TV Golfinho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde agosto de 2016). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
TV Golfinho
Governo do Estado de Pernambuco
Vila dos Remédios
Fernando de Noronha, Pernambuco
Brasil
Tipo Pública
Canais 11 VHF analógico
Sede Fernando de Noronha, PE
Slogan É Noronha na tela!
Rede TV Cultura (misto com a TV Nova)
Rede(s) anterior(es) Rede Globo (1985-2010)
TV Brasil (misto com a TV Pernambuco) (2010-2016)
Pertence a Sistema Golfinho de Comunicação
Proprietário Luís Eduardo Cavalcanti Antunes
Controlador Administração do Distrito Estadual de Fernando de Noronha
Fundação 1985 (34 anos)
Emissoras irmãs FM Noronha
Cobertura Arquipélago de Fernando de Noronha
Potência 3 kW

TV Golfinho é uma emissora de televisão brasileira sediada no arquipélago de Fernando de Noronha, pertencente ao estado de Pernambuco. Opera no canal 11 VHF analógico e é afiliada à TV Cultura (que faz um misto com a TV Nova). É controlada pelo Sistema Golfinho de Comunicação (que por sua vez pertence pela Administração Geral do Distrito Estadual), que também administra a FM Noronha.

Além de gerar a TV Golfinho, o Sistema Golfinho também é responsável pela retransmissão das outras emissoras na Ilha: TV Jornal Caruaru (SBT), Rede Bandeirantes, RedeTV! e RecordTV. A retransmissora da TV Globo Nordeste (Globo) é administrada diretamente pela sua sede no Recife.

História[editar | editar código-fonte]

Vista aérea do arquipélago de Fernando de Noronha, onde está localizada a TV Golfinho.

O sinal de televisão não era recebido em Fernando de Noronha até 1980. Várias tentativas anteriores haviam sido feitas, principalmente por ocasião das Copas do Mundo de Futebol. Antenas foram instaladas no Morro do Pico e Morro do Francês pelos aficionados das comunicações, todavia, sem sucesso.

A televisão chegou a Fernando de Noronha no dia 6 de agosto de 1982 trazida pelos militares. A população da Ilha passou a receber os programas da TV Nacional, emissora oficial do Governo. Na época, era uma programação composta, basicamente por filmes.

O Governo Militar da Aeronáutica cumprindo a proposta de ligar Fernando de Noronha ao mundo, fez tentativas em 1980 e 1982 de instalar uma estação receptora, mas o sinal era ruim. Somente em 1985, foi possível via satélite retransmitir a Rede Globo em circuito interno com o nome de TV Golfinho.

Um ano depois começavam a surgir as primeiras produções locais, que foram fortalecidas em 1988, quando a Ilha foi reanexada ao Pernambuco e a emissora passou a ser gerenciada pelo governo do estado. O Jornal da Ilha, informativo local, recebeu reforço de jornalistas pernambucanos. Em 2010, deixa a Rede Globo e passa a retransmitir o sinal da TV Brasil, em um misto com a TV Pernambuco de Caruaru.

Após três anos sem funcionar, para comemorar a semana dos 513 anos do Arquipélago de Fernando de Noronha, a TV Golfinho restabelece suas atividades no dia 9 de agosto de 2016, com a consolidação da afiliação com a TV Cultura, em parceria com a TV Nova, afiliada da rede em Olinda.[1][2][3] A retransmissão foi iniciada na manhã do dia seguinte, e no dia 28 de junho de 2018, a emissora volta com a programação local, com novo logotipo, novo slogan "É Noronha na tela!", e mais um programa novo, o "Radar Notícias".

Programas[editar | editar código-fonte]

A TV Golfinho tinha apenas um programa local, o Jornal da Ilha, veiculado de segunda à sexta no horário noturno com 15 minutos em média. Ele traz matérias sobre o dia a dia da comunidade, reportagens ecológicas, matérias de serviço e de interesse da população. Com o retorno da programação, em junho de 2018, a emissora traz mais um programa local, o "Radar Notícias".

Notas e referências

Notas

Referências

  1. «TV Cultura no Twitter». TV Cultura. Twitter. 10 de agosto de 2016. Consultado em 10 de agosto de 2016 
  2. Jamildo Melo (12 de agosto de 2016). «TV Golfinho volta a operar em Fernando de Noronha». Blog do Jamildo. NE10. Consultado em 15 de agosto de 2016 
  3. Matheus Araújo (11 de agosto de 2016). «TV Golfinho é nova afiliada da TV Cultura em Fernando de Noronha». Mamfonline News. Consultado em 15 de agosto de 2016 

[1] O principal noticiário não foi exibido no dia 3 de dezembro de 2004 por falta de energia.

Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.