Aviões do Forró

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde março de 2017).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Aviões do Forró
Informação geral
Origem Fortaleza, Ceará
País  Brasil
Período em atividade 2002—presente
Integrantes Xand Avião
Ex-integrantes Solange Almeida
Página oficial http://www.avioesdoforro.com.br/

Aviões do Forró é uma banda brasileira de forró eletrônico. Conhecida como o maior fenômeno do forró da atualidade e como a maior banda de forró do país, o Aviões foi formado em Fortaleza no dia 4 de agosto de 2002 por Zeca Aristides (Zequinha Aristides), André Camurça, Matheus Guedes (Paiaca), Isaías Duarte (Isaías CDs), Carlos Aristides e Cláudio Melo (que posteriormente vieram a formar a A3 Entretenimento). A banda inicialmente era composta pelos cantores Alexandre Avião (Xand Avião) e Solange Almeida (Sol); três backing vocals, nove músicos e oito dançarinas. Atualmente, Xand Avião lidera a banda, como vocalista solo, ao lado do Trio Black Voice e mais nove músicos. 

Biografia dos vocalistas[editar | editar código-fonte]

Alexandre Avião - Xand Avião[editar | editar código-fonte]

Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

José Alexandre Filho (conhecido como Xand Avião), nasceu no dia 24 de março de 1982, na cidade de Itaú, no Rio Grande do Norte. Posteriormente, Xand mudou-se para Apodi, também no Rio Grande do Norte e depois para Exu, em Pernambuco. Foi na terra do Rei do Baião, Luiz Gonzaga que Xand teve a oportunidade que poucos cantores do gênero tiveram: acompanhar de perto o trabalho do mestre Lua. E foi a partir daí que surgiu o seu interesse em ser músico. Ainda jovem, ganhou de seu pai um violão e deu os seus primeiros acordes. Na sequência, seu talento progrediu para a bateria, teclado, guitarra e vocal.

O primeiro trabalho profissional de Xand foi como locutor de uma rádio. Já na música, começou a sua carreira como vocalista da banda Estilo Musical, e assim foi descoberto por empresários que montaram, em Fortaleza, no Ceará, a banda Aviões do Forró. Depois de uma ligação e alguns testes, Xand formou dupla com Solange Almeida e já decolava com a banda pelo Brasil.

Além do Aviões, o cantor também tem um projeto no Youtube chamado XandnaX, no qual convida os amigos da música para um bate-papo bem descontraído, com muita música e boas risadas.

Xand é casado com Isabele Temoteo. Dessa união nasceram José Enzo e Maria Isabella. Além deles, Xand tem dois filhos: Adryan Alexandre e Aguida Hadassa. Xand reside em Fortaleza.

Solange Almeida Pereira Barbosa - Sol Almeida[editar | editar código-fonte]

NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde abril de 2017).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Solange Almeida nasceu no dia 29 de agosto de 1974, em Alagoinhas - BA.

Antes de começar a cantar na Aviões do Forró, Solange cantou em diversas bandas, como "Luis Cláudio & Cia" (1991/1992), "Caciques" (1992), "Skema" (1993), "Ogírio Cavalcante" (1994) e "Doce Mania" (1994). De 1995 a 1999, Solange se integrou aos vocais do grupo "Terríveis" (de Natal - RN). Em 1999 (ou 2000), a mesma parte para um outro projeto, a "Banda G" (de Carpina - PE), onde gravou 2 CDs. Em 2001, Solange Almeida volta para o grupo "Terríveis", e permanece até o início de 2002, quando parte para Fortaleza - CE, começando a fazer parte do grupo "Caviar com Rapadura".

Foi só em setembro de 2002, que Solange recebeu o convite para cantar na nova banda cearense chamada, "Aviões do Forró".

Em 2008, Solange passou alguns meses afastada da banda para sofrer uma cirurgia bem sucedida de redução bariátrica, a qual a mantém com o peso ideal até hoje.

