Rufo Herrera

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rufo Herrera
Rufo Herrera
Retrato do compositor e bandoneonista Rufo Herrera
Informação geral
Nascimento 1 de agosto de 1933 (91 anos)
Origem Córdoba
País  Argentina, Brasil
Gênero(s) Música Erudita, Tango
Ocupação(ões) Bandoneonista, compositor, educador musical
Instrumento(s) Bandoneón
Modelos de instrumentos Alfred Arnold AA (Doble A), Premier
Gravadora(s) Farroupilha Discos LTDA - RCA_Records, SRE–Serviço de Radiodifusão Educativa do MEC, Karmim e Lapa Discos
Afiliação(ões) Membro honorário da Universidade Federal de Ouro Preto[1], Fundador do Grupo Oficcina Multimédia, do Quinteto Tempos e da Orquestra Ouro Preto
Página oficial https://www.rufoherrera.com

Rufo Herrera (Río Primero, departamento de Córdoba (Argentina), 1 de agosto de 1933) é um compositor, bandoneonista e educador musical argentino radicado no Brasil desde 1963.[1]

É autor de mais de 200 obras,[2] dentre elas, sete concertos para solista, cinco óperas, quatro cantatas, três bailados,[3] duas sinfonias e diversas peças de câmara, no âmbito da música erudita contemporânea, além de composições de caráter popular.

É fundador do Grupo Oficcina Multimédia e da Orquestra Ouro Preto, com a qual já gravou quatro discos - Bandoneón, Latinidade I, II e III.

É Doutor Honoris Causa, pela Universidade Federal de Ouro Preto, onde foi professor convidado por 25 anos.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Herrera conheceu o instrumento bandoneón aos 5 anos de idade, quando o bandoneonista cordobés Ciriaco Ortiz, convidado à casa de vizinhos de Rufo, tocou uma milonga ao redor da fogueira. "Nem consegui dormir naquela noite. Decidi que aquele era meu instrumento."[4] Só aos dez anos pôde começar a tocar, com um modelo Doble A. Caçula de oito irmãos, filho de Cristina Cejas e Pedro Herrera, um camponês que tocava violão, Rufo Herrera foi aprendendo músicas folclóricas sozinho, que tirava de ouvido, até ganhar experiência, tocando em festas e programas de rádio. O primeiro deles foi na LV3 Radio de Córdoba. O "duende", como batizou o seu instrumento, lhe apareceu em 1938 e definiu a sua trajetória.[5]

"El Duende" - O Bandoneón Doble A de Rufo Herrera
"El Duende" - O Bandoneón Doble A de Rufo Herrera

Ainda em Córdoba, recebeu orientação do acordeonista e bandoneonista Pedro Garbero.[6] Em 1957, foi para Buenos Aires, onde realizou estudos de aperfeiçoamento em bandoneón com Marcos Madrigal e ingressou no Conservatório Nacional, onde estudou violoncelo com o professor Roberto Libón.[7] Após uma viagem por vários países da América Latina estabeleceu-se em São Paulo e radicou-se definitivamente no Brasil no ano de 1963.[8]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Iniciou, em 1961, uma viagem por vários países da América Latina para realizar pesquisa sobre aspectos estruturais, timbrísticos e estéticos da música dos povos remanescentes das civilizações originais dos subcontinentes centro e sul americanos. Em 1963, estabeleceu-se em São Paulo e desenvolveu seus estudos de composição sob a orientação do maestro e compositor brasileiro Olivier Toni - e piano complementar - com Marta Cerri.

