Universidade Vale do Rio Doce

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Universidade Vale do Rio Doce
Universidade Vale do Rio Doce
Universidade Vale do Rio Doce
Univale
Lema Para você ir além!
Fundação 25 de julho de 1967
Tipo de instituição Privada
Mantenedora Fundação Percival Farquhar (FPF)
Localização Governador Valadares, Minas Gerais
Reitor(a) Lissandra Lopes Coelho Rocha
Docentes + 400
Página oficial http://www.univale.br

A Universidade Vale do Rio Doce, mais conhecida por Univale, é uma instituição de ensino superior de direito privado de Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil. A instituição foi fundada em 25 de julho de 1967, originária do antigo Minas Instituto de Tecnologia (MIT). Foi reconhecida como universidade pela portaria 1037 do Ministério da Educação publicada em 9 de julho de 1992. Possui dois campi. O campus Armando Vieira, localizado na rua Juiz de Paz José Lemos, 695, bairro Vila Bretas, e o campus Antônio Rodrigues Coelho, localizado na rua Israel Pinheiro, 2000, bairro Universitário.

Sua mantenedora é a Fundação Percival Farquhar, cujo presidente é, atualmente, Dr. Rômulo César Leite Coelho. A atual diretora executiva da fundação é Aniela Castelo Branco de Paula Barbalho.

História[editar | editar código-fonte]

No final dos anos 1960, o Brasil estava em processo de expansão do ensino superior e foi nesse período que a primeira Instituição de Ensino Superior (IES) de Governador Valadares foi criada: o Minas Instituto de Tecnologia (MIT), que hoje é a Univale. O objetivo inicial foi criar um Centro Tecnológico na cidade, empenhado em desenvolver os aspectos de pesquisa e extensão, tendo como inspiração o caráter inovador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

"O Plano Básico, com as diretrizes gerais para a criação do Centro Tecnológico, foi elaborado por Ernesto Luiz de Oliveira Júnior, a pedido de George Soares de Moraes, e apresentado no dia 27 de fevereiro de 1967 (CAMPOS,2007, p. 17). A ideia era construir o Centro por uma série de Minas Institutos, e o primeiro deles seria denominado MIT-Minas Instituto de Tecnologia, que iniciaria suas atividades com cursos de Engenharia."[1]

Além do MIT, o projeto gerou outros frutos como a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFI) em 1971 e a Faculdade de Odontologia de Governador Valadares (FOG) em 1975. Com a aprovação do Conselho Federal de Educação em 1989, as três instituições se fundiram, compondo a Faculdades Integradas Vale do Rio Doce (Facivale). Foi em 1992 que o projeto se transformou na Universidade Vale do Rio Doce (Univale), contando com um centro de artes, biblioteca central, instituto de projetos, dentre outros setores importantes.

Fundação Percival Farquhar (FPF)[editar | editar código-fonte]

A Fundação Percival Farquhar (FPF) foi criada em 1967 por um grupo de pessoas em Governador Valadares, com o objetivo de implantar uma instituição de ensino, pesquisa e extensão na cidade, na qual a fundação seria sua mantenedora. O líder era Antônio Rodrigues Coelho, ex-conselheiro do Conselho Regional de Farmácia, membro da Associação Mineira de Farmacêuticos e da União Farmacêutica de São Paulo. Até os dias atuais a FPF é uma entidade civil, de direito privado e sem fins lucrativos, e que implantou o Minas Instituto de Tecnologia (MIT) ainda em 1967.

A Fundação é mantida por meio de dois conselhos: o Conselho Curador e o Conselho Diretor. O Conselho Curador é responsável por eleger e dar posse aos outros membros, além de verificar o relatório financeiro da FPF, dentre outras funções. Já o Conselho Diretor tem a responsabilidade de fiscalizar as contas da Fundação, examinando o caixa e realizando outras atividades[2].

Graduação[editar | editar código-fonte]

Com mais de 50 anos de tradição no ensino superior em Governador Valadares, a Univale é destaque na região do Leste de Minas Gerais. A Universidade busca estar próxima da comunidade e do seu público externo, trabalhando em prol de uma formação que seja pontual com as propostas do mercado. Além de garantir uma infraestrutura diferenciada, com diversos laboratórios e clínicas para os cursos da área da saúde, a Instituição busca parceiras, convênios com empresas parceiras e outras IES, públicas ou privadas. Isso garante que os alunos ampliem sua integração com diversos setores da sociedade, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Presencial[editar | editar código-fonte]

Ao todo, a Univale oferece mais de 20 cursos de Graduação nas modalidades presencial e a Distância (EaD). As presenciais são:

Educação a Distância (EaD)[editar | editar código-fonte]

A oferta a graduação EaD acontece em modelo híbrido. As aulas nos campi da Instituição acontecem uma vez por semana, senod que os alunos têm acesso a todas as estruturas oferecidas, como laboratórios, bibliotecas e áreas de convivência. Eles são:

  • Administração EaD;
  • Design Gráfico EaD;
  • Engenharia Civil EaD;
  • Sistemas de Informação EaD;
  • Gestão de Recursos Humanos EaD;
  • Pedagogia EaD;
  • Gestão de Startup e Inovação EaD.

Pós-Graduação[editar | editar código-fonte]

Na Univale há um notável incentivo à pesquisa, que marca seus alunos desde o período da graduação. Ela promove projetos importantes e reconhecidos tanto no cenário acadêmico nacional quanto internacional, fortalecendo parcerias com outras instituições e centros de pesquisa. Atenta às questões regionais, sua produção se destaca nos estudos sobre migração, imunologia, meio ambiente e outras áreas.

Muitos estudantes da Universidade possuem bolsa de iniciação científica mantidas pela própria Unviale, além dos programas ofertados por órgãos estaduais e nacionais de fomento à pesquisa, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e a própria Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Pós Lato Sensu[editar | editar código-fonte]

Os cursos de Pós-graduação Lato Sensu da Univale são de diversas áreas como direito, odontologia e educação. Em maio de 2022 entrou em vigor um projeto com iniciativa da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), com o objetivo de incentivar a formação continuada de professores e servidores públicos multifuncionais. As especializações são direcionadas para profissionais vinculados à rede pública de educação do estado, sendo ao todo 13 opções de curso ofertados.

Pós Stricto Sensu[editar | editar código-fonte]

O Mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT) é uma proposta pioneira lançada em 2008. Vinculado à Área Interdisciplinar da Capes e fundamentado no campo das Ciências Sociais, Ciências Humanas, Direito, Educação, Psicologia, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde, o GIT busca compreender fenômenos territoriais e suas manifestações. Dessa forma, este programa consegue contribuir no desenvolvimento de diversas ações integradas ao território com um caráter interdisciplinar.

Serviços a comunidade[editar | editar código-fonte]

Comprometida com o tripé de ensino, pesquisa e extensão, a Univale possui as Clínicas Integradas: um espaço de atenção à saúde da comunidade de Governador Valadares e região. Os alunos de diversos cursos da Instituição realizam atendimentos, desenvolvem pesquisas práticas, estudos e inovações na área com a supervisão e auxílio de professores capacitados no âmbito acadêmico e clínico.

Os atendimentos são prestados à comunidade de forma gratuita, contratualizados com o Sistema Único de Saúde (SUS) e integrando a Rede de Atenção. Em 2021 foram 34.541 procedimentos odontológicos realizados em mais de 15 mil pacientes. O Polo Integrado de Assistência Odontológica ao Paciente Especial (Paope) da Universidade efetuou mais de mil procedimentos, sendo o único da região a ofertar o atendimento especializado.

Além disso, as clínicas de Estética, Fisioterapia e Psicologia realizaram mais de 6 mil atendimentos que envolvem estética corporal e facial, sessões de fisioterapia, atendimento psicológico e procedimentos de psicologia. Já o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), do curso de Medicina, atendeu mais de 4 mil pacientes encaminhados pelo SUS em diversas especialidades. O Ambulatório de Lesões Dermatológicas, referência no cuidado de pessoas com doenças crônicas como diabetes, efetuou mais de mil atendimentos também no mesmo ano.

Além dos atendimentos na área da saúde, a Univale também oferece apoio à comunidade em questões jurídicas, com o Escritório de Assistência Jurídica (EAJ) e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), e na área da contabilidade, com o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF). Na promoção da saúde, educação e sociabilidade, a instituição conta com a Escola de Esportes, que recebe crianças e adolescentes de baixa renda para treinamentos em diferentes modalidades esportivas.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Roque, Ana Catarina Cantoni; Gomes, Maria Laura Magalhães (6 de dezembro de 2021). «DESENVOLVER E MODERNIZAR: A CRIAÇÃO DO MINAS INSTITUTO DE TECNOLOGIA (MIT) EM GOVERNADOR VALADARES (MG) E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES». História da Educação. ISSN 1414-3518. doi:10.1590/2236-3459/107098. Consultado em 25 de julho de 2022 
  2. CAMPOS, Adolpho (2007). Fundação Percival Farquhar : 1967-2007 : 40 anos de ações relevantes. Governador Valadares: [s.n.]