Tartarugas Ninja

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Tartarugas Ninjas)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: ""Teenage Mutant Ninja Turtles"" redireciona para este artigo. Para outros significados, veja Teenage Mutant Ninja Turtles (desambiguação).
Tartarugas Ninja
As Tartarugas Ninja. No sentido horário: Michelangelo, Raphael, Donatello e Leonardo.]]
Criado(a) por Kevin Eastman
Peter Laird
Membro(s) Leonardo
Raphael
Donatello
Michelangelo
Base de operações Manhattan
Aparições
Primeira aparição Teenage Mutant Ninja Turtles #1 (Maio de 1984)
Editora(s) Mirage Studios

As Tartarugas Ninja (Teenage Mutant Ninja Turtles no original, frequentemente abreviado como TMNT), é um grupo de quatro tartarugas antropomórficas, a quem lhes foi dado o nome de quatro artistas italianos do Renascimento, e treinadas na arte do ninjutsu por um rato sensei antropomórfico, Splinter. A partir da sua casa, os esgotos de Nova Iorque, batalham contra criminosos, senhores demoníacos, criaturas mutantes e alienígenas invasores, enquanto que ao mesmo tempo tentam permanecer escondidos da sociedade.[1] Num ou noutro ponto e em quase todas as histórias TMNT, o Shredder, líder da secção de Nova Iorque do grupo criminoso Foot Clan, é o arqui-inimigo de Splinter e das Tartarugas.

Criadas por Kevin Eastman e Peter Laird, a sua primeira aparição foi em 1984 na revista de banda desenhada Teenage Mutant Ninja Turtles #1 publicada pela Mirage Comics, acabando mais tarde por expandir para séries animadas de televisão, filmes, videojogos, brinquedos, e muitos outros produtos.[2][3] Durante o pico da popularidade da franquia, entre o final da década de 1980 e inicio de 1990, ganharam fama e sucesso a nível mundial.

Atualmente a franquia pertence a Nickelodeon, empresa do grupo Viacom.

Personagens principais[editar | editar código-fonte]

  • Leonardo (Leo) - O tático, líder corajoso e dedicado estudante de seu sensei, Leonardo usa uma máscara azul e detém duas espadas longas e afiadas (katanas e ninja-tōs fusionadas). Como maior autoridade dos quatro, muitas vezes ele carrega o peso da responsabilidade por seus irmãos, o que geralmente leva ao conflito com Raphael. Leonardo foi nomeado após o polímata italiano, pintor, engenheiro, inventor, escritor, anatomista, e escultor Leonardo da Vinci.
  • Donatello (Don ou Donnie) - O cientista, inventor, engenheiro e gênio tecnológico, Donatello usa uma máscara roxa e empunha uma . Donatello é, talvez, a tartaruga menos violenta, preferindo usar seu conhecimento para resolver os conflitos, mas nunca hesita em defender seus irmãos. Ele foi nomeado após o artista renascentista e escultor italiano de Florença, Donatello.
  • Raphael (Raph) - O bad boy da equipe, Raphael usa uma máscara vermelho-escura e empunha um par de Sai . Ele é fisicamente forte, tem uma natureza agressiva e raramente hesita em desferir o primeiro golpe. Ele é muitas vezes representado com sotaque de Nova York. Sua personalidade pode ser feroz e sarcástica, e muitas vezes proporciona um humor sem expressão. Ele é muito leal aos seus irmãos e sensei. Ele foi nomeado após o pintor e arquiteto italiano do Renascimento, Raphael.
  • Michelangelo (Mikey) - Um brincalhão fácil de lidar e de espírito livre, Michelangelo usa uma máscara laranja e empunha um par de Nunchaku . Ele é o menos maduro das quatro tartarugas e fornece o alívio cômico . Michelangelo tem um lado aventureiro juntamente com um amor por pizza. Ele é tem um pouco de "surfista" e é muitas vezes representado com um sotaque californiano. Ele foi nomeado após o pintor renascentista italiano, escultor, arquiteto, poeta e engenheiro, Michelangelo
  • April O'Neil - A ex-assistente de laboratório do cientista louco Baxter Stockman , April é a corajosa companhia humana das Tartarugas. April encontrou pela primeira vez as tartarugas quando a salvaram de robôs de Baxter, os Mouser. Ela embarca em muitas das aventuras das tartarugas e as ajuda fazendo o trabalho "público" que as tartarugas não podem. Na série de TV de 1987 , série de quadrinhos da Archie Comics, e na maioria dos filmes, April era uma repórter de televisão. No filme animado de 2007, ela e Casey Jones trabalham para uma empresa de transporte. Na série de TV de 2012 , April é uma adolescente que é resgatada pelas Tartarugas e mais tarde são lhe ensinados alguns cursos intensivos para ser um ninja, por Splinter.
  • Casey Jones - Um vigilante que usa uma máscara de hóquei para proteger sua identidade, Casey Jones se tornou um dos aliados mais próximos das tartarugas, bem como um interesse amoroso para April. Casey encontrou pela primeira vez as Tartarugas depois de ter uma briga com Raphael. Ele combate o crime com uma variedade de artigos esportivos que ele carrega em um saco de golfe, tais como bastões de beisebol, tacos de golfe e tacos de hóquei.
  • Mestre Splinter - O sensei das Tartarugas e pai adotivo, Splinter é um rato mutante japonês que aprendeu os caminhos do ninjutsu de seu dono e senhor, Hamato Yoshi. Na animações de 1987 e 2012, bem como os quadrinhos da Archie e IDW, Splinter é o próprio Yoshi, que se transformou em um rato humanóide pelo mesmo mutagênico que criou as tartarugas.
  • Destruidor - Alter-ego de Oroku Saki, um mestre do ninjitsu que é o arqui-inimigo das Tartarugas e em especial de Splinter, por ter sido rival e em vários interpretações da franquia matado Hamato Yoshi. Destruidor é líder de uma gangue de ninjas, o Foot Clan, e usa uma armadura equipada com espinhos para lutar.
  • Karai - Uma Kunoichi do Foot Clan, que geralmente tem alguma conexão com o Destruidor como sua filha adotiva ou neta biológica. Na maioria dos trabalhos, ela compartilha uma rivalidade ambígua com Leonardo, que de vez em quando até mesmo chega próxima das barreiras do interesse romântico.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Capa de Teenage Mutant Ninja Turtles #1 (1984).
Arte por Kevin Eastman.

As Tartarugas foram criadas por Kevin Eastman e Peter Laird, após uma noite em que Eastman humorosamente desenhou uma tartaruga brandindo nunchakus. Logo desenvolveram o conceito como uma paródia às obras de Frank Miller: Demolidor e Ronin (que envolviam ninjas, samurais e ficção científica), aos Novos Mutantes da Marvel Comics (de onde veio a origem mutante) e também a um personagem chamado Cerebus. Usando fundos de um reembolso fiscal e um empréstimo do tio de Eastman, os dois fundaram a editora Mirage Studios e lançaram em maio de 1984 uma revista independente.[4] Apesar de visada como uma história única, a revista teve sua tiragem inicial de 3 mil exemplares esgotada, e as reimpressões tiveram o mesmo sucesso, e assim se tornou o primeiro número de um título fixo. Em 1986, quando a série já tinha rendido um role-playing game pela Palladium Books, uma série de miniaturas de chumbo pela Dark Horse Miniatures, e reimpressões coloridas das revistas originais, um agente de licenciamento se aproximou de Eastman e Laird para visar oportunidades comerciais. Uma pequena empresa de brinquedos da Califórnia, Playmate Toys, aceitou criar bonecos das Tartarugas, desde que também houvesse um desenho animado para tornar o conceito mais difundido para o público em geral. Eventualmente conseguiram a colaboração dos estúdios Murakami-Wolf para desenvolver uma animação, que teve inicialmente uma minissérie de cinco episódios em 1987 antes de uma temporada completa no ano seguinte, lançada junto dos brinquedos. As Tartarugas logo se tornaram um sucesso internacional, com o desenho durando até 1996, inspirando inúmeros produtos licenciados, e no meio-tempo as Tartarugas também foram adaptadas para o cinema com o filme As Tartarugas Ninja, de 1990, que rendeu duas continuações.[5]

Após o fim do desenho, a produtora Saban criou uma série televisiva com atores, Tartarugas Ninja: A Próxima Mutação, que durou só uma temporada. As Tartarugas se mantiveram inativas até 2003, quando o estúdio 4Kids fez uma parceria com a Mirage para criar uma nova animação, com um tom mais maduro e inspirado nos quadrinhos originais.

A Nickelodeon adquiriu a franquia em 2009,[6] e desde então criou dois desenhos, Teenage Mutant Ninja Turtles (2012-17) e Rise of the Teenage Mutant Ninja Turtles (desde 2018). A Nick também produziu dois filmes com atores distribuídos pelo estúdio-irmão Paramount Pictures.

Revistas em quadrinhos[editar | editar código-fonte]

Inicialmente, tiveram uma revista em quadrinhos lançada em 1984 pela Mirage Comics. Inicialmente, as histórias eram mais violentas e adultas. Mas com o sucesso da série animada, começaram a ser criadas e lançadas revistas infanto-juvenis publicadas pela Archie Comics, que suavizaram o conteúdo. A franquia também teve tiras de jornal e mangás, em 1996, passaram a ser publicadas pela Image Comics, com histórias produzidas por Erik Larsen, criador do Savage Dragon, que também apareceu nas histórias. Com o lançamento da série de 2003, foi lançada uma série pela Dreamwave, escrita por Peter David.[7] Em 2011, a licença foi adquirida pela IDW Publishing.[2]

Em 2015, foi anunciado um crossover das Tartarugas com o Batman, publicado pela IDW e a DC Comics,[8] em 2017, foi anunciado outro crossover com o coelho Miyamoto Usagi das série Usagi Yojimbo e Stan Sakai, publicado pela IDW e pela Dark Horse.[9]

Desenhos animados[editar | editar código-fonte]

1987[editar | editar código-fonte]

O primeiro desenho das tartarugas foi ao ar em 1987, e ficou no ar por 9 anos, até 1996 (foi o desenho de maior duração até ser superado por Os Simpsons). A animação, feita pela Murakami-Wolf-Swenson Productions, foi mais centrada no humor do que na violência, com adaptações como as cores nas bandanas das tartarugas (originalmente as 4 eram vermelhas; a alteração passou para todas as outras mídias), a origem de Splinter e a profissão de April O'Neil (de programadora para repórter), e adições como o vilão alienígena Krang e os capangas Bebop e Rocksteady.[4] O coelho Miyamoto Usagi, da série de quadrinhos Usagi Yojimbo de Stan Sakai faz uma participação na série.[10]

Anime[editar | editar código-fonte]

Em 1996, foi lançado no Japão o OVA Mutant Turtles: Superman Legend (ミュータントタートルズ 超人伝説編 Myūtanto Tātoruzu: Chōjin Densetsu-hen?) trazendo dois episódios de uma versão alternativa do grupo.[11]

2003[editar | editar código-fonte]

Um novo desenho começou a ser exibido em 2003, durando até 2009. Produzido pela Mirage Studios, 4Kids Entertainment (CW4Kids na última temporada), e o canal Fox, é mais violento e mais fiel aos quadrinhos, além de possuir uma trama mais complexa e designs diferentes para as 4 tartarugas.[7] No Brasil, foi exibido pela Rede Globo e o canal Fox Kids/Jetix.

O telefilme Turtles Forever (2009) fechou o seriado de 2003 com uma história em que as Tartarugas de 1987 acabam no universo de 2003,[12] e elas tem de se unir após Ch'rell (o Destruidor de 2003) decidir destruir o multiverso invadindo o "universo original" - os quadrinhos da Mirage.

2012[editar | editar código-fonte]

A Nickelodeon adquiriu a franquia em 2009,[6] e é responsável por um novo seriado, que estreou em 2012 e durou até 2017. Feito em animação por computador, possui um tom humorístico similar ao do desenho de 1987, mas ao mesmo tempo incorpora um pouco mais de ação e agressividade com algumas influências a animações japonesas.[13]

2018[editar | editar código-fonte]

A Nickelodeon estreou uma nova série animada em 2D, Rise of the Teenage Mutant Ninja Turtles, em 2018. Na série ocorreram algumas mudanças na personalidade das tartarugas e de outros personagens, além de Raphael ser o líder da equipe[14]

Live action[editar | editar código-fonte]

1997[editar | editar código-fonte]

Depois do primeiro desenho animado e dos três filmes das tartarugas, tornou-se seriado com atores. Produzido pela Saban, é o primeiro seriado das tartarugas ninjas com uma nova tartaruga chamada Venus de Milo e depois da morte do Destruidor surge um novo vilão, Dragonlord. O seriado tem um estilo semelhante aos dos Power Rangers - inclusive tendo uma crossover com Power Rangers: In Space. Com baixa audiência, durou apenas uma temporada. O seriado foi exibido no Brasil pela Rede Globo e pela Fox Kids (atual Disney XD).

Filmes[editar | editar código-fonte]

Cinco filmes das tartarugas já foram feitos:

Jogos[editar | editar código-fonte]

Em 1985, a Palladium Games lançou um RPG de mesa.[18] A Konami produziu nas décadas de 1980 e 1990 Video games inspirados no desenho de 1987. O primeiro título foi lançado para o NES em 1989. No mesmo ano, fora lançado um fliperama, mais tarde lançado para o NES como Teenage Mutant Ninja Turtles. Mais um jogo fora lançado para o NES, Teenage Mutant Ninja Turtles 3: The Manhattan Project. O próximo jogo foi o fliperama Teenage Mutant Ninja Turtles III: The Manhattan Project (1991), mais tarde convertido para o Super NES e com uma versão para o Sega Mega Drive denominada Teenage Mutant Ninja Turtles: The Hyperstone Heist.

A medida que a popularidade das tartarugas baixava, a Konami lançou em 1993 Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters, jogo de luta baseado em Street Fighter.

A Konami também adquiriu os direitos do novo desenho, e passou a lançar novos jogos baseados neste, com jogabilidade igual à dos antigos. Porém estes são criticados por repetitividade e falta de desafio.[19]

Em 2006, a francesa Ubisoft garantiu os direitos para um jogo baseado no novo filme. Depois lançou Teenage Mutant Ninja Turtles: Smash-Up (2009), um jogo de luta no estilo Super Smash Bros., e um remake de Turtles In Time.

Em 2013, foi lançado pela Activision o jogo Teenage Mutant Ninja Turtles: Out Of The Shadows, baseado na série animada exibida pela Nickelodeon.

As Tartarugas Ninja aparecem como personagens jogáveis no jogo de luta Injustice 2 da DC Comics como parte da DLC "Fighter Pack 3".[20]


Referências

  1. Braulio Lorentz (11 de agosto de 2014). «G1 já viu: 'Tartarugas Ninja' tem visual de game e se garante com nostalgia». Portal G1 
  2. a b Leonardo Porto Passos (29 de agosto de 2014). «Cowabunga! - As Tartarugas Ninjas». HQManiacs 
  3. Greenberg, Harvey R. (15 de abril de 1990). «Just How Powerful Are Those Turtles?». The New York Times. Consultado em 7 de agosto de 2010 
  4. a b Fabiano da Costa Höltz (26 de dezembro de 2006). «As Tartarugas Ninjas - Parte 1». HQManiacs 
  5. About the Creators
  6. a b Nickelodeon compra por 60 milhões de dólares os direitos das Tartarugas Ninja
  7. a b As Tartarugas Ninjas - Parte 2
  8. Comic-Con 2015: Batman e Tartarugas Ninja juntos... nos quadrinhos
  9. Stan Sakai Creates A New Teenage Mutant Ninja Turtles Crossover Comic With Usagi Yojimbo
  10. Cláudio Roberto Basílio (30 de outubro de 2006). «As Artes Marcias nas HQs - Parte 3». HQManiacs 
  11. TMNT Celebrates 25 Years, III - Peter Laird
  12. Tartarugas Ninja: trailer de Turtles Forever
  13. Review - DVD: Tartarugas Ninja - o surgimento das Tartarugas
  14. Nickelodeon anuncia série animada 2D, Rise of the Teenage Mutant Ninja Turtle
  15. IMDb, IDMDb. «Turtles Forever». IMDb. Consultado em 20 de Maio de 2017 
  16. CInema, Adoro. «As tartarugas ninjas». Adoro Cinema. Consultado em 22 de Agosto de 2014 
  17. Batman/Tartarugas Ninja - Crossover ganhará filme animado
  18. Uma Breve História do Jogo: Super-Heróis, Parte 1
  19. «Jogos UOL». Universo Online. Jogos.uol.com.br 
  20. Tartarugas Ninja serão lutadores em "Injustice 2"
Bibliografia

Diego Bassinello (2007). «Cowabunga!». Editora Europa. Mundo dos Super-Heróis (5). ISSN 1980-5233 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Tartarugas Ninja
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Tartarugas Ninjas