vizinho Reino de Abomé, o que resultou em guerra. Em 1883, a marinha francesa desembarcou em Porto Novo e Cotonou, tendo Porto Novo sido incorporada na colónia francesa do Daomé, da qual se tornou capital em 1900.

Referências

  1. «União Europeia» 
  2. «Ministério das Relações Exteriores do Brasil» 
  3. Instituto Internacional da Língua Portuguesa. «Porto Novo». Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa. Consultado em 28 de maio de 2017 
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Benim, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.