Robert Cecil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O Visconde Cecil de Chelwood Medalha Nobel
Dados pessoais
Nascimento 14 de setembro de 1864
Salisbury
Morte 24 de novembro de 1958 (94 anos)
Tunbridge Wells
Nacionalidade Reino Unido Britânico
Prêmio(s) Nobel prize medal.svg Nobel da Paz (1937)
linkWP:PPO#Subdivisão do Projeto WP:PP

Edgar Algernon Robert Gascoyne Cecil, 1º Visconde Cecil de Chelwood (Salisbury, 14 de Setembro de 1864Tunbridge Wells, 24 de Novembro de 1958), conhecido como Lorde Cecil, foi um advogado, ministro e diplomata britânico.

Recebeu o Nobel da Paz em 1937, por ser um dos criadores da Sociedade das Nações.

Filho do terceiro Marquês de Salisbury, Edgar Cecil, exerceu advocacia entre 1887 e 1906. Em 1906, Cecil entrou para a política activa, como membro do Partido Conservador, sendo o representante de East Marylebone na Câmara dos Comuns, até 1910. Em 1911, como independente do Partido Conservador, representou a Hitchin Division de Hertfordshire.

Durante a Primeira Grande Guerra, Edgar Cecil, trabalhou na Cruz Vermelha, mas interrompeu a sua participação em 1915, para exercer o cargo de subsecretário do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Em 1918, chegou a secretário de estado-adjunto do mesmo ministério.

Em 1916, Edgar Cecil, influenciado pelas consequências dramáticas da guerra, propôs medidas que evitassem a repetição desta tragédia. Esta proposta foi o primeiro passo para a criação da Sociedade das Nações, organismo criado em 1919 pelo Tratado de Versalhes, e que terminou em 1946.

Em 1923, Cecil recebeu o título de Visconde Cecil de Chelwood. Nos anos que se seguiram ao fim da Sociedade das Nações, Lord Cecil retomou o seu lugar na Câmara dos Lordes, e continuou a participar na causa pela paz, nas Nações Unidas, como presidente honorário.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • A Grande História do Nobel, Ed. Quidnovi - Edição e Conteúdos S.A., 2004

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Carlos Saavedra Lamas
Nobel da Paz
1937
Sucedido por
Comitê Internacional Nansen para os Refugiados


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.