Solange tem quatro filhos, Sabrina, Paulo Rafael, Estrela Sâmara e Maria Esther. [1] [2]. Sol reside atualmente na cidade de Eusébio - CE.

Anunciou desligamento do Aviões do Forró em 22 de Dezembro de 2016, seguindo carreira solo a partir de 1 de Março de 2017. Gravando seu primeiro DVD solo em São Paulo, no Citibank hall, dia 8 de Fevereiro de 2017, intitulado "Sentimento de Mulher", com participações da Cantoras Anitta, Joelma, Ivete Sangalo, Claudia Leitte, entre outros.

História da banda[editar | editar código-fonte]

A banda Aviões do Forró foi idealizada em agosto de 2002 por três empresários de Fortaleza (CE). Ela faz parte do casting da A3 Entretenimento, empresa que tem um cuidado todo especial na escolha de seu repertório. Os produtores do Aviões selecionam músicas universais com o objetivo de atender a todos os gostos, variando da batida dançante do vaneirão, do arrastado do forró pé-de-serra, até o forró romântico. O repertório diversificado atrai a admiração e reconhecimento do público forrozeiro. Por onde a banda passa, o sucesso é garantido.

Em setembro de 2002, o Aviões é finalmente lançado. A banda começa a fazer shows pelo Brasil e lança o primeiro álbum: ‘Volume 01 - Lamparinas Ao Vivo’, que vendeu aproximadamente 200 mil cópias. 

Um ano depois, em 2004, veio o lançamento do segundo álbum: 'Volume 02 - A Diferença Está no Ar’, que vendeu mais de 200 mil cópias. O slogan do novo CD foi criado como trocadilho para diferenciá-la da banda ‘Gaviões do Forró’. 

Em 2005, foi lançado o CD: 'Volume 3 - A Diferença está no Ar', que vendeu mais de 500 mil cópias. O grande sucesso da banda resultou em uma participação no quadro Central da Periferia do Fantástico. Esse foi o álbum que fez o Aviões estourar no Nordeste, com o sucesso ‘Tontos e Loucos’.

Em 2006 a banda gravou o seu primeiro DVD e, no mesmo ano, seu quarto CD: 'Volume 04 - A Diferença está no ar', que vendeu mais de 700 mil cópias. A partir daí o Aviões não parou mais. Com participações no Programa da Hebe, no Show da Virada e no Fortal, a banda se consolidou. 

Ainda em 2006, a então vocalista do Aviões, Solange Almeida, precisou se afastar por conta de sua gestação, sendo substituída durante a licença pela cantora Márcia Felipe

Só em 2007, o Aviões lançou seu DVD, gravado na Vaquejada de Itapebussu/CE. Além do DVD, a banda também lançou o seu 5º álbum: 'Volume 05. Ainda em 2007 ocorreu a primeira participação da banda no Festival de Verão de Salvador

Solange Almeida precisou se afastar da banda novamente em 2008, devido a uma gastroplastia (cirurgia de redução de estômago). O período de afastamento foi curto e não demorou muito para a cantora voltar ao Aviões e participar do DVD ‘Pode Entrar’, de Ivete Sangalo

2009 foi um ano marcante pro Aviões. Pela primeira vez, o grupo teve o seu próprio bloco no Carnaval em Salvador: o Aviões Elétrico. Além disso, foi o ano da primeira turnê internacional da banda, que viajou por diversas cidades dos Estados Unidos, e do lançamento do álbum 6: 'Volume 06' para todo o Brasil.

2010 foi outro grande ano para o grupo. Além do lançamento do CD 'Aviões do Forró - Volume 7' e do segundo DVD, gravado no Parque de Exposições de Salvador, com participações de Ivete Sangalo e Dorgival Dantas e lançado pela Som Livre, a banda foi indicada - e vencedora - em seis categorias do Prêmio Forrozão: Melhor CD, Melhor Website, Melhor Cantor, Melhor Cantora, Banda do ano e Hit do Ano. 

