Usuário(a):Music01/Testes/Get the Party Started

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Camila
Álbum de estúdio de Camila Cabello
Lançamento 12 de janeiro de 2018 (2018-01-12)
Gravação janeiro—novembro de 2017
Estúdio(s) Windmark Studios
(Santa Mônica, Califórnia)
Electric Feel Recording Studio, Nightbird Recording Studios
(West Hollywood, Califórnia)
Twentynine Lions
(Studio City, Califórnia)
Gênero(s) Pop
Duração 36:55
Idioma(s) Inglês
Formato(s) CD, download digital, streaming
Gravadora(s) Epic, Syco
Produção Frank Dukes (também exec.), Jarami, Louis Bell, Skrillex, Matt Beckley, T-Minus, Bart Schoudel, The Futuristics, SickDrumz, Kuk Harrell, Jesse Shatkin
Singles de Camila
  1. "Havana"
    Lançamento: 30 de agosto de 2017 (2017-08-30)
  2. "Never Be the Same"
    Lançamento: 7 de dezembro de 2017 (2017-12-07)
  3. "Real Friends"
    Lançamento: 16 de agosto de 2018 (2018-08-16)
  4. "Consequences"
    Lançamento: 22 de outubro de 2018 (2018-10-22)

Camila é o álbum de estreia em carreira solo da cantora cubana Camila Cabello. O seu lançamento ocorreu em 12 de janeiro de 2018, através das gravadoras Epic e Syco. Cabello primeiramente obteve reconhecimento como integrante do grupo feminino Fifth Harmony, formado no The X Factor estadunidense em 2012, com o qual lançou músicas de sucesso e conquistou dois álbuns com certificação de ouro no país. Após lançar colaborações bem sucedidas fora do projeto, ela saiu oficialmente da banda em dezembro de 2016 e iniciou os trabalhos em seu disco de estreia logo em seguida, trabalhando com diversos compositores e produtores incluindo Pharrell Williams, Benny Blanco, Sia Furler, Ed Sheeran e Frank Dukes, o qual serviu como produtor executivo do álbum e produziu a maioria das canções.

Em meio às sessões de gravação e composição, a intérprete também abriu a etapa norte-americana da 24K Magic World Tour, de Bruno Mars, na qual apresentou algumas das faixas do produto, e participou de diversas outras colaborações. Originalmente, o álbum seria intitulado The Hurting. The Healing. The Loving e lançado em setembro de 2017, com "Crying in the Club" servindo de single de avanço; entretanto, o desempenho moderado da faixa, acrescido da boa recepção de "Havana" e de mais composições e gravações — finalizadas em novembro de 2017 —, levaram ao novo título e à nova data de lançamento. Em termos musicais, Camila é um álbum pop que incorpora elementos da música latina, reggaeton, R&B, dancehall e hip hop em sua composição, prestando também homenagem à herança cubana da cantora, sendo dividido entre canções dançantes e baladas. Liricamente, é focado em temas como amor e mágoa.

Considerado um dos álbuns mais aguardados do ano, Camila obteve uma recepção crítica positiva, com profissionais elogiando a produção do álbum e o estilo adotado por Cabello em seu projeto de estreia, com alguns adjetivando-o como "confiante" e "refrescante", dando ênfase também ao conteúdo lírico e aos vocais da intérprete. Foi igualmente bem recebido no campo comercial, atingindo o topo da iTunes Store em cem países e estreando no topo das tabelas do Canadá, Espanha, Estados Unidos, Noruega e Portugal, além de atingir as dez primeiras posições em vários países, como Austrália, Bélgica, Dinamarca, França, Nova Zelândia, Reino Unido e Suíça. Sua estreia no topo da estadunidense Billboard 200, com 119 mil unidades, fez de Cabello a mais jovem a conquistar tal feito desde Shawn Mendes com Handwritten em 2015 e uma das artistas a liderar a parada após entrarem com seus antigos grupos, como Beyoncé, Gwen Stefani, Lauryn Hill e Patti LaBelle.