Em 1966 é convidado pelo selo Farroupilha, de São Paulo, para gravar o LP "Tangos de Vanguardia y Milongas Tradicionales". Ao Bandoneón Rufo estava acompanhado de um quinteto composto por Miguel Angel del Rio e Elias Slon[9][10] (Violinos), Lázaro David Wenger[11] (Piano), Gabriel Bahlis e Tapajós (Baixos) e Poly (Guitarra). Todos os arranjos foram criados por Rufo Herrera. O LP contava com seis temas de Astor Piazzola - Bandó, Rio Sena, Nonino, Contrabajeando, Lo que Vendrá e Guardia Nueva, além de interpretações suas sobre milongas tradicionais e outros tangos de vanguarda da época, como Taquito Militar, de Mariano Mores, Siluetas Porteñas, de Argentino Ledesma, Milonga de Mis Amores, de Pedro Laurenz, El Torito e El Esquinazo, de Ángel Villoldo e La Puñalada, de Pintín Castellanos.

Ainda em 1966, convidado pelo grupo de compositores da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, transfere-se para Salvador, integrando o movimento emergente da música contemporânea brasileira[12]. Ali desenvolve, sob orientação do compositor suíço-brasileiro Ernst Widmer, ampla pesquisa e aperfeiçoamento na linguagem musical contemporânea e suas novas técnicas de estruturação incluindo as multimídias.

Estréia como compositor em 1968, no Festival de Música Contemporânea brasileira de São Caetano do Sul (SP), com a obra "Oito Variações para Orquestra de Cordas Sobre um Tema Pentatónico", interpretado pela Orquestra Musicâmera de São Paulo regida pelo Maestro Thomas Di Jaime.

Estreou mais de 50 trabalhos considerados dentro da expressão de vanguarda no período de 1969 a 1976. Na UFBA atuou com nomes como Lindembergue Cardoso, Milton Gomes e Walter Smetak, entre outros. Este coletivo lançou pelo selo da Escola de Música da UFBA, duas coletâneas intituladas "Compositores da Bahia". A faixa 1 do lado B do volume 2 desta coletânea, lançada em 1970, era uma obra de Rufo Herrera intitulada Enantiodromia. Os músicos Jean Noel Saghaard, na flauta, Klaus Haefele, no clarinete, Carlos Moreira, na trompa, Fernando Santos, no vibrafone e Pierre Klose, no piano, compuseram o conjunto de músicos da Orquestra Sinfônica da UFBA que interpretou essa obra.[8]

Dentre outros trabalhos criados no início dos anos 70 com os Grupos Experimentais de Dança e de Compositores da Bahia, Rufo, dirigiu e compôs[13] a trilha sonora da ópera Onirak (13 de outubro de 1973)[14], com direção coreográfica de Lia Robatto, regência de Jorge Ledezma Bradley e participação de 14 artistas. Um grupo de cantores chamado Octeto[15], recitava o poema cidade/city/cité[16] de Augusto de Campos. A produção ainda contava com um curta-metragem projetado no cenário[17], dirigido pelo artista plástico e cineasta baiano Chico Liberato.[18][19] Realizou diversas outras parcerias com Chico Liberato, entre elas, a criação da trilha sonora do curta-metragem Caipora (1974))[20], e uma adaptação da sua ópera Antístrofe (1972), como trilha sonora do filme de animação homônimo realizado por Liberato nesse mesmo ano[21]. A convite do Instituto Nacional da Cultura do Panamá, em 1976, criou e implementou nesse país oficinas de criação e repertório como nova proposta para a formação de compositores em centros onde não existam escolas superiores de música. Esse trabalho teve continuidade sob a orientação do compositor Raul Sarmiento (Guatemala) e, posteriormente, Reque Cordeiro, panamenho radicado nos Estados Unidos.

Também no ano de 1976, é convidado pelo diretor teatral carioca João das Neves, para criar a trilha sonora do espetáculo O último carro[22]. Os dois ainda trabalharam juntos em 1983 na cantata multimeios Continente Zero Hora - espetáculo que comemorava os 20 anos da Fundação de Educação Artística[23] - e em 1992 na peça Primeiras Estórias,[24][25] baseada no livro homônimo de Guimarães Rosa[26]. Rufo e João se conheceram na Bahia na década de 1970 e sua amizade durou até o falecimento de João das Neves em 2018 [27].

Ainda em 1976, no mês de julho, é convidado por Berenice Menegale, diretora da F.E.A, e, à época coordenadora do Festival de Inverno da Universidade Federal de Minas Gerais e realiza em Ouro Preto oficina de arte integrada desenvolvendo um trabalho processual com as diversas áreas da criação artística. Esse trabalho teve continuidade na edição seguinte do festival, em 1977, resultando na criação e posterior profissionalização do Grupo Oficcina Multimédia, que está sob a direção de Ione de Medeiros, desde 1983. A proposta do grupo foi acolhida pela Fundação de Educação Artística de Belo Horizonte (F.E.A.), entidade à qual o compositor permanece ligado desde 1977 até os dias atuais. [28] O GOM foi responsável por utilizar, pela primeira vez em cena, no espetáculo Sinfonia em Ré-fazer (1978), os instrumentos criados por Marco Antônio Guimarães, que fundaria o grupo Uakti naquele mesmo ano. Rufo então, já residindo em Belo Horizonte, integrou a equipe do Centro Latino Americano de Criação e Difusão Musical, criado em 1986 no 1º Encontro de Compositores Latino Americanos, sob os auspícios da F.E.A., da Funarte e do Ministério da Cultura.

De 1982 a 1985, realizou cursos e organizou grupos de música e teatro pelo interior de Minas Gerais, principalmente na região do Vale do Jequitinhonha, participando também dos "Festivais da Cultura Popular".

Rufo Herrera em frente a uma escultura de Jorge dos Anjos no [[Edifício Excelsior na Praça Rio Branco (Belo Horizonte)
Rufo Herrera em frente a uma escultura de Jorge dos Anjos no Edifício Excelsior[29] na Praça Rio Branco (Belo Horizonte)

Por muito tempo o compositor esteve afastado do Bandoneón, dedicando-se à composição, à educação e à música de vanguarda. Voltou a assumi-lo como instrumento principal em 1986, após uma apresentação de Piazzola em Belo Horizonte[1], no qual, segundo seu próprio relato, teria questionando-o sobre a atividade "Y el Bandonéon?".

Em 1992, a diretora Ione de Medeiros, convida Rufo para criar a trilha sonora do espetáculo Bom dia Missislifi, do Grupo Oficcina Multimédia.[30] Aproveitando essa oportunidade e com a proposta de alargar o espaço da música contemporânea em Belo Horizonte, Rufo forma o Quinteto Tempos,[31][32] ao lado do qual atuou em diversas ocasiões,[33] desde a Bienal de Música Contemporânea Brasileira - na sala nobre da Escola Nacional de Música da UFRJ - e na sala Villa-Lobos do Centro de Estudios Paraguayos-Brasileiros, em Asunción, até no encerramento da Nona Semana da Cultura de Capelinha, no Vale de Jequitinhonha, em praça pública, ou nos encontros de compositores latino-americanos realizados na FEA, em Belo Horizonte, nos quais o público era formado em parte por compositores, intérpretes e estudantes de música.

Carlos Bracher, óleo sobre tela, 130 x 150 cm, 2005. [34] Um outro retrato de Bracher ilustrou a capa do CD Toda Música do Quinteto Tempos, lançado em 1999 [35]]] Junto ao Quinteto lançou três discos, Tocata Del Alba, em 1995, Toda Música, em 1999 e Balada para un loco, em 2008. Neste último participaram o pianista Wagner Sander e a cantora lírica mineira Sylvia Klein. Essa foi a primeira e única incursão do Quinteto Tempos no terreno da música cantada.[36]

Rufo Herrera acompanhado dos bandoneonistas Otto Hanriot (à esquerda) e Francisco Cesar (à direita) em um recital-palestra na Universidade Federal de Ouro Preto em 2018

De 1994 a 2019 foi professor na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP),[37] onde, junto ao professor e maestro Ronaldo Toffolo, fundou a Orquestra Experimental da UFOP[38], atual Orquestra Ouro Preto[39]. Realizou atividades culturais na cidade de Ouro Preto, tendo sido agraciado com os títulos de Doutor Honoris Causa pela UFOP [40](2005) e de Cidadão Honorário, concedido em Novembro de 2005 pela Câmara Municipal de Ouro Preto.[3]

Foi premiado no Festival de Cinema de Brasília de 1995 pela melhor trilha sonora original do curta Negócio da China.