Em 2011 a banda realizou a sua segunda turnê internacional, desta vez na Europa, com shows na Suíça, Holanda e Portugal. No mesmo ano, emplacou a música ‘Ovo de Codorna[3]’, interpretada por Xand Avião e de autoria de Luiz Gonzaga, na novela ‘Morde & Assopra’, da Rede Globo. Além disso, o grupo fez um show marcante no Big Brother Brasil 11. No final deste mesmo ano, recebeu o primeiro Disco de Ouro

A terceira turnê internacional aconteceu em 2012, quando a banda voltou à Suíça, Holanda e Portugal. Inclusive, na terra de Camões o Aviões participou do Brazilian Day

Ainda em 2012, a banda lançou o CD e o DVD dos 10 anos da banda em Fortaleza/CE. Com participações de Dorgival Dantas e César Menotti & Fabiano, o 3º DVD do grupo foi gravado pela Som Livre. Foi nesse ano também que emplacou a música ‘Correndo Atrás de Mim[4]’ na novela Avenida Brasil, da Rede Globo. 

E 2012 foi um ano cheio. Os vocalistas e a banda conquistaram o Disco de Platina pelo CD/DVD Ao Vivo em Salvador, gravado em 2010.

Já em 2013, o Aviões foi homenageado[5] na Marquês de Sapucaí pela ‘Grande Rio’. Nesse mesmo ano, a banda lançou um dos seus eventos próprios: Aviões Sunset, para comemorar os 11 anos da banda em Fortaleza, Ceará. 

No fim de 2014, em comemoração aos 12 anos da banda, o Aviões do Forró fez um show no Forró do Sítio[6], em Fortaleza, com participações de Tânia Mara e Dorgival Dantas. No espetáculo, que foi transmitido pelo Multishow, o grupo cantou por mais de 3 horas ao vivo. Ainda em 2014, a banda fez outra turnê pela Europa[7], agora passando por Portugal, Holanda, Suíça e Bélgica.

Solange Almeida e Xand Avião se prepararam para mais uma gravação de DVD, dessa vez no Beach Park em Fortaleza: a ‘Pool Party do Aviões[8]’ em junho de 2015. O projeto teve participação dos fãs e direção geral de Dudu Borges e foi lançado pela Som Livre. Ainda em 2015, o sucesso “Safadim[9]” virou trilha da novela A Regra do Jogo. Foi em 2015, que a banda ganhou o prêmio ‘Danado de Bom[10]’ pelo hit do São João e entrou pela primeira vez no Top 100 da Billboard[11].

Em 2016, a banda lançou o seu próprio “arraiá”, com mais de 12 horas de festa e atrações de peso em Salvador. Solange Almeida e Xand subiram ao palco depois da meia-noite e agitaram o público na Wet'n Wild com cerca de duas horas de show e muita animação. No repertório, a maior banda de forró do país trouxe novos sucessos e relembrou os sucessos do passado. O evento também contou com shows de Bell Marques, Dorgival Dantas, Henrique e Diego, Vingadora e Daniel Oliveira. No meio da apresentação, Xand e Sol receberam uma participação mais do que especial do cantor da banda Filhos de Jorge e um dos principais compositores da nova geração, Filipe Escandurras. A parceria no palco presenteou o público com uma versão exclusiva do single dos Filhos de Jorge, “Vai que Cola Melanina” e da composição de Escandurras e Thierry que estourou com o Aviões, “Fetiche (Eu, Ela e a Amiga dela)”, música que foi eleita[12] pelo Fantástico (TV Globo) como o hit do verão. 

2016 também foi o ano de outra grande turnê internacional[13]. A banda se apresentou na Suíça, Alemanha e Inglaterra.

No dia 08 de Outubro de 2016 a banda realizou o primeiro Aviões Fantasy[14] em Fortaleza. A festa foi uma mistura de fantasia e magia, que transformou o Marina Park em um lugar cheio de encantos. Nesse show foi comemorado os 14 anos da banda. No show o Me Leva, Brasil do Fantástico foi à comemoração dos 14 anos da banda.

