Ricardo Mariano Bijos Gomes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Mariano
Informação geral
Nome completo Ricardo Mariano Bijos Gomes
Nascimento 15 de outubro de 1986 (32 anos)
Local de nascimento Campo Grande, MS
 Brasil
Nacionalidade brasileiro
Gênero(s) Sertanejo universitário, sertanejo romântico e arrocha, ocasionalmente moda de viola e funk[1]
Ocupação(ões) cantor, compositor, instrumentista, dançarino e modelo
Instrumento(s) vocal, violão e viola caipira
Período em atividade 2006-presente
Gravadora(s) Som Livre
Afiliação(ões) Munhoz & Mariano, João Neto & Frederico, Luan Santana, Thiaguinho, Pedro Henrique e Fernando, Fred & Gustavo, Breno & Caio César, Rominho, Lucas Ferreira e Victor e Matheus
Página oficial munhozemariano.com.br/

Ricardo Mariano Bijos Gomes, mais conhecido como Mariano (Campo Grande,[2] 15 de outubro de 1986),[3] é um cantor brasileiro, primeira voz da dupla sertaneja Munhoz & Mariano. Também é compositor, instrumentista, dançarino[4] e modelo.[5] Atualmente o cantor reside em São Paulo, capital do estado.[6]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Mariano, na época conhecido como Toiço começou trabalhando na marmitaria da sua mãe, além de estudar zootecnia.[7] No mundo da música, começou cantando por brincadeira, ao ser chamado por seu amigo Munhoz na época conhecido com Frango, para ajudar uma dupla sertaneja da sua cidade Campo Grande, com o tempo os dois amigos 'Toiço & Frango', decidem formar sua própria dupla, Mariano como primeira voz e Munhoz como segunda voz. A dupla começa se apresentando em postos de gasolina e casas de shows, com salários que variam de 150 a 350 reais por show, ou apenas 6 latinhas de cervejas[8]

Garagem do Faustão[editar | editar código-fonte]

Após a mudança de nome para Munhoz & Mariano, (antes se apresentavam como Ricardo & Raphael), a dupla é chamada em 2011 para participar do Garagem do Faustão, quadro do programa Domingão do Faustão,[9] e acaba conquistando o primeiro lugar com 35% dos votos, com a música Sonho Bom.[10]

Camaro Amarelo[editar | editar código-fonte]

Após a vitória no programa Domingão do Faustão a dupla emplacou diversos hits como: Eu Vou Pegar Você e Tãe, Camaro Amarelo, Balada Louca, A Bela e o Fera, Pantera Cor de Rosa e Copo na Mão, todas com um ritmo mais "festivos" do que a romântica Sonho Bom.

Após a superexposição da single Camaro Amarelo,[11] e Eu Vou Pegar Você e Tãe em 2012, Mariano acabou ficando famoso por promover uma dança cheia de rebolados como parte da coreografia das músicas, a ideia de investir em coreografias sensuais foi incentivada inicialmente por sua mãe, dona Valentina, que segundo ele teria dito "vocês têm que usar o sexo, mexer com a mulherada".[12]

Ainda em 2012, Mariano é convidado a participar de um ensaio fotográfico por Fernando Torquatto, em uma homenagem feita à famosa campanha da Versace, de 1993, fotografada por Richard Avedon. Mariano fotografou ao lado de uma modelo que tapa estrategicamente suas partes íntimas.[13]

Acidente

No dia 18 de Dezembro de 2016, Mariano sofre um acidente no treinamento para o quadro "saltibum" do programa Caldeirão do Huck da Rede Globo onde bateu com a cabeça e na manhã de 26 de Outubro de 2016, foi confirmado que o cantor teve um tumor benigno no cérebro e rompeu o cisto da cabeça onde ele de tempos em tempos terá que fazer novos exames o cantor foi liberado da UTI sem data prevista a voltar aos palcos e fazer shows com seu principal parceiro Munhoz.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ao lado de Munhoz[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «"Funk do Mariano" - Munhoz e Mariano Show na Flórida, EUA - USA Tour». webtvbrasileira.com. Consultado em 01 de outubro de 2014.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. «Biografia da Dupla». munhozemariano.com.br. Consultado em 01 de outubro de 2014.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  3. «Biografia Mariano». munhozemariano.com.br. Consultado em 01 de outubro de 2014.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  4. «Munhoz e Mariano contam como decidiram investir no rebolado nos palcos». revistaquem.globo.com. Consultado em 01 de outubro de 2014.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  5. «Sertanejo Mariano posa nu em releitura de ensaio da Versace». universosertanejo.blogosfera.uol.com.br. Consultado em 01 de outubro de 2014.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  6. «Coração de mãe é o que mais sofre em dia de prêmio, mesmo de filhos famosos». campograndenews.com.br. Consultado em 01 de outubro de 2014.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  7. «Entrevista: Munhoz & Mariano». kboing.com.br. Consultado em 01 de outubro de 2014.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  8. Munhoz & Mariano (24 de março de 2013). De Frente com Gabi (entrevista). Entrevista com Marília Gabriela. Marília Gabriela. São Paulo: SBT  Verifique data em: |acessodata= (ajuda); Em falta ou vazio |título= (ajuda);
  9. «Dupla do Vale do Aço vence 'Garagem do Faustão'». folhadocomercio.com. Consultado em 01 de outubro de 2014.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  10. «Munhoz e Mariano vencem concurso 'Garagem do Faustão'». amambainoticias.com.br. Consultado em 01 de outubro de 2014.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  11. «'Camaro Amarelo', o vídeo mais visto no YouTube no Brasil». veja.abril.com.br. Consultado em 01 de outubro de 2014.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  12. «Munhoz e Mariano contam como decidiram investir no rebolado nos palcos». revistaquem.globo.com. Consultado em 01 de outubro de 2014.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  13. «Sertanejo Mariano posa nu em releitura de ensaio da Versace». universosertanejo.blogosfera.uol.com.br. Consultado em 01 de outubro de 2014.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ricardo Mariano Bijos Gomes