Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
Categoria VI da IUCN (Área Protegida de Manejo de Recursos)
Saimiri vanzolinii, espécie encontrada dentro da reserva.
Localização Tefé,  Amazonas,
 Brasil.
Dados
Área 11.000 km2
Criação 1996 (20 anos)
Gestão IBAMA
Convenção sobre as Zonas Húmidas de Importância Internacional
Coordenadas 2° 15' 36" S 65° 40' 48" O
Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá está localizado em: Brasil
Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, localizada no estado do Amazonas, na região do médio Solimões, é uma área protegida brasileira componente do Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Trata-se da maior reserva florestal do Brasil dedicada exclusivamente à proteção da várzea amazônica.

Mamirauá foi a primeira Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) implantada no país. É uma unidade de conservação legalmente instituída pelo poder público, tendo objetivos de conservação e limites bem definidos. A conservação da natureza e a utilização de parcela dos recursos naturais é o objetivo básico dessa unidade de desenvolvimento sustentável.

Este modelo de área protegida para o uso sustentado está profundamente ligado à permanência e participação da população local bem como à formação e mantimento de uma forte base científica para manejo e conservação da biodiversidade da região.

A exploração racional e sustentada dos recursos naturais dá origem à melhoria da qualidade de vida da população local,dessa forma conservando o meio ambiente e aperfeiçoando o conhecimento sobre técnicas de manejo.

Ícone de esboço Este artigo sobre Unidades de Conservação da Natureza é um esboço relacionado ao Projeto Brasil. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.