Em dezembro de 2016, ao lado de Xand, Solange Almeida anunciou sua saída da banda Aviões do Forró[15]. Ela seguirá em carreira solo e ele continuará no comando do grupo.

Em 2017 com a saída de Solange Almeida, o Aviões do Forró se preparou para continuar a nova trajetória de sucesso da banda. Este novo repertório, chamado de #NoComando é o novo álbum promocional EP lançado no dia 30 de janeiro e já obteve mais de 2 milhões de downloads[16]. Em março de 2017, o Aviões do Forró fez seu primeiro show oficial com a nova formação.

A banda Aviões do Forró lançou o seu novo CD oficial de carreira. Lançado pela Som Livre, o CD conta com 14 faixas. A sete anos sem gravar um CD físico de inéditas, o grupo lançou, em Maio de 2017, “Voando alto”, para marcar a nova fase[17].

Saída de Solange Almeida[editar | editar código-fonte]

No dia 28 de fevereiro, depois de uma maratona de shows, Solange Almeida deixou a banda Aviões do Forró em um show repleto de emoções na cidade de Luís Correia[18], no Piauí

Operação For All[editar | editar código-fonte]

Em 18 de outubro de 2016, a Polícia Federal, em ação conjunta com a Receita Federal, deflagrou uma operação contra fraudes no imposto de renda e lavagem de dinheiro que teriam sido cometidas por empresários do setor do entretenimento, responsáveis pelo agenciamento de bandas de forró e casas de show no estado do Ceará. A operação, batizada de For All, mira no grupo empresarial A3 Entretenimento, que administra, entre outras bandas, o grupo Aviões do Forró.[19]

No Comando[editar | editar código-fonte]

Com a saída da Solange, o Aviões se preparou para continuar a trajetória de sucesso da banda. Sob o comando de Xand Avião, o grupo passou por uma repaginada, com a chegada de novos músicos e a criação de um repertório diferenciado, do jeito que os fãs aviãozeiros gostam[20][21][22]

Este novo repertório promocional EP, chamado de #NoComando[23], foi lançado no dia 30 de janeiro e já obteve mais de 2 milhões de downloads[24]. Com sucessos como: Mexe Mexe, De Mãos Atadas e Naquele Mesmo Bar, Xand vem esgotando todos os ingressos nos shows da banda.

Em março, o Aviões fez seu primeiro show oficial com a nova formação. O show no Centro de Tradições Nordestinas foi rodeado de emoção e elogios[25]. Além desse evento, o grupo também realizou show em Fortaleza[26], na primeira feijoada do Aviões no Colosso; na Vaquejada de Macaíba, no Rio Grande do Norte e se prepara para mais uma bateria de shows em abril. 

Integrantes[editar | editar código-fonte]

  • Xand Avião: vocal
  • DJ Ivis: produção musical e keytar
  • Elinaldo Silveira: acordeom
  • Netinho Viana: baixo
  • Thiago Sobral: guitarra
  • Elivelton Rocha "Pedalada": bateria
  • Horleans Nascimento: teclados
  • Wesley "Russo Magnata": percussão
  • Ed Barros: saxofone
  • Edjecson: trombone
  • João Ricardo: trompete
  • Flávia Mello: vocal de apoio
  • Dedé Sousa: vocal de apoio
  • Gaspar Santos: vocal de apoio

Ex-integrantes[editar | editar código-fonte]

  • Solange Almeida: voz
  • Márcio Mouzinho "Meinha": baixo
  • Valdeci: baixo
  • Danyllo Nobrega "Dani Boy": guitarra
  • Luciano: guitarra
  • Riquelme: bateria
  • Walci: acordeom
  • Belton: percussão
  • Ranyere: trompete
  • Agel: trombone
  • Januário "Janu": Trombone
  • Daiane Lopes: dançarina
  • Camila Spagnol: dançarina
  • Rosy Sill: dançarina

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Álbuns Ao Vivo Oficiais[editar | editar código-fonte]