Em 2001, estreou a cantata cênica "Sertão Sertões", sobre texto extraído de Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte [41].

Trio de Bandoneóns - Rufo Herrera acompanhado dos músicos Francisco Cesar (à direita) e Otto-Hanriot à esquerda
Trio de Bandoneóns - Rufo Herrera acompanhado dos músicos Francisco Cesar (à direita) e Otto-Hanriot à esquerda

Em 2018, Rufo Herrera se juntou a dois outros bandoneonistas, Otto Hanriot e Francisco Cesar, que também foram seus discípulos no instrumento[42], para apresentar a obra para três bandoneóns "Variações Ad Libitum". O concerto integrou a programação musical do festival Verão Arte Contemporânea daquele ano.[43]

Em 2020 Rufo Herrera e a Orquestra Ouro Preto fizeram uma participação no documentário Babenco - Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou em homenagem ao diretor argentino radicado no Brasil Héctor Babenco, falecido em 2016. O longa foi dirigido por Bárbara Paz, viúva de Babenco.[44]

No mês de agosto, ainda em 2020, Rufo Herrera se apresentou com a Orquestra Ouro Preto em uma live no palco do Grande Teatro do Sesc Palladium,[45] em um concerto comemorativo dos 20 anos de criação da Orquestra.[39]

No mês de março de 2021, por ocasião do centenário de Astor Piazzolla, Rufo convidou os músicos Fernando Santos (contrabaixo) e Antônio Viola (Violoncelo), integrantes do Quinteto Tempos e da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais para homenagear o centenário de Astor Piazzolla, com uma interpretação da obra Adiós Nonino, em uma versão on-line, devido ao distanciamento social, imposto pela pandemia da COVID-19.[46] O conjunto formado pelo encontro dos músicos foi intitulado Tempos Três.

No dia 07 de julho de 2021 Rufo Herrera participou como solista do Concerto Você Decide[47], no qual interpretou duas músicas clássicas argentinas, La cumparsita (1915), de Gerardo Matos Rodríguez e El Choclo (1903), de Ángel Villoldo. A live da Orquestra Ouro Preto inovou ao proporcionar uma interação com o público, que podia escolher o repertório através de votação no Chat do YouTube.[48] No dia 12 de junho de 2022, no Sesc Palladium, Rufo Herrera participou como solista junto à Orquestra Ouro Preto, no concerto Piazzolla 101 [49] , no qual interpretou três músicas clássicas argentinas Libertango (1974), de Astor Piazzolla, La cumparsita (1915), de Gerardo Matos Rodríguez e El Choclo (1903), de Ángel Villoldo. O concerto, que integra a série "Domingos Clássicos" teve sucesso de público e ainda contou com a presença do violinista Cármelo De Los Santos[50]. No dia 07 de agosto de 2022, a Fundação de Educação Artística organizou um concerto em homenagem aos 89 anos de Rufo Herrera[51]. Vários convidados apresentaram obras do compositor para diferentes formações instrumentais, algumas praticamente inéditas. Neste concerto foram apresentadas as seguintes obras de Rufo: Noturno - para piano e cordas, de 1996, Ideofonia 1 - para clarineta, violoncelo e piano de 1982, Andinas nº 3, para viola caipira, de 2007, Senda Aymará - para flauta e violão, de 2011, Ambitus Naturalis - para quarteto de cordas, de 1991, Luar de Agosto, para Bandoneón Solo, de 2015[52].

O concerto ainda contou com a participação de Berenice Menegale que executou a obra para piano solo Eterne, de Marco Antônio Guimarães e do Grupo Oficcina Multimédia que fez uma leitura ilustrada do conto Minas Gerais, de Guimarães Rosa.[53]

No dia 18 de novembro de 2022 foi lançado o primeiro episódio da websérie intitulada “Tempos Três: Uma cronologia do tango”[54].

Com textos introdutórios seguidos de números musicais ilustrativos, Rufo conta o desenvolvimento do ritmo portenho, desde seus primórdios até os dias atuais. Além de Rufo, os músicos mineiros Fernando Santos (contrabaixo) e Antonio Viola (violoncelo) compõem o conjunto Tempos Três, que interpreta as obras apresentadas.

No primeiro episódio, é abordada a música "El Choclo", composta por Ángel Villoldo em 1903.

Em abril de 2023, foi realizada em Belo Horizonte, uma série de eventos em homenagem aos 90 anos de Rufo Herrera[55][56][57][58]

No dia 18 de outubro de 2023, a deputada Lohanna França do Partido Verde conferiu um diploma referente a voto de congratulações em homenagem aos 90 anos de Rufo Herrera e à importância da obra do bandoneonista e de sua influência e contribuição para a cultura mineira e brasileira[59].

Em 1985, Rufo Herrera estreou a ópera Balada para Matraga encomendada pelo Palácio das Artes, baseada no texto de Guimarães Rosa[23]. Em de outubro de 2023, quase quarenta anos depois e comemorando os noventa anos do compositor, a ópera ganhou uma nova e ambiciosa produção, que contou com a Orquestra Sinfônica e o Coral Lírico de Minas Gerais, a Cia. de Dança Palácio das Artes e um elenco de destacados cantores e atores, que ficou em cartaz entre os dias 25 e 29 de outubro de 2023 no Grande Teatro desta casa[60]. Uma versão resumida da obra foi apresentada, no dia 21 de outubro, na Gruta de Maquiné, em Cordisburgo, terra natal de Rosa[61].

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • Tangos de Vanguardia y Milongas Tradicionales (com quinteto formado para a gravação) — Vinil — 1966
  • Compositores da Bahia 2 (participação com a faixa Enantiodromia com quinteto formado para a gravação – lançado pela Universidade Federal da Bahia) — Vinil — 1970
  • MEC 71 Música do Brasil (participação com a faixa Engramas – com o Grupo de Pesquisas da Rádio MEC) — Vinil —1977
  • Tudo e todas as coisas do grupo Uakti (participação na faixa "A grande virgem [Para Walter Smetak – In memoriam]" - Composição com Marco Antônio Guimarães e interpretação ao Bandoneón) — Vinil — 1984
  • Tocata Del Alba (com Quinteto Tempos) — CD — 1995
  • Toda Música (com Quinteto Tempos) — CD — 1999
  • Bandonéon (com Orquestra Experimental da UFOP) — CD — 2002
  • Latinidade I (com Orquestra Experimental da UFOP) — CD — 2007
  • Balada para un loco (com Quinteto Tempos, Sylvia Klein e Wagner Sander) — CD — 2008
  • Latinidade II - Música para as Américas (com Orquestra Ouro Preto) — CD e DVD — 2015
  • Suíte Austral (solo) — Digital — 2017
  • Arranjos e adaptações para estudo do bandoneón solo[62] — Digital — 2023

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

COURA, Giuliano Stefano Elias. DA PUNA AO VALLE: Percurso da vida e da obra de Rufo Herrera e proposta para uma edição de performance de Senda Aimára. Dissertação de Mestrado. UFMG. Belo Horizonte, 27 de setembro de 2021[63]

