Jane Addams

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jane Addams Medalha Nobel
Dados gerais
Naturalidade Estados Unidos Estadunidense
Nascimento 6 de setembro de 1860
Local Cedarville, Estados Unidos
Morte 21 de maio de 1935 (74 anos)
Local Chicago, Estados Unidos
Prêmio(s) Nobel prize medal.svg Nobel da Paz (1931), National Women’s Hall of Fame (1973)

Jane Addams (Cedarville, 6 de setembro de 1860Chicago, 21 de maio de 1935) foi uma assistente social, filósofa, feminista, pacifista e reformadora estadunidense. Em 1889 fundou a Hull House junto com Ellen Gates Starr.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filantropa e doutrinadora norte-americana, considerada pelo presidente Theodore Roosevelt como «a cidadã mais útil dos Estados Unidos». O seu pai já revelava um grande espírito humanitário, defendendo a abolição da escravatura. Jane pretendia ser médica mas possuiria uma constituição muito débil, o que a levou a desistir de tal propósito.

Numa viagem a Londres conheceu os Serviços Sociais da capital inglesa e sentiu nascer em si uma nova vocação. Ao regressar a Chicago, tornou-se uma fervorosa defensora da paz e da justiça social, razão pela qual resolveu criar instituições que protegessem os imigrantes e os trabalhadores de todas as raças. Com a sua amiga Helena Gates Starr, ter-se-à instalado num barracão, o qual limparam e arranjaram de forma a albergar um serviço de assistência social que ficou conhecido como Hull House. Este foi inaugurado em 1889 e Jane foi, até à sua morte, sua chefe - residente.

No Hull House foram instalados jardins de infância, uma agência de emprego, oficinas, campos de recreação, biblioteca, escola de música e aulas de artesanato, clubes, entre outras coisas. Desenvolveu ainda uma frutuosa acção no campo das leis, tendo auxiliado à promulgação da lei de protecção ao trabalho de menores e de mulheres, assim como procurando leis que promovessem maior segurança no local de trabalho, como por exemplo as fábricas.

Defensora do sufrágio feminino, Jane revelou-se uma pacifista e uma mulher dna Liga Internacional de Mulheres pela Paz e Liberdade[2]. Foi escritora e conferencista, sempre em temas humanitários. Em 1931 foi-lhe conferido o Nobel da Paz[3].

Referências

  1. Joseph McCabe. «Addams, Jane (1863-1935)». Um dicionário biográfico dos livres pensadores antigos, medievais e modernos. Consultado em 12 de Setembro de 2013. 
  2. «Jane Addams - Facts» (em inglês). Consultado em 12 de Setembro de 2013. 
  3. «The Nobel Peace Prize 1931» (em inglês). Consultado em 12 de Setembro de 2013. 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Nathan Söderblom
Nobel da Paz
1931
Sucedido por
Ralph Norman Angell Lane


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.