  • 2007 - Ao Vivo Em Itapebussu
  • 2011 - Ao Vivo Em Salvador
  • 2012 - Aviões 10 Anos Ao Vivo
  • 2015 - Pool Party do Aviões

Álbuns Ao Vivo Promocionais[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Aviões do Forró

Página oficial da A3 Entretenimento

Referências

  1. [1]
  2. «Álbuns da Banda aviões do forro». confira os lançamentos da banda. Consultado em 20 de Abril de 2015 
  3. «Trilha sonora: Confira as músicas que embalam Morde & Assopra - Morde E Assopra». Morde E Assopra 
  4. «'Avenida Brasil': Com música tema da fogosa Suellen, o Aviões do Forró festeja dez anos com show na Barra». Extra Online 
  5. «Exclusivo: Aviões do Forró samba com a Grande Rio em clipe» 
  6. «Aviões do Forró comemoram aniversário com show ao vivo no Multishow - Música Boa Ao Vivo - Programas - MULTISHOW». MULTISHOW 
  7. «Aviões do Forró faz sucesso em turnê pela Europa – Zunzunzum». blogs.diariodonordeste.com.br. Consultado em 8 de abril de 2017 
  8. «Aviões do Forró lança álbum ao vivo gravado em parque aquático; ouça» 
  9. OFuxico. «Aviões do Forró emplaca hit na trilha de A Regra do Jogo» 
  10. «Aviões do Forró vence Troféu Danado de Bom com 67,4% dos votos - NE10». ne10.com.br (em inglês). Consultado em 8 de abril de 2017 
  11. «TOP 100 da Billboard Brasil tem Aviões do Forró, Simone & Simaria e Wesley Safadão – Som do Fole». www.somdofole.com.br. Consultado em 8 de abril de 2017 
  12. «Aviões do Forró vence Batalha do Verão com a música 'Fetiche'». Fantástico. 14 de fevereiro de 2016 
  13. «Aviões do Forró passa por Alemanha, Suíça e Inglaterra em turnê internacional de 2016 – Som do Fole». www.somdofole.com.br. Consultado em 8 de abril de 2017 
  14. «Solange Almeida arrasa com fantasia de Beyoncé em show comemorativo». Ego 
  15. «Solange Almeida anuncia saída do grupo Aviões do Forró». Ceará. 22 de dezembro de 2016 
  16. «Aviões do Forró bate recorde com 2 milhões de downloads do CD "No Comando"». FM 93. 5 de abril de 2017. Consultado em 8 de abril de 2017 
  17. «Xand lança CD do Aviões do Forró e diz que foi difícil gravar sem Sol Almeida». Extra Online 
  18. OFuxico. «Solange Almeida realiza o último show com o Aviões do Forró» 
  19. «Polícia Federal deflagra operação mirando no grupo Aviões do Forró». O Globo. Globo.com. 18 de outubro de 2016. Consultado em 18 de outubro de 2016 
  20. «Xand lança EP do Aviões do Forró e muda com nova fase da banda: 'Mais vaidoso'» (em bretão) 
  21. «Agora sem Solange Almeida, Xand Avião libera o novo disco do Aviões do Forró para download gratuito; venha ouvir '#NoComando 2k17' - Música - MULTISHOW». MULTISHOW 
  22. Gualberto, Hugo. «Sua Música - 'A partir de agora começa a carreira do Xand Avião!'» 
  23. «CD Aviões do Forró - #NoComando 2k17 - Forró - Sua Música». www.suamusica.com.br. Consultado em 8 de abril de 2017 
  24. «Aviões do Forró bate recorde com 2 milhões de downloads do CD "No Comando"». FM 93. 5 de abril de 2017. Consultado em 8 de abril de 2017 
  25. «Xand troca carinhos com a mulher antes de show do Aviões do Forró». Ego 
  26. «Xand chora emocionado durante show em Fortaleza - Puxa o Fole». blogs.diariodonordeste.com.br. Consultado em 8 de abril de 2017 
Portal A Wikipédia possui o
Portal da Música

[[2]]