Aviões do Forró

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Solange Almeida)
Ir para: navegação, pesquisa
Aviões do Forró
A banda se apresenta em Brasília, 2014.
Informação geral
Origem Fortaleza, Ceará
País  Brasil
Gênero(s) Forró eletrônico
Período em atividade 2002 - atualmente
Gravadora(s) Som Livre
Influência(s) Banda Calypso e Calcinha Preta
Página oficial www.avioesdoforro.com.br
Integrantes Solange Almeida
Alexandre Avião (Xand ou Xandinho)

Aviões do Forró é uma banda brasileira de forró formada na Paraiba ([[]]) no dia 4 de agosto de 2002 por Zeca Aristides (Zequinha Aristides), André Camurça, Antônio Isaías (ou Isaías CDs), Carlos Aristides e Cláudio Melo (que posteriormente vieram a formar a A3 Entretenimento). A banda é composta pelos cantores Solange Almeida e Alexandre Avião (ou Xand, Xandinho), duas backing vocals, nove músicos e oito dançarinas.

Biografia dos vocalistas[editar | editar código-fonte]

Solange Almeida Pereira Barbosa[editar | editar código-fonte]

(Solanja ou Sol) nasceu no dia 29 de agosto de 1974, em Alagoinhas - BA.

Antes de começar a cantar na Aviões do Forró, Solange também cantou em diversas bandas, como "Luis Cláudio & Cia" (1991/1992), "Caciques" (1992), "Skema" (1993), "Ogírio Cavalcante" (1994) e "Doce Mania" (1994). De 1995 a 1999, Solange se integrou aos vocais do grupo "Terríveis" (de Natal - RN). Em 1999 (ou 2000), a mesma parte para um outro projeto, a "Banda G" (de Carpina - PE), onde gravou 2 CD's. Em 2001, Solange Almeida volta para o grupo "Terríveis", e permanece até o início de 2002, quando parte para Fortaleza - CE, começando a fazer parte do grupo "Caviar com Rapadura".

Foi só em setembro de 2002, que Solange recebeu o convite para cantar na nova banda cearense chamada, "Aviões do Forró".

Em 2008, Solange passou alguns meses afastada da banda para sofrer uma cirurgia bem sucedida de redução bariátrica, a qual a mantém com o peso ideal até hoje.

Solange tem quatro filhos, Sabrina, Rafael, Estrela Sâmara e Maria Esther. [1] [2] . Sol reside atualmente na cidade de Eusébio - CE.

Alexandre Avião[editar | editar código-fonte]

José Alexandre Filho (conhecido como Alexandre Avião, Xand e Xandinho), nasceu no ano de 1982 em Itaú - RN. Depois se mudou para Apodi - RN e posteriormente para Exu - PE.

Xandinho começou sua carreira como vocalista no Estilo Musical com quem fazia parceria no vocal com Ferreirinha agora cantor do Forró Diferente & Ivan Fernandes (de Apodi). Foi em 2002, que ele recebeu o convite para cantar junto com Solange Almeida na nova banda, Aviões do Forró [3] .

Alexandre é casado atualmente com a ex dançarina Isabele Temoteo, dessa união nasceram o José Enzo e a Maria Isabella. Além deles Xand tem mais 2 filhos, Adryan Alexandre e Aguida Hadassa, e reside atualmente em Fortaleza - CE.

História[editar | editar código-fonte]

Em setembro de 2002, a banda começa a fazer shows e lança seu primeiro álbum "Volume 01 - Lamparinas Ao vivo", que vendeu aproximadamente 200 mil cópias.

Em 2003, a banda lançou o CD "Volume 02 - A Diferença Está no Ar", que vendeu mais de 200 mil cópias. Esse slogan foi criado como trocadilho para diferenciá-la da banda Gaviões do Forró, assim, o slogan soava como "a diferença está no A".