Referências

  1. a b c Mateus, Bruno (2 de abril de 2021). «Rufo Herrera, um argentino de espírito mineiro». otempo.com.br. Consultado em 27 de abril de 2021 
  2. TEMPO, O. (6 de agosto de 2013). «Rufo Herrera leva seu bandoneon para o Teatro da Assembleia». Roteiros culturais. Consultado em 22 de maio de 2021 
  3. a b Jornal da Mídia: Muitas atrações nos Seminários Internacionais de Música
  4. «Milonga sertaneja». revista piauí. Consultado em 14 de fevereiro de 2024 
  5. Nestrovksi, Arthur (21 de abril de 2003). «Rufo Herrera revê seu destino em "Bandoneon"». Folha de S. Paulo. Consultado em 15 de maio de 2021 
  6. Coutinho, Jeferson da Fonseca (8 de fevereiro de 2015). «Ao lado de Rufo Herrera, Estado de Minas desfia o fio do tempo». Portal Uai Entretenimento. Consultado em 14 de maio de 2021 
  7. «Rufo Herrera». Musica Brasilis. Consultado em 14 de maio de 2021 
  8. a b PAOLIELO, Guilherme; PATRIOTA, Rainer (15 de abril de 2014). «Rufo Herrera: entre a tradição e a vanguarda» (PDF). Universidade Federal de Ouro Preto. Consultado em 18 de maio de 2021 
  9. BERTONI, Estêvão (28 de outubro de 2009). «Um príncipe do violino e sua paixão pela bailarina». Folha de S. Paulo. Consultado em 18 de junho de 2021 
  10. «Esses Incríveis Músicos e Seus Maravilhosos Instrumentos: Elias Slon». Esses Incríveis Músicos e Seus Maravilhosos Instrumentos. 20 de maio de 2014. Consultado em 19 de junho de 2021 
  11. LINCOLN, Mhario (29 de outubro de 2020). «A Era de Aquário", um texto de Joana Rolim que marcou profundamente a realidade da vida». facetubes.com.br. Mhario Lincoln. Consultado em 18 de junho de 2021 
  12. OLIVEIRA, Paula (2010). «GRUPO DE COMPOSITORES DA BAHIA. 1966 A 1974. DESENVOLVIMENTO E IDENTIDADE» (PDF). UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Consultado em 18 de junho de 2021 
  13. «Fonoteca EMUS-UFBA». adohm.ufba.br. Consultado em 2 de junho de 2021 
  14. ARAÚJO, Lauana Vilaronga Cunha de (2008). «Estratégias Poéticas em Tempos de Ditadura: A Experiência do Grupo Experimental de Dança de Salvador - BA» (PDF). Universidade Federal da Bahia - UFBA. Consultado em 2 de junho de 2021 
  15. admin. «outubro | 2017 | Escritos de Lisboa». Consultado em 2 de junho de 2021 
  16. 43161230. «Cidade, City e Cité | Publicação experimental do poema de Augusto Campos». Issuu. Consultado em 2 de junho de 2021 
  17. CRUZ, Gutemberg (18 de junho de 1976). «LIBERATO E SEUS DESENH0S ANIMADOS - AS COISAS TENDEM À UNIDADE UNIVERSAL» (PDF). Coisa Nostra. Consultado em 2 de junho de 2021 
  18. Já, Bahia. «CHICO LIBERATO RECEBE HOMENAGEM DA 4ª EDIÇÃO DO ANIMAÍ, NA QUARTA, 11». Bahia Já (em inglês). Consultado em 16 de maio de 2021 
  19. Gutemberg (11 fevereiro 2016). «Blog do Gutemberg: Chico Liberato comemora 80 anos». Blog do Gutemberg. Consultado em 16 de maio de 2021 
  20. «Caipora». Chico Liberato. 1 de janeiro de 1974. Consultado em 2 de junho de 2021 
  21. BLANCO, Pablo Sotuyo (Org.) (2015). «9 - Estratégias visuais na definição da identidade iconográfica do Grupo de Compositores da Bahia». Estudos luso-brasileiros em iconografia musical. Salvador, Bahia: EDUFBA. pp. 186–192 