"Havana", inicialmente lançada de forma promocional em 3 de agosto de 2017, foi oficializada como single no dia 30 daquele mês após ser bem recebida nas plataformas digitais, e tornou-se um dos maiores sucessos daquele ano e do ano seguinte, liderando as paradas em mais de 15 países, dentre eles Austrália, Canadá, Escócia, Estados Unidos, França, Grécia, Irlanda, Polônia, Portugal e Reino Unido, além de se tornar a primeira canção feminina a ultrapassar 1 bilhão de streams no Spotify. O segundo single, "Never Be the Same", atingiu as vinte primeiras colocações em territórios como Austrália, Áustria, Canadá, Irlanda, Reino Unido e Singapura, e obteve a sexta posição na Billboard Hot 100. "Real Friends" foi lançada como a terceira faixa de trabalho com um remix com Swae Lee, e "Consequences" será enviada para rádios hot AC em outubro de 2018 como o quarto foco promocional. Para a divulgação de Camila, a cantora se apresentou em vários programas, premiações e festivais e iniciou sua primeira turnê solo em abril de 2018, a Never Be the Same Tour, percorrendo as Américas e a Europa, além de servir como ato de abertura da Reputation Stadium Tour, de Taylor Swift. O sucesso crítico e comercial do disco rendeu credibilidade à Cabello como artista solo, após críticas e dúvidas em relação ao seu som e sua personalidade pós-Fifth Harmony.

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Após concluir os estudos, Camila Cabello começou a focar-se em sua carreira como cantora; ela primeiramente realizou testes para o The X Factor estadunidense em 2012 na cidade de Greensboro, Carolina do Norte, onde cantou "Respect", de Aretha Franklin. Após ser eliminada durante o processo de "bootcamp" em Miami, Flórida, ela foi chamada novamente aos palcos juntamente com as concorrentes, Ally Brooke, Normani Kordei, Lauren Jauregui e Dinah Jane, para formarem um grupo feminino que mais tarde se tornaria o Fifth Harmony. O conjunto terminou em terceiro lugar na competição e assinaram um contrato com a Syco Music, de Simon Cowell, e a Epic Records, de L.A. Reid, ambas subsidiárias da Sony Music Entertainment.

Depois de lançarem o EP Better Together em 2013 e os singles "Boss" e "Sledgehammer", o grupo conquistou fama com "Worth It" em 2015, e ainda maior sucesso no ano seguinte com "Work from Home", que tornou-se a mais bem sucedida faixa de um grupo feminino em anos. O Fifth Harmony lançou dois álbuns com Cabello no grupo, Reflection e 7/27, ambos os quais foram certificados como platina nos Estados Unidos. Em 2015, Cabello lançou "I Know What You Did Last Summer", parceria com o cantor canadense Shawn Mendes, servindo como seu primeiro trabalho fora no grupo e, ano seguinte, colaborou com o rapper Machine Gun Kelly em "Bad Things", que atingiu a quarta posição na Billboard Hot 100 e converteu-se na sua primeira canção a atingir o top dez como artista solo.

A boa recepção dos trabalhos solos de Cabello levaram a meses de especulação de que ela sairia do Fifth Harmony para iniciar uma carreira solo. Em 18 de dezembro de 2016, em meio à divulgação de "Bad Things", foi anunciado oficialmente sua saída do grupo, com as redes sociais da banda citando que haviam sido "informadas através dos representes" de Cabello o ato e que continuariam como um quarteto; ela, por sua vez, disse através de uma carta aberta ter ficado "chocada em ler a declaração postada pela conta do Fifth Harmony sem o meu consentimento". A saída do grupo foi comparada com as de Beyoncé de Justin Timberlake, ambos os quais conquistaram fama quando integrantes de grupos antes de iniciarem carreiras solos bem sucedidas. Em entrevista para a revista Latina, Cabello comentou sobre a saída da banda e planos para sua carreira solo: