Tabulário

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Tabularium)
Ir para: navegação, pesquisa
Tabulário
Vista dos andares inferiores do Palazzo dei Senatori, o antigo Tabulário. À esquerda, as três colunas do Templo de Vespasiano e Tito.
Reconstrução digital do Tabulário.
Local VIII Região - Fórum Romano
Construído em 78 a.C.
Construído por/para Marco Emílio Lépido e Quinto Lutácio Cátulo
Tipo de estrutura Basílica
Tabulário está localizado em: Roma
Tabulário

Tabulário (em latim: Tabularium) era o principal repositório de registros da Roma Antiga e também um edifício que abrigava os escritórios de muitos oficiais do governo romano. Localizado no Fórum Romano[1] , está localizado na encosta frontal do monte Capitolino, abaixo do Templo de Júpiter Capitolino, a sudeste da Cidadela de Roma (Arx) e da Rocha Tarpeia.

Dentro dos edifícios estão os restos do Templo de Vejóvis. Em frente estão os templos de Vespasiano e Concórdia, além da Rostra e o resto do Fórum. Atualmente, o Tabulário só é acessível por dentro dos Museus Capitolinos na Piazza del Campidoglio e de lá é possível ter uma vista panorâmica do Fórum.

O Tabulário foi construído por volta de 78 a.C. por ordem do ditador Lúcio Cornélio Sula[2] . Em 46 d.C., foi reformado e renovado por ordem do imperador Cláudio.

Arquitetura[editar | editar código-fonte]

O edifício tem uma fachada de blocos de peperino e travertino. As abóbadas no interior são de concreto. Seu grande corredor, com 67 metros de comprimento, a 15 metros de altura em relação ao fórum e apoiado numa enorme subestrutura, ainda está parcialmente preservado. Era iluminado por uma série de arcos divididos por colunas dóricas semi-destacadas, o exemplo mais antigo desta classe de decoração, que apareceria depois no Teatro de Marcelo, no Coliseu e em todos os grandes anfiteatros por todo o Império Romano[1] .

A fachada estava de frente para o fundo do Templo da Concórdia, no Fórum, e consistia de três níveis ou andares. O primeiro era uma parede fortificada grande e alta com uma porta única e apenas algumas diminutas janelas no alto para iluminar o interior, as salas no nível do fórum. O segundo andar tinha uma arcada dórica (parcialmente preservada) e o terceiro, do qual nada restou, tinha uma alta colunata coríntia. Os andares superiores da estrutura foram muito alterados no século XIII, quando o Palazzo dei Senatori foi construído[1] .

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c Chisholm 1911, p. 341.
  2. (eds.), Olivier Hekster/Richard Fowler. In: Olivier Hekster/Richard Fowler. Imaginary Kings royal images in the Ancient Near East, Greece and Rome (em inglês). [Stuttgart]: Steiner, 2005. ISBN 3515087656

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Tabulário