  22. NEVES, João das (11 de maio de 2021). «Trecho do espetáculo "O último carro" no Youtube». Canal Oficial do Arquivo Nacional no Youtube. Consultado em 7 de novembro de 2021 
  23. a b LOVAGLIO, Vânia Carvalho (2010). «Música Contemporânea em Minas Gerais» (PDF). Universidade Federal de Uberlândia. Consultado em 15 de maio de 2021 
  24. «Programa do espetáculo Primeiras Estórias by Oficcina Multimédia - Issuu». issuu.com. Consultado em 8 de julho de 2022 
  25. 1414382. «Ocupação João das Neves - Na Trilha de João das Neves». Issuu. Consultado em 16 de maio de 2021 
  26. Cultural, Instituto Itaú. «Primeiras Estórias». Enciclopédia Itaú Cultural. Consultado em 16 de maio de 2021 
  27. «João das Neves (1934 - 2018) - Morre João das Neves, um dos fundadores do Grupo Opinião». Folha de S.Paulo. 24 de agosto de 2018. Consultado em 16 de maio de 2021 
  28. «A estrela do tango argentino». otempo.com.br. 6 de fevereiro de 2015. Consultado em 11 de maio de 2021 
  29. Sinduscon-MG Online (1 de dezembro de 2015). «Centro de Belo Horizonte ganha obra de arte». Consultado em 10 de maio de 2021 
  30. «.: Grupo Oficcina Multimédia :.». www.oficcinamultimedia.com.br. Consultado em 10 de maio de 2021 
  31. «Música de Outono - Quinteto Tempos e Rufo Herrera». ouropreto.com.br. Consultado em 10 de maio de 2021 
  32. «BH.gov - CULTURA». pbh.gov.br. Consultado em 6 de maio de 2021 
  33. Artur, Pedro. «Rufo Herrera e Quinteto se apresentam neste domingo em BH». hojeemdia.com.br. Consultado em 11 de maio de 2021 
  34. BRACHER, Carlos (2013). «Carlos Bracher» (PDF). Carlos Bracher Frankfurter Buchmesse 2013. Consultado em 18 de maio de 2021 
  35. HERRERA, Rufo (1999). «Toda Música». Lapa Ação Cultural LTDA. Consultado em 18 de maio de 2021 
  36. Barbosa, Daniel (25 de abril de 2013). «Rufo Herrera em dose dupla». otempo.com.br. Consultado em 15 de maio de 2021 
  37. Neves, Ariane (26 de junho de 2018). «Professor e compositor Rufo Herrera ministra aula sobre bandoneón na música clássica e contemporânea». ufop.br. Consultado em 6 de maio de 2021 
  38. Minas, Estado de (11 de abril de 2023). «Orquestra Ouro Preto abre as celebrações dos 90 anos de Rufo Herrera». Estado de Minas. Consultado em 11 de abril de 2023 
  39. a b Mateus, Bruno (21 de agosto de 2020). «Entre o erudito e o popular, Orquestra Ouro Preto celebra 20 anos com live». otempo.com.br. Consultado em 10 de maio de 2021 
  40. Minas, Estado de (8 de junho de 2014). «Obra autoral do compositor argentino Rufo Herrera está no programa do concerto com o Quinteto Tempos». uai.com.br. Consultado em 8 de maio de 2021 
  41. BRAGON, Ranier (23 de abril de 2001). «Guimarães Rosa inspira "ópera-teatro" em Minas». Jornal Folha de São Paulo. Folha de S.Paulo. Consultado em 7 de maio de 2021 
  42. «IDEA em Concerto: O Bandoneón Através dos Séculos, com Otto Hanriot e Francisco Cesar». www.sympla.com.br. Consultado em 16 de maio de 2021 
  43. Cassese, Patrícia (19 de janeiro de 2018). «Sua excelência, o bandoneón». otempo.com.br. Consultado em 16 de maio de 2021 
  44. «Filme de Bárbara Paz sobre Hector Babenco é um tratado sobre o amor». Culturadoria. 3 de fevereiro de 2020. Consultado em 9 de maio de 2021 
  45. «CONCERTO | Orquestra Ouro Preto faz concerto ao vivo para celebrar 20 anos». concerto.com.br. Consultado em 10 de maio de 2021 