Em 2005, lançou o CD "Volume 03 - A Diferença Está no Ar", que chegou a vender 500 mil cópias. Nesse ano a banda apareceu no quadro Central da Periferia do Fantástico. Foi com este CD que a banda estourou em todo o Nordeste brasileiro, com o sucesso "Tontos e Loucos".

Em 2006, foi lançado o CD "Volume 04 - A Diferença Está no Ar", que obteve 700.000 cópias vendidas. Nesse ano a banda lançou seu primeiro DVD, participou pela primeira vez do Fortal, em Fortaleza - CE (inaugurando a moda do "forró elétrico", quando uma banda de forró mistura ritmos de carnaval e axé), do Programa da Hebe e do Show da Virada da Globo. Também nesse ano Solange teve que se afastar dos vocais por estar grávida de 6 meses e foi substituída pela cantora amazonense Márcia Felipe.

Em 2007, a banda lança o CD "Volume 05 - A Diferença Está no Ar". Foi o ano do lançamento do 1º DVD, que foi gravado na vaquejada de Itapebussu - CE. Nesse ano participaram pela 1ª vez do Festival de Verão de Salvador.

Em janeiro de 2008, Solange teve que se afastar devido a gastroplastia (cirurgia de redução de estômago). Também participaram nesse ano do DVD Pode Entrar, de Ivete Sangalo.

Em 2009, lançaram o CD "Aviões do Forró - Volume 6". Foi o ano que o grupo lançou o seu bloco "Aviões Elétrico" no Carnaval de Salvador. Foi nesse ano que a "Aviões" fez seu primeira turnê internacional nos Estados Unidos.

Em 2010, a banda lança o CD "Aviões do Forró - Volume 7" e o 2º DVD [4] que foi gravado no Parque de Exposições de Salvador, teve lançamento pela Som Livre em 2010, e contou com participações de Ivete Sangalo e Dorgival Dantas.

Em 2011, a banda realizou a 2ª turnê internacional pela Suíça, Holanda, e em Portugal. No mesmo ano emplacaram a música "Ovo De Codorna", interpretada por Xand, mas de autoria de Luiz Gonzaga, na novela das 7, Morde & Assopra, da Rede Globo. No dia 11 de outubro de 2011, a banda recebeu o Disco de Ouro, pela vendagem de mais de 40.000 cópias do CD/DVD gravado em Salvador. Participam do BBB 11.

Em 2012, foi o ano da 3ª turnê internacional da banda, que voltou à Suíça, Holanda e Portugal. E também lançaram o CD "Essencial". No Domingão do Faustão em 2012, a banda ganhou Disco de Platina, pela vendagem de 80.000 cópias do CD/DVD Ao vivo em Salvador. Também emplacaram mais uma música em uma novela da Rede Globo. A música Correndo Atrás De Mim, é um sucesso da banda, e foi emplacada na novela Avenida Brasil. Os vocalistas e a banda ganham os prêmios de melhor cantora, melhor cantor, e melhor banda de forró, respectivamente.

No dia 4 de agosto de 2012, gravaram o 3º DVD em comemoração aos 10 anos da banda, em Fortaleza - CE, com participações de Dorgival Dantas e César Menotti & Fabiano. A banda foi a primeira a gravar um DVD pela Som Livre, sem divulgação. Segundo Xand, tudo foi fechado 15 dias antes do evento.

Aviões do Forró fez um show no dia 11 de Outubro de 2014 em comemoração aos 12 Anos de sucessos com participações de Tânia Mara e Dorgival Dantas, no Forró no Sitio, transmitido ao vivo pela Multishow em Fortaleza-CE 2014 e foi a banda a cantar mais de 3 horas de show ao vivo.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

DVDs[editar | editar código-fonte]

Promocionais[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Aviões do Forró

Referências

  1. [1]
  2. Álbuns da Banda aviões do forro confira os lançamentos da banda. Visitado em 20 de Abril de 2015.
  3. [2]
  4. [3]
Portal A Wikipédia possui o
Portal da Música