Salvador Shopping

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Salvador Shopping
Localização Avenida Tancredo Neves, 2915, Caminho das Árvores, Salvador, Bahia, Brasil
Inauguração 22 de maio de 2007 (6 anos)
Slogan Diferente pra você.
Proprietário Grupo JCPM
Números
Lojas 464
Área 89.596 m²
Área construída 298.000 m²
Área locável 82.500 m²
Estacionamento 6.000 vagas
Andares 5 (3 de lojas e 2 de estacionamento)
Salas de
cinema
8 salas Cinemark (1 em 3D)
Página oficial www.salvadorshopping.com.br

O Salvador Shopping é um empreendimento comercial de grande porte inaugurado em 22 de maio de 2007, na avenida Tancredo Neves, em Salvador, Bahia.

O empreendimento é de responsabilidade do grupo pernambucano JCPM (de propriedade do sergipano João Carlos Paes Mendonça). Trata-se do maior shopping center em área construída do Norte-Nordeste e segundo do Brasil, com cerca de 298.000 m2;[1] além de sétimo maior shopping do Brasil em área bruta locável e terceiro do Norte-Nordeste.

Em número de lojas, o Salvador Shopping é o segundo maior da Bahia. Após a ampliação, realizada em setembro de 2009, o shopping passou a ter 464 lojas (atrás apenas do Iguatemi, que tem 535 lojas) além de 8 salas de cinemas e espaço para jogos eletrônicos, o Game Station.

Sua fachada é composta por fotos de Salvador e sua cultura, como: a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, o Farol da Barra, o Dique do Tororó, o Pelourinho, o Candomblé e a Capoeira.

Em 5 de dezembro de 2010 o shopping foi marcado por uma tragédia. Um garoto de 15 anos morreu ao cair o 3º piso. Ele brincava de escorregar pelo corrimão da escada localizada na parte central do shopping, caindo em cima da decoração de Natal instalada na praça do térreo. Em nota enviada pela assessoria de comunicação, o shopping informou que “todas as providências possíveis foram tomadas na tentativa de socorrer o adolescente”.[2]

Construção[editar | editar código-fonte]

Para construção do shopping foram também realizadas alterações viárias na região, que possui um dos maiores fluxos de veículos de Salvador. Um novo viaduto foi construído sobre a Avenida Tancredo Neves, além de três passarelas: uma em frente ao Hospital Sarah Kubitschek, uma sobre a ligação Iguatemi-Paralela, e outra ligando o bairro Caminho das Árvores à entrada principal do shopping.

O Salvador Shopping foi inaugurado em 22 de maio de 2007 com grandes lojas, como: C&A, Riachuelo, Lojas Renner, Centauro, Le Biscuit, Lojas Insinuante, Ricardo Eletro, Jurandir Pires, Bompreço, Luigi Bertolli, Lojas Marisa, Crawford/Siberian e; como cinema, 8 salas em formato MegaStadium da rede Cinemark.

Ampliação[editar | editar código-fonte]

Paes Mendonça como proprietário da empresa.

Após a ampliação do Salvador Shopping, inaugurada em 9 de setembro de 2009, foram construídas mais 201 lojas, totalizando 464, sendo 5 âncoras (Lojas Americanas, Etna, Leader, Casas Bahia e Livraria Cultura) e 2 megalojas (Armani Exchange e Le Lis Blanc Deux), além de 1 unidade do SAC - Serviço de Atendimento ao Cidadão. O shopping trouxe também um grande mix de grifes, algumas inéditas no Nordeste, como: Nike Store, Maria Bonita, Oakley, Sony Style, Mandi & Co., Trousseau, MAC, Reserva, 2nd Floor, Track & Field, Lacoste, VR Menswear, Richards, Salinas, Ellus, Calvin Klein Jeans, Calvin Klein Underwear, Victor Hugo, Bob Store, Osklen, Schutz, Capodarte, Tânia Bulhões Perfumes, Via Mia, X-site Fashion, Limit's, Adidas, Folic, levi's, Jorge Bischoff, Vila Romana, Raphaella Booz, Orchestra (esta inédita no Brasil).

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Shopping centers é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.