  46. «Integrantes da Orquestra Sinfônica convidam Rufo Herreira para celebrar o centenário de Piazzolla». FCS - Fundação Clóvis Salgado. 5 de março de 2021. Consultado em 10 de maio de 2021 
  47. TEMPO, O. (9 de julho de 2021). «Orquestra Ouro Preto faz concerto interativo: público escolhe o repertório». Diversao. Consultado em 11 de julho de 2021 
  48. «Live - Orquestra Ouro Preto - Você Decide». Youtube da Orquestra Ouro Preto. 10 de julho de 2021. Consultado em 10 de julho de 2021 
  49. Web, Mário Moreno Filho-hetsi- Agência. «Paulo Navarro | domingo, 12 de junho de 2022». Paulo Navarro. Consultado em 21 de junho de 2022 
  50. Eventos, Bh. «Notícia: Orquestra Ouro Preto reúne virtuoses para concerto em homenagem a Piazolla». BH Eventos. Consultado em 21 de junho de 2022 
  51. «Panfleto do Concerto em Homenagem a Rufo Herrera - Manhãs Musicais FEA - 07-08-2022 by Oficcina Multimédia - Issuu». issuu.com (em inglês). Consultado em 19 de setembro de 2022 
  52. PAOLIELLO; CESAR, Guilherme; Francisco (novembro de 2022). «Música e Reminiscência: Notas para um concerto em homenagem a Rufo Herrera» (PDF). Revista Barroco Digital. Consultado em 1 de dezembro de 2022 
  53. «Manhãs Musicais - Fundação de Educação Artística | Portal Oficial de Belo Horizonte». portalbelohorizonte.com.br. Consultado em 25 de agosto de 2022 
  54. BARBOSA, Daniel; Minas, Estado de (16 de novembro de 2022). «Músicos mineiros preparam série musical que vai contar a história do tango». Estado de Minas. Consultado em 20 de novembro de 2022 
  55. Ferreira | @alexnycman, Alex (12 de abril de 2023). «Mestres do tango, Astor Piazzolla e Rufo Herrera ganham homenagem em BH | O TEMPO». www.otempo.com.br. Consultado em 27 de abril de 2023 
  56. Ferreira | @alexnycman, Alex (12 de abril de 2023). «Mestres do tango, Astor Piazzolla e Rufo Herrera ganham homenagem em BH | O TEMPO». www.otempo.com.br. Consultado em 27 de abril de 2023 
  57. Minas, Estado de (11 de abril de 2023). «Orquestra Ouro Preto abre as celebrações dos 90 anos de Rufo Herrera». Estado de Minas. Consultado em 27 de abril de 2023 
  58. Calendar, The Events. «Festival faz tributo aos 90 anos de Rufo Herrera». Santa Tereza Tem. Consultado em 27 de abril de 2023 
  59. Gerais, Assembleia Legislativa de Minas. «Bandoneonista, compositor e concertista Rufo Herrera será homenageado pela Assembleia - Assembleia Legislativa de Minas Gerais». Portal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Consultado em 14 de fevereiro de 2024 
  60. «CONCERTO | "Duro, doido e sem detença"». CONCERTO | “Duro, doido e sem detença”. Consultado em 14 de fevereiro de 2024 
  61. «'A Hora e Vez de Augusto Matraga', de Guimarães Rosa, vira ópera em caverna». Folha de S.Paulo. 26 de outubro de 2023. Consultado em 14 de fevereiro de 2024 
  62. «Arranjos e Adaptações para Estudo do Bandoneón Solo 2023 - YouTube». www.youtube.com. Consultado em 27 de abril de 2023 
  63. Coura, Giuliano Stefano Elias (27 de setembro de 2021). «DA PUNA AO VALLE: Percurso da vida e da obra de Rufo Herrera e proposta para uma edição de performance de Senda Aimára». Consultado em 25 de